Sistemático: Edição 1755 – 23/05/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI prepara nova infraestrutura para atendimento da Rede no Centro

Ao longo dos últimos meses a DTI está preparando uma nova infraestrutura de rede para o atendimento de comunicação de dados e telefonia das unidades localizadas no Centro de Belo Horizonte, a saber: Campus da Saúde, Arquitetura, Direito, Conservatório, Espaço do Conhecimento e Centro Cultural.

A Rede UFMG, que sai do Campus Pampulha e chega ao Centro, é distribuída por fibras óticas para 5 (cinco) dos pontos acima destacados, à exceção do Centro Cultural, que recebe a rede por transmissão de rádio, a partir do Campus Saúde.

Uma nova sala concentrará os equipamentos que fazem a distribuição das redes de dados e telefonia para essas unidades. Ela foi projetada e montada em parceria com o Demai/PRA e está sendo equipada gradativamente.

A próxima intervenção programada, dentro das atividades de preparação da nova sala, é a realização de fusões de fibra ótica que permitirão as seguintes ações:

· instalação de novo roteador de distribuição com capacidade de implantação de IPv6 e velocidade de 10GB;

· desativação do equipamento atual e liberação de espaço físico;

· substituição do cabeamento atual da Rede UFMG na conexão dos equipamentos e de sua interligação com a RedeComep;

· preparação para adoção de telefonia IP no Conservatório em substituição à central telefônica local;

· preparação para a conexão de links redundantes para o Campus Saúde, Arquitetura e Direito, cuja licitação acontecerá na primeira semana de junho.

A data de realização das atividades de fusão está sendo programada com as equipes de TI das unidades do Centro e será confirmada até a próxima terça-feira, dia 28/05. A previsão é de que as atividades sejam executadas durante o final de semana, a princípio em 01/06, sábado, para reduzir o impacto no cotidiano das unidades acadêmicas e no Hospital das Clínicas.

Praticamente toda a equipe da DRC está envolvida nesse projeto, e estão atuando: Douglas Santos, David Eustáquio da Silva, Antônio Higino Manoel Machado, André Rodrigues Drummond e Edgard Eustáquio de Morais.

1755_f1


Continuam os trabalhos de modernização do serviço de telefonia da UFMG

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, a DTI concluiu a migração na Escola de Arquitetura, como também na Faculdade de Medicina.

Esta semana, no dia 21, a migração do serviço ocorreu no ICA – Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Na próxima semana, no período 27 a 31/05, a empresa TeleAlpha, responsável pelas atividades de atualização das Centrais Telefônicas, estará oferecendo treinamento para a equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Serão formadas 2 turmas, sendo que a primeira terá o curso de 9h às 12h e a segunda turma no horário de 13h30 às 16h30. O treinamento será na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

1755_f2


UFMG tem novo contrato de serviços de limpeza e conservação

A PRA – Pró-Reitoria de Administração divulgou que “no dia 18/05, entrou em vigência na UFMG um novo contrato de serviços de limpeza e conservação, exercido pela empresa Pluri Segurança e Serviços.

Na implantação do contrato, considerando o contigenciamento de recursos orçamentários das instituições de ensino federais efetuado pelo Ministério da Educação, a UFMG se viu forçada a reduzir a quantidade de serventes. Tal redução teve por base estudos para otimizar as atividades, incluindo uma maior produtividade decorrente do uso de equipamentos de limpeza mais robustos por parte da empresa contratada, de modo que seus efeitos sejam os menores possíveis.”

A PRA estará “acompanhando as consequências da mencionada redução com o objetivo de corrigir eventuais desajustes.”

E solicita que “os impactos mais significativos dessa decisão sejam registrados e enviados à PRA para análise e eventuais ações junto à empresa Pluri.”

Informativo


Edições das próximas semanas

Devido à férias na Redação, O Sistemático não circulará nas próximas 3 semanas, retornando em meados de junho.


Tempos Presentes – Ciclo de Palestras

1755_f3


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 18, de 20/05/1999, publicou notícias sobre apresentação do Sistema de Informações Hospitalares HOSIX-5, seminário Autonomia Universitária, instalação do Lotus Notes, vacinação na UFMG contra a febre amarela, novos estagiários, entre outras, além do artigo técnico Avaliação do Metaframe, de autoria de César de Almeida Correia, da Divisão de Aplicativos e Sistemas. A notícia que se destacou foi:

CENSO DE INFORMÁTICA
Dando início ao levantamento, coordenado pela ATI, de dados relacionados à informática na UFMG, o que inclui equipamentos, softwares, serviços, infraestrutura de redes, utilização de Internet etc., será realizada amanhã, sexta-feira, 21/05, reunião entre a secretária da ATI, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, a vice-diretora do CECOM, Aleixina Maria Lopes Andalécio, e os Agentes de Informática da Escola de Enfermagem, Edinaldo Santana Rocha, e da Faculdade de Odontologia, Djalma Cardoso Sobrinho.

Estas duas unidades foram escolhidas para serem as unidades piloto no levantamento e os resultados obtidos ali servirão como base para avaliar a adequação dos instrumentos utilizados.

Na reunião, serão repassados a esses Agentes os formulários e as instruções de preenchimento dos mesmos. A previsão é de que esse levantamento inicial seja feito até o dia 28/05, ficando a equipe responsável pela condução do censo encarregada de, na semana seguinte, verificar a eficácia dos questionários e fazer a introdução de melhorias que se mostrarem necessárias.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Leonardo Freitas da Silva Pereira, no dia 24; João Pedro de Carvalho Castro, no dia 30; e para os exceconianos: Luís Fernando Terenzi e Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho, no dia 25; Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Ana Maria da Rocha e Walter Guerra, no dia 28; Avair Eustáquio e Camila Amorim de Sena Medeiros, no dia 29; Hugo de Souza Vellozo, no dia 30; Diogo Freitas Duarte Magalhães e Alcy Penido de Souza, no dia 31.


Arraiá do Byte Coxa será realizado em julho

A Festa Julina do CECOM ou Arraiá do Byte Coxa teve a sua data de realização alterada para 11 de julho, devido a pedidos insistentes dos interessados.

A festa será realizada no Clubinho, tradicional local das festas de confraternização de final de ano. Os ceconianos receberam informações sobre o evento, restando agora a adesão à lista de participação, pagamento da cota de cada um, recolhimento dos itens para cestas de guloseimas, preparar a vestimenta para a festa e dançar Quadrilha bem animado.

Vamos então, aguardar a festa!

Animem-se!