Sistemático: Edição 1751 – 11/04/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI disponibiliza aplicativo de acesso a informações acadêmicas

Está disponível na Google Play e na Apple Store o Siga UFMG, o novo aplicativo para os discentes de graduação da UFMG. O Siga UFMG é um aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e tem como objetivo facilitar e simplificar o acesso às informações acadêmicas existentes nos sistemas da UFMG. Seu acesso é através do login e senha do minhaUFMG. O aplicativo pode ser usado tanto por alunos ativos quanto inativos.

Em sua versão inicial, o aplicativo possui as funcionalidades mais acessadas nos sistemas acadêmicos como: consulta às matrículas, ocorrências, planos de estudos, diário (notas e frequência), documentos autenticáveis e relatórios. Nele é possível gerar seu comprovante de matrícula e visualizar sua carteira de identificação. Notificações serão enviadas a cada alteração nas matrículas (inserção / alteração de notas e faltas) e no lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares.

Todos podem acompanhar as notícias da UFMG sobre as atualizações e novidades no Siga UFMG!

As instruções de uso se encontram em: https://www.ufmg.br/dti/wp-content/uploads/2016/08/Manual_Aplicativo_Siga_UFMG.pdf.

O suporte aos usuários do aplicativo está a cargo da equipe da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente. Seu desenvolvimento foi feito por Patrícia Nascimento da Silva e Rainer Ronnie Pereira Couto, da equipe da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos.

1751_f1


Continuam os trabalhos de modernização do serviço de telefonia da UFMG

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, na semana passada foram completadas as migrações da Fump, DLO e ICEx (DCC).

No dia 09, foi a vez da FAE, com continuidade neste sábado, dia 13, no horário de 9h às 13h. Também está agendada a migração da Fafich neste sábado, no mesmo horário, ou seja, de 9h às 13h.

Nos horários definidos pela equipe do CECOM, o serviço de telefonia fica indisponível ou sujeito a instabilidades. Sempre que a agenda for definida, novos informes são enviados às unidades.


Virgílio Almeida, da Ciência da Computação, receberá Prêmio Bom Exemplo

O professor emérito Virgílio Almeida, vinculado ao Departamento de Ciência da Computação, do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, vai receber o Prêmio Bom Exemplo 2019, na categoria Ciência. A premiação, que chega à décima edição, é iniciativa da Globo Minas, do Jornal O Tempo, da Fundação Dom Cabral e da Federação das Indústrias de Minas Gerais.

Reconhecido pela capacidade de abordar a tecnologia em suas interseções com a arte, a sociedade e o mundo contemporâneo, Virgílio Almeida teve papel crucial na articulação pelo Marco Civil da Internet e na coordenação do Encontro Global sobre o Futuro da Governança da Internet, quando foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, mestre pela PUC-Rio e doutor pela Universidade de Vanderbilt (EUA), Almeida coordenou projetos como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para a Web e o INCT para uma Sociedade Massivamente Conectada. Foi pesquisador e professor visitante nas universidades de Harvard, Boston e Nova York, integra a Academy of Science for the Developing World (TWAS) e detém o título da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Grande Medalha de Honra da Inconfidência, entre outros. Os três campos de investigação privilegiados por Virgílio Almeida são computação social, ética e governança de algoritmos e modelagem e análise de sistemas distribuídos em larga escala.

O Prêmio Bom exemplo reconhece pessoas e iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Nesses 10 anos, foram 73 contemplados.

Além de Virgílio Almeida, os vencedores de 2019 são o jornalista, escritor e advogado Ângelo Oswaldo (Cultura), o engenheiro Guilherme Emrich (Inovação) e o empresário Eugênio Mattar (Economia e Desenvolvimento de Minas), o projeto Educafro (Educação), o projeto Bom na Bola, Bom na Vida (Esporte) e a ONG Waitá Instituto de Pesquisa e Conservação (Meio Ambiente). A escolha do vencedor da categoria Cidadania será feita pelo público, por meio de votação pela internet.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/virgilio-almeida-da-ciencia-da-computacao-recebera-premio-bom-exemplo – 04/04/2019)


Saída de estagiário

O estagiário Brenner Henrique Fagundes Araújo pediu demissão do quadro do CECOM no dia 1o. de abril.

Brenner entrou para o CECOM em janeiro de 2019, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos – Área de Testes, onde permaneceu até a sua saída.

1751_f2

Informativo


DLO divulga nova rotina do serviço de malote

Tendo em vista a disponibilização de um número menor de motoristas terceirizados para atender a demanda do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais-DLO/PRA, foram tomadas as seguintes providências:

– os serviços de recolhimento e entrega de malotes e correspondências registradas nas Unidades/Órgãos da UFMG serão realizados às segundas, quartas e sextas-feiras;

– aquelas Unidades/Órgãos que tiverem correspondências urgentes às terças e quintas-feiras, deverão retirá-las diretamente no DLO.

A implantação da nova rotina foi a partir do dia 8 de abril de 2019.


CEU promove aulas de tênis

O Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG está oferecendo aulas de tênis individual, em duplas e grupos, em todos os níveis. Podem se inscrever quaisquer pessoas interessadas. O CEU UFMG dispõe de cinco quadras de tênis de campo e duas quadras de Beach Tenis, com horários para prática das aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Mais informações e inscrições estão disponíveis pelo “Site Conveniar”.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-2370 com Bruno, (31) 99331-1852 com Prof. Sérgio, no site do CEU UFMG, no “Site Conveniar”, ou pelas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Oferta do Curso de Tênis: Desconto de 30% na mensalidade para os alunos entrantes no curso de tênis até 30 deste mês, desconto válido para matrículas efetivadas até o dia 30/04/2019!

(Fonte: https://www.ufmg.br/ceu/assets/site/informes/informativo_236_aula_tenisceu.abril2colunas.jpg)

1751_f3


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 13, de 15/04/1999 publicou notícias sobre contagem regressiva para o ano 2000, III Encontro Nacional de Provedores e Webmasters, dutos elétricos e de lógica do subsolo, estréia da leitora Sekonic, Censo de Informática, entre outros. A notícia que se destacou foi:

NOVA SERVIDORA
Visando a instalação, para testes, dos softwares WinFrame e MetaFrame, comercializados pela Octus Informática, que serão avaliados para verificar sua possível utilização no ambiente Cliente/Servidor adotado pelo CECOM, a DAC já selecionou a servidora na qual serão instalados os softwares. A servidora tem a seguinte configuração: 1 processador Pentium II 400 MHZ, 512 Mbytes de memória e disco rígido de 10.2 Gbytes. A previsão é que este equipamento seja entregue ao CECOM nos próximos 10 dias.

Eventos


Sociais

Aniversários: Como não foi publicado na semana passada, “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Dioberto César dos Reis, no dia 10; para os ex-ceconianos: Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Werner Stheitwieser e Wilson de Pádua Paula Filho, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Benício Alves de Souza, Paulo Fernando Seixas, Leonardo Barroso de Araújo, Nilson José Marinho Vale e Nair Vieira Sales, no dia 10. E os parabéns, em dia, para Carolina Santos Alves, Ivan Santana Santos e Daniele Cláudia Matta Fagundes Zárate, hoje, dia 11; e para os ex-ceconianos: Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, no dia 11; Lucas Silveira Bacelete de Souza, André de Paula Dias Couto e Diego Almeida Gava, no dia 12; Aline Serrão de Filipo, no dia 14; Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Rubens Crispim da Silva e Thiago Brandão Vilar, no dia 18.


Memória Fotográfica do CECOM

Nos dias 27 e 28/03/2019, a empresa Ruckus de São Paulo/SP, promoveu o treinamento Ruckus SmartZone e Zone Planner na UFMG. O treinamento foi realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, em horário integral.

As fotos são de autoria da Lelé.

1751_f4

1751_f5

1751_f6