Sistemático: Edição 1752 – 25/04/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Diretor de TI participa de Fórum da ABIN

O Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, participou, hoje, dia 25/04, do 13o. Fórum de Proteção do Conhecimento Sensível, realizados pela Superintendência Estadual Minas Gerais da Agência Brasileira de Inteligência (SEMG/ABIN).

Os Fóruns de Proteção, realizados desde 2015 pela Superintendência, pretendem constituir espaço privilegiado para o compartilhamento de práticas e informações entre as instituições do estado que desenvolvem ações em parceria com a ABIN no âmbito do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) e do Programa Universidade e Inteligência (UNINT).

A 13a. edição teve como tema central “A Proteção do Conhecimento Sensível e a Lei de Acesso à Informação (12.527/11): Convergências e Desafios”.

O evento teve lugar no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).


DTI divulga serviços providos pela RNP

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa provê diversos serviços de rede e conexão à Internet para as instituições públicas de ensino superior e tecnológico, dentre elas, a UFMG.

Considerando as necessidades da UFMG, a DTI selecionou os seguintes serviços para publicação em seu Catálogo de Serviços, em https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/rnp-servicos/:

– Eduroam: uso de rede sem fio em outras instituições parceiras no Brasil e no exterior (disponível na rede sem fio da UFMG desde 2013);

– Conferência Web: reuniões, palestras e defesas via Web;

– Filesender: envio de grandes arquivos de dados;

– Vídeo sob demanda: disponibilização e armazenamento de conteúdo audiovisual;

– Vídeo aula: elaboração e disponibilização de material didático.

O catálogo completo de serviços da RNP pode ser consultado em https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados.


CECOM promove treinamento sobre o SEI

A UFMG deu início à implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informação – de forma ampla. A Pró-reitoria de Recursos Humanos foi escolhida como a primeira unidade a ser realizada a implantação do SEI, que irá promover a eficiência administrativa na geração e tramitação dos processos administrativos.

Como ação para preparar a equipe da PRORH, foi dado um treinamento do SEI no dia 17/04/2019, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, ministrado por Marcelo Lacerda Garcia, da equipe da DPS – Divisão de Processos e Segurança.

Estiveram participando do treinamento: Ana Lydia Reis de Castro e Silva, Andreia de Moares Leite Fonseca, Daniella Pereira Vargas, Joana Gomes, Júnia T.M. Ramos, Kenia Raiza Fernandes Pimenta, Lilian Dominguez Santana, Lúcia Cristina dos Santos Sousa, Mariana Branquinho Macedo, Naiara Rocha Guarani Alves e Rafael Januário de Oliveira da Silva. Também participaram do treinamento Karina Flaviana Ribeiro, Vice-Diretora do CECOM, e Roger Rubens Machado, da DPS – Divisão de Processos e Segurança.

1752_f1


.br completa 30 anos

No dia 18 de abril/2019, o .br completou 30 anos. Segundo o Registro.br / NIC.br, ao manter projetos em um domínio .br, todos podem ter a certeza de que eles permanecerão na Internet e poderão ser encontrados e divulgados de uma maneira fácil e prática. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é uma associação, sem fins lucrativos, criada 08 de março de 2005 pelos membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de endereços IP e administração do ccTLD.br.

Além da qualidade da atividade de registro, o NIC.br vai além em relação a entidades similares em outros países, investindo em ações e projetos que trazem uma série de benefícios ao uso e à infraestrutura da Internet no Brasil.


Analistas de TI da DDP participam de evento Moodle

Os Analistas de TI da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, André Campos de Carvalho e Leonardo Freitas da Silva Pereira, estão em São Paulo/SP, participando da 19a. edição do evento MoodleMoot Brasil 2019. O evento será realizado hoje e amanhã, no Instituto Presbiteriano Mackenzie da Universidade Mackenzie.

André e Leonardo vão apresentar o trabalho “Acessibilidade: você sabe o quanto seus cursos são acessíveis?” , com informações sobre como utilizar os recursos do Moodle para desenvolver seus cursos e construir objetos de aprendizagem em um formato mais acessível a todos, utilizando as diretrizes do eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O eMAG é uma versão adaptada do documento internacional WCAG (Web Content Accessibility Guidelines: Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web) voltado para o governo brasileiro.

MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle.

2019 será o 13º ano que o MoodleMoot é realizado no Brasil. Desde 2007 ele é realizado anualmente na Universidade Presbiteriana Mackenzie no primeiro semestre e, desde 2014, no segundo semestre é realizado em outra região do Brasil.

1752_f2

Informativo


Estatísticas do Serviço de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de março houve um aumento no número de pedidos recebidos em relação ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 85%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de março de 2019 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além da Escola de Engenharia.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, o número de reparos na rede telefônica teve um grande incremento, principalmente devido ao serviço de troca e modernização das centrais telefônicas no Campus Pampulha. Esse serviço também impactou na demanda por serviços de programação e reparo nas centrais.

1752_f3

1752_f4

1752_f5


Acesso ao prédio da Reitoria no próximo sábado

A Coordenação de Infraestrutura da Reitoria comunicou que o acesso ao prédio da Reitoria será extremamente restrito no dia 27/04, sábado, no período da manhã e tarde, devido ao processo de remoção de abelhas no exterior do prédio.


Programa Idiomas sem Fronteiras

1752_f6


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 14, de 22/04/1999, publicou notícias sobre Metaframe e Windows Terminal Server, Discos da Rede, Sistema de Bibliotecas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CATÁLOGO TELEFÔNICO DA UFMG
A Pró-Reitoria de Administração e a Diretoria de Divulgação e Comunicação Social lançaram e distrbuíram esta semana o primeiro catálogo telefônico da UFMG, compilado pelo Setor de Telefonia do DPFO/DM, produção do Setor de Divulgação e Marketing da DDCS e projeto gráfico, fotos e editoração do Centro Audiovisual.

Qualquer alteração nos telefones deve ser informada ao Setor de Telefonia, com Antônio Carlos Soares.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26; Filipe José Leão Côrrea, Maria Míriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; e Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o. de maio.