Sistemático: Edição 1754 – 16/05/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Implantado hoje o novo prefixo telefônico do Hospital das Clínicas

A partir das 13h de hoje, dia 16/05, está desativado o prefixo telefônico 3409 do Hospital das Clínicas com a entrada em funcionamento do prefixo 3307. Essa modificação faz parte da atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG.

A implantação desse novo prefixo permitirá uma central telefônica específica para o HC, trazendo maior flexibilidade e a possibilidade da expansão de ramais, não apenas para o HC, mas também para as demais unidades da UFMG localizadas no centro de Belo Horizonte. As demais unidades permanecerão no prefixo 3409.

Aspectos importantes sobre esta implantação:

– o prefixo 3307 já estava ativo desde quinta-feira, 02/05, funcionando no HC em paralelo ao 3409;

– desde então as chamadas passaram a sair do HC, exclusivamente pelo 3307, para que a comunidade pudesse identificar o novo prefixo;

– as ligações ramal a ramal continuarão gratuitas, dentro do HC, dentro da UFMG e entre o HC e as demais unidades;

– para realizar as ligações ramal a ramal entre o HC e as demais unidades será necessário utilizar o prefixo (3307/HC ou 3409/demais unidades) antes do número de ramal desejado, sem a necessidade de discar 0 (zero) para obter a linha.


Continuam os trabalhos de modernização do serviço de telefonia da UFMG

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, a DTI concluiu as migrações na Faculdade de Direito e no Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Hoje, dia 16/05, estão agendadas a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem. Amanhã, dia 17/05, a migração continuará na Escola de Arquitetura, no horário de 12h às 15h.

Nesses horários o serviço de telefonia ficará indisponível ou instável nas unidades indicadas.

A ativação de migração da Faculdade de Medicina implicará na mudança definitiva do Hospital das Clínicas para o prefixo 3307, sendo desativado o uso do prefixo 3409.


Funcionária da DAA participa de evento sobre Administração Orçamentária

A Contadora do CECOM, Cíntia Campos Silva, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, está em Brasília/DF, desde o dia 13/05, participando da XVI Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em seu Campus Jardim.

O objetivo do evento é atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.

Cíntia Campos está participando da grade de oficinas do evento, como: Plano de Contas aplicado ao Setor Público e Regularizações de DDR, Análise de Regularizações Contábeis no SIAFI, Classificação da Despesa, CPR – Contas a Pagar e a Receber – Básico e Avançado, Modalidades de Pagamento no SIAFI – ordens bancárias e Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – SIADS.

O evento será encerrado amanhã, dia 17/05.

1754_f1


Beto despede-se do CECOM

O Instalador e Reparador de Linhas Telefônicas, Dioberto César dos Reis, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, despediu-se do CECOM no final do mês de abril.

Beto, como era conhecido, entrou para o CECOM em março de 2005, atuando como Técnico em Telefonia na DRC. Durante todos esses anos prestou serviços em todos os setores da Universidade.

1754_f2


Equipe da Telefonia tem novo integrante

Com a saída de Dioberto César dos Reis, a equipe de Telefonia da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, está contando com um novo integrante.

Trtata-se de Rafael Gonçalves Carneiro, Instalador e Reparador de Linhas Telefônicas, que iniciou seu trabalho no dia 09 de maio.

Antes de vir para o CECOM, Rafael Carneiro trabalhou durante 7 anos na empresa Telemont. Ele está no último ano do curso de Redes de Computadores da Faculdade Pitágoras.

1754_f3

Informativo


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no.17, de 13/05/1999, publicou notícias sobre testes no MetaFrame, negociação de contratos de manutenção de hardware e licenciamentos de softwares, divulgação da Intranet administrativa, encerramento do processo de criação de listas de e-mails institucionais, programa de treinamento do CECOM para unidades administrativas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LOTUS NOTES
Dentro das atividades do projeto de substituição do Hermes, a DAC estará recebendo, esta tarde, a visita da empresa Gentec, que virá ao CECOM para instalar a versão do servidor DOMINO, do Lotus Notes, compatível com o sistema operacional AIX 4.3.

A princípio, conforme tem sido observado pelos analistas da DAC, o Notes é o software que mais se adaptaria à realidade da Universidade, permitindo utilização em ambiente multiplataforma (AIX, Solaris, Windows NT etc.) e controles similares aos do Hermes, além de inúmeros recursos adicionais.

Após sua instalação, o software será testado e avaliado pelos Analistas Hélio Teixeira da Costa e Iremar Nunes de Lima.

Assim como tem feito com a Microsoft, a Assessoria de Tecnologia da Informação está negociando com a Lotus convênio que permita a aquisição de software a preço diferenciado.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para David Eustáquio da Silva e Eugênio Ribeiro da Silva, no dia 17; Arthur Martins Lazzarini, no dia 22; e para os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; Eduardo Costa e Silva e Roberto da Silva Bigonha, no dia 19; Bianca Tereza da Silva Alves, no dia 21; Wang Kui Ying, no dia 22; e Jonas Fernandes Campos, no dia 23.


Vem aí o Arraiá do Byte Coxa

A Festa Junina do CECOM, em sua primeira edição na década de 1980, foi batizada como Arraiá do Byte Coxa, pelo então Desenhista Aldemar Lopes de Souza. Ao longo desses anos aconteceram várias edições, não sendo realizada nos 2 últimos anos.

Como os pedidos foram muitos, a festa então, está programada para o dia 12 de julho de 2019. Durante a próxima semana, os ceconianos serão comunicados sobre o andamento do evento, local e a participação de cada um.

Aguardem!