Sistemático: Edição 1753 – 09/05/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Diretor de TI da UFMG participa dos eventos SBRC e Workshop da RNP

O Diretor de TI da UFMG, Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, está em Gramado/RS, participando do Workshop da RNP (WRNP) e do 37o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). O Workshop da RNP foi realizado junto ao SBRC, nos dias 06 e 07/05. O SBRC encerra suas atividades amanhã, dia 10/05.

Dentro da programação do SBRC, os alunos do Professor Dorgival apresentaram dois artigos:

– Estratégias de Sondagem para Remapeamento Eficiente de Eventos de Roteamento na Internet.

– Detecção de botnets IoT através da análise de malwares.

Ambos são trabalhos em colaboração com alunos e outros professores do DCC/UFMG. O segundo também é uma colaboração com a equipe do NIC.br/CERT.br.


Hospital das Clínicas tem novo prefixo telefônico: 3307

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, a DTI comunicou, no dia 03/05, a entrada em funcionamento do novo prefixo do Hospital das Clínicas: 3307.

A implantação desse novo prefixo permitirá uma central telefônica específica para o HC, trazendo maior flexibilidade e a possibilidade da expansão de ramais, não apenas para o HC, mas também para as demais unidades da UFMG localizadas no centro de Belo Horizonte. As demais unidades permanecem no prefixo 3409.

Aspectos importantes sobre esta implantação:

– o prefixo 3307 está ativo desde o dia 02/05, funcionando no HC em paralelo ao 3409. É possível receber ligações por ambos, até que o prefixo 3409 seja desativado para o HC;

– as chamadas passaram a sair do HC, exclusivamente pelo 3307, para que a comunidade comece a identificar o novo prefixo;

– a desativação do 3409 para o HC acontecerá quando da implantação da nova central telefônica na Faculdade de Medicina, a qual atenderá também à Escola de Enfermagem; a desativação ocorrerá no decorrer do mês de maio, ainda sem data marcada;

– as ligações ramal a ramal continuam gratuitas, dentro do HC, dentro da UFMG e entre o HC e as demais unidades;

– após a implantação da central da Faculdade de Medicina, para realizar as ligações ramal a ramal entre o HC e as demais unidades será necessário utilizar o prefixo (3307/HC ou 3409/demais unidades) antes do número de ramal desejado, sem a necessidade de discar 0 (zero) para obter a linha.

Tão logo seja definida a data de desativação do prefixo 3409 no HC, a DTI informará à comunidade.


CECOM participa do evento MoodleMoot 2019

Nos dias 25 e 26 de abril/2019, os Analistas de TI da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, André Campos de Carvalho e Leonardo Freitas da Silva Pereira, estiveram em São Paulo/SP, participando da 19a. edição do evento MoodleMoot Brasil 2019.

Eles apresentaram o trabalho “Acessibilidade: você sabe o quanto seus cursos são acessíveis?”, com informações sobre como utilizar os recursos do Moodle para desenvolver seus cursos e construir objetos de aprendizagem em um formato mais acessível a todos, utilizando as diretrizes do eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).

O trabalho foi muito elogiado, conforme a mensagem recebida pelos Analistas do CECOM do participante do evento Luciano Joaquim, da Universidade Cândido Mendes/RJ, que dizia que, “além da organização e ótimas apresentações, o destaque ficou para o papo sobre Acessibilidade, apresentado pelo Leonardo e pelo André, da UFMG”.

1753_f1


Continuam os trabalhos de modernização do serviço de telefonia da UFMG

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, a DTI iniciou, esta semana, a migração do serviço na Faculdade de Direito (dia 07) e no Museu de História Natural e Jardim Botânico (dia 08). Estes trabalhos serão finalizados na próxima semana.

No sábado, dia 11, está agendada a migração na Escola de Veterinária, no horário de 12h às 15h. Nesses horários o serviço de telefonia ficará indisponível ou instável na unidade indicada.

As migrações do ICEx e Escola de Educação Física e Terapia Ocupacional foram concluídas.


Novos estagiários do CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 02 de maio, com novos estagiários em seu quadro. São eles:

– Guilherme Aquim Filho, aluno do curso de Sistemas de Informação, lotado na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente área de Microinformática;

– Ícaro Henrique Vieira Pinheiro, aluno do curso de Sistemas de Informação, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, área de desenvolvimento Web/PHP.

1753_f2   1753_f3

Informativo


Estatísticas do Serviço de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja , todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de abril houve uma pequena diminuição no número de pedidos recebidos em relação ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 89%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de abril de 2019 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além da Escola de Engenharia, Faculdade de Farmácia e ICB.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, o número de reparos na rede telefônica manteve um número alto, principalmente devido ao serviço de troca e modernização das centrais telefônicas no Campus Pampulha. Esse serviço continua impactando na maior demanda por intervenções nas centrais, seja por programações ou por reparos.

1753_f4

1753_f5

1753_f6


Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha vai até sábado no Campus UFMG da Pampulha

Com o objetivo de expor a riqueza cultural de Minas, promover os artistas e ampliar as possibilidades de reconhecimento e comercialização de seus produtos, a UFMG promove até sábado, 11 de maio, a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, na Praça de Serviços do campus UFMG Pampulha. Cerca de 90 expositores, de 27 municípios e 48 associações participam da feira, incluindo os povos indígena Aranã e Cinta Vermelha, do município de Araçuaí, e o Quilombo Raiz, de Presidente Kubitschek.

Até sexta o horário da feira é de 9 às 17h e no sábado, dia 11, das 9 às 14h.

Em 2019, a Feira completa duas décadas, seguindo sempre o princípio de valorizar a troca de experiências entre artesãos, universidade e comunidade local.

Organizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Polo Jequitinhonha, a Feira, segundo Sérgio Diniz, produtor cultural da DAC e coordenador do evento, é resultado da articulação de diferentes órgãos da UFMG. “Contamos também com o apoio financeiro e logístico de diversas instituições, num entendimento de que o esforço conjunto é que constrói o êxito da feira. Um de nossos parceiros, por exemplo, é o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, diz.

Além da exposição e da comercialização dos produtos artesanais, a Feira conta com uma intensa programação cultural gratuita, que inclui lançamento de livro, documentário, shows e produções teatrais.

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG – (31)3409-4152 – comunicação@dac.ufmg.br – www.ufmg.br/cultura.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 07/05/2019)


Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada de proposta para oficinas no Projeto Educação na Praça

O Espaço do Conhecimento UFMG está com uma chamada aberta voltada para docentes, alunos de pós-graduação e técnicos administrativos da universidade que tenham projetos em andamento ligados à educação básica para proporem encontros do projeto Educação na Praça. O programa de formação de educadores realiza encontros mensais que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, e a atividade é aberta a educadores de ambientes escolares e não escolares.

A chamada pode ser conferida neste link: http://www.espacodoconhecimento.org.br/explore/educacao-na-praca/

A inscrição pode ser feita no formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6oCiEPizrRDJc28Tzf8A9hVA4ihFFgkFa8ShcrXI7b5Jb-A/viewform


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 16, de 06/05/1999, publicou notícias sobre construção de um planejamento estratégico da UFMG, testes do Metaframe, avaliação interna de rotinas do CECOM, especificação de equipamentos para uso na rede administrativa, visita do Professor Márcio Bunte à Escola de Educação Física, programa de treinamento do CECOM, entre outras, além do artigo técnico Análise da média de acessos simultâneos ao A10, de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Felipe Ribeiro de Oliveira, no dia 15; e para os ex-ceconianos: Lucas Silva Andrade e Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Carolina Lauriano da Silva e Maria das Graças Santa Bárbara, no dia 11; Renato Sérgio Lopes e Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13; e Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15.


Dia das Mães

No próximo domingo, 12 de maio, será comemorado o Dia das Mães. O Sistemático envia as felicitações às mães ceconianas, que demonstram no dia a dia toda a sua garra, leveza, comprometimento e alegria com relação aos filhos. As felicitações se estendem a demais mulheres do CECOM, que mesmo não sendo mães, têm dentro de si a essência de proteção na família. FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS! Uma rosa para Aída, Anne, Carol Diniz, Carol Santos, Cíntia, Danielle, Diva, Eliz, Érika, Gabriela, Karina, Lucimara, Dôra, Maria Helena, Takeda, Patrícia, Rosa, Soraya e Thalita. As fotos são de Sadallo e Lelé.

1753_f7

1753_f8