Sistemático: Edição 1757 – 04/07/2019

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


ProRH e DTI promovem curso sobre o SEI na UFMG

Tendo em vista a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), na UFMG, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), está promovendo esta semana o curso de capacitação SEI USAR, com carga horária de 04 horas, voltado para os servidores Técnico-administrativos em educação da UFMG.

Estão sendo oferecidas duas edições do curso por dia, uma no período da manhã e outra à tarde, no total de dez turmas. Como a capacitação é parte fundamental do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), as vagas foram designadas para servidores de seção de pessoal, secretaria geral e secretaria de departamento.
O SEI Usar é utilizado, basicamente, para elaboração e tramitação de documentos, tendo como instrutor convidado Rodrigo de Freitas Nogueira, da UnB – Universidade de Brasília. A aplicação do curso teve como locais o Colégio Técnico (Coltec) e a Faculdade de Medicina. Participaram do treinamento representantes dos seguintes órgãos/unidades:

  • dia 01/07: Auditoria Geral, Biblioteca Universitária, Cedecom, CAED, Centro de Microscopia, Centro Esportivo Universitário, Centro Pedagógico, CIS, Colégio Técnico, CPPD, CTIT, CAC, Diretoria de Ação Cultural, DRCA, DRH, Diretoria de Avaliação Institucional, COPI, DTI/CECOM, Gabinete da Reitora, DAST, ProRH, PROGRAD e USEC.
  • dia 02/07: Diarq, DRI, IEAT, ICEx, ICEx/ DCC, ICEx/Estatística, ICEx/Matemática, ICEx/Física, ICEx/Química, IGC, DPP, DO, DGA, DLO, DEMAI, DPOC, DCF, DAP.
  • dia 03/07: Centro Cultural, Conservatório, Escola de Arquitetura, Escola de Enfermagem, Espaço do Conhecimento, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e Museu de História Natural.
  • dia 04/07: Editora, Ensino Básico e Profissional, Escola de Belas Artes, Escola da Ciência da Informação, Escola de Educação Física, Escola de Engenharia, Escola de Música, Faculdade de Educação, Fafich, Fafich/Antropologia, Fafich/ Comunicação Social, Fafich/Psicologia, Fafich/Ciência Política, Fafich/Filosofia, Fafich/História, Fafich/Sociologia, PRAE e ProEx.
  • Amanhã, dia 05/07, será a vez de: Escola de Veterinária, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Gabinete da Reitora, Imprensa, Instituto de Ciências Biológicas, LCC, PRA/Gabinete, Procuradoria Jurídica, Proplan, ProRH, PRPG, Pró- Reitoria de Pesquisa, SODS, SINDIFES e Teatro Universitário.

Os representantes da DTI e CECOM no treinamento foram: Guilherme Henrique Silva Gomes, Leandro Júnio de Souza, Rosa Amélia dos Santos e Thalita Ferreira Drumond.

treinamento_sei


DTI recupera qualidade e desempenho da Rede sem Fio da UFMG

Na segunda quinzena de junho parte da rede sem fio da UFMG, que é a maior e mais antiga, montada em tecnologia Motorola com equipamentos adquiridos em 2012, apresentou problemas de instabilidade e queda significativa de desempenho.

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação avaliou os problemas reportados e refez a configuração do ambiente, tanto das 5 (cinco) controladoras, como dos cerca de 700 APs (pontos de acesso). Gradativamente as unidades e órgãos foram migrados da configuração antiga para a nova. Esse trabalho se encerrou esta semana e as melhorias estão sendo reportadas pelos usuários dos diversos locais.

Apenas os CADs e a Reitoria não foram afetados, pois estão em rede mais atualizada, de tecnologia Ruckus com equipamentos adquiridos em 2017 e 2018.

As equipes de TI locais, nas unidades e órgãos, estão monitorando o funcionamento para reportar possíveis problemas que persistam à DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

 


TeleAlpha aplica curso para a DRC

Com o término dos trabalhos de modernização da Central Telefônica da UFMG, a empresa TeleAlpha, responsável por esse trabalho, ministrou treinamento para a equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, apresentando as novas tecnologias da central.

O treinamento MiVoice MX-ONE 6.0 O&M, realizado no período de 27 a 30/05/ 2019, teve como instrutores Flávio Teixeira e Leonardo Rezende, que abordaram os tópicos:

  • Introdução ao MiVoice MX-One 6.x
  • Visão Geral do MiVoice MX-One 6.x
  • Tipos de Hardwares e Media Gateways
  • Arquitetura do MiVoice MX-One 6.x
  • Descrição das placas Mx-One 6.x
  • Descrição da arquitetura do software
  • Descrição das unidades de programa mais importantes e suas funções 6.x
  • Descrição das capacidades e limitações

Foram 2 turmas, sendo que a primeira, no horário de 9h às 12h, teve a participação de: André Rodrigues Drummond, Antônio Higino Manoel Machado, David Eustáquio da Silva, Rafael Braga Soares Righi, e Samuel Elias Dutra. A segunda turma, no horário de 13h30 às 16h30, teve a presença de: Douglas Santos, Edgard Eustáquio de Morais, Marcos Antônio Silvestre, Oséias Geraldo Bessa Viana e Rafael Gonçalves Carneiro. O treinamento foi realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

telealpha

 


Funcionária da DAA participa de evento sobre Administração Orçamentária

Elizeba Henrique Januário, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo está em Belém/PA, desde o dia 01/07, participando da 16ª Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas – Edição Belém, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O objetivo do evento é atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.

A metodologia está sendo com exposições dialogadas/participativas, também com utilização de estudos de casos e disseminação dos aspectos mais relevantes dos temas.

A abertura do evento foi no Auditório da Universidade Estácio do Pará e as oficinas estão sendo realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém. O evento será encerrado amanhã, dia 05/07.

eliz

 


CECOM recebe novos estagiários

Desde o dia 01 de julho, o CECOM conta com dois novos estagiários em seu quadro, lotados na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente. São eles:
– Vítor Bonfim de Castro Lima, do curso de Química;
– Vítor Mateus Santos Parreiras, do curso de Física.

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Mais 1 ano se passou e O Sistemático conseguiu marcar seus 42 anos de existência. A data é 16 de junho e o ano em que ele foi publicado pela primeira vez foi em 1977.

Mais uma vez, a Redação agradece o apoio e a alegria recebidos durante todo esse tempo, marcando a sua presença no CECOM.

Em suas páginas se encontra toda a história do CECOM e dos ceconianos. Então, os parabéns para O Sistemático e todos do CECOM!

estatistica_1757

estatistica_1757_2


UFMG disponibiliza instruções e escala para matrícula no segundo semestre

Procedimentos serão efetuados de 8 a 10 de julho, no campus Pampulha; candidatos à reserva de vagas deverão esperar confirmação da matrícula

Estão disponíveis, no site do Sisu UFMG, as instruções e escala de atendimento para os candidatos aprovados para ingresso nos cursos da Universidade no segundo semestre de 2019.

Os procedimentos de matrícula serão realizados de 8 a 10 de julho, no Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2), campus Pampulha.

Os candidatos na modalidade de reserva de vagas entregarão sua documentação e receberão um comprovante de comparecimento.

Eles terão de aguardar análise socioeconômica, de heteroidentificação étnico-racial, de origem de escola pública ou da condição de deficiência, dependendo do caso. Aqueles que tiverem sua matrícula confirmada deverão retornar no dia 2 de agosto, quando receberão seus comprovantes definitivos.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa -03/07/2019)

 


Informes do CEU – Centro Esportivo Universitário

 

informe_1757

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 23, de 01/07/1999, publicou notícias sobre Ano 2000 no NCS/HC, treinamento no HC, 1o. Workshop de Comunicação Sem Fio do DCC, treinamento sobre Lotus Notes, Programa de Treinamento do CECOM, obras no subsolo, Festa Junina do CECOM, entre outras, além artigo A contratação do LX 5320 e a substituição do A10, de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. A notícia que se destacou foi:

DEFINIDA A CONTRATAÇÃO DO LX 5320

Foi assinado na segunda-feira, dia 28, o contrato entre a UFMG e a empresa Unisys, para aquisição, pela Universidade, de um computador modelo LX 5320. Este equipamento substituirá o A10 e eliminará o último ponto de problema de infraestrutura computacional do CECOM relacionado à chegada do ano 2000.

Por contrato, o equipamento deve chegar à UFMG até o dia 28 de agosto. O A10 permanecerá ligado por mais três meses após a data de chegada do LX, para que seja possível a migração dos sistemas de um ambiente para o outro.

Estiveram presentes ao CECOM, para assinatura do contrato, Walter Almeida Barbosa, diretor de Negócios-Unisys Brasil Ltda., e Sérgio Pitchon, diretor da Filial BH. O Sistemático desta semana publica artigo detalhando aspectos relacionados a esta contratação.

Eventos


Festa Julina do CECOM é cancelada

Devido à baixa confirmação de participação na Festa Julina do CECOM, a Redação de O Sistemático houve por bem cancelar a realização do evento.

Mesmo assim, seguem os agradecimentos aos ceconianos que, entusiasmados com a proximidade da festa, se revezavam em dar sugestões e estender aos demais as qualidades de um evento desse porte e a alegria em participar de uma festa julina.

 


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Téo Milanez Brandão, no dia 05; Diego Brandão Santos, no dia 08; e para os ex-ceconianos: Maurício de Souza, no dia 04; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Geraldo dos Reis, no dia 06; Euler Xavier de Oliveira, Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Carlos Gonçalves da Cruz, no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e Bruno Liberal de Araújo, no dia 11.