Sistemático: Edição 1758 – 11/07/2019

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Liberada uma nova versão do SIGA Mobile

Em junho de 2019, a equipe da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, responsável pelo aplicativo Siga UFMG, disponibilizou uma atualização na sua aplicação.

Nesta última versão foi incluída a autenticação do usuário com biometria e reconhecimento facial. Novos links foram também apresentados, como: reportar problema, biblioteca, ônibus interno, configurar Wi-Fi, além de melhorias no aplicativo.

O Siga UFMG está disponível nas lojas Google Play e Apple Store nos respectivos endereços: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufmg.ddp.cecom.academico.sigaufmg

Quaisquer dúvidas e sugestões podem ser enviadas para os canais de atendimento ao cliente da DTI: suporte@dti.ufmg.br e telefone 3409-4009.

A equipe responsável por esse trabalho é composta por: Patrícia Nascimento Silva, Rainer Ronnie Pereira Couto, Thiago Gabriel Diniz e Diego Brandão Santos.

siga

 

 


Rateio do serviço de telefonia tem alteração

Com a conclusão da implantação do novo sistema de telefonia da UFMG, contando com tecnologias atualizadas, será possível integrar, de forma mais adequada, as diversas centrais distribuídas.

O CECOM está estudando com a Embratel/Claro a implantação de redundância de links entre o Campus Saúde e o Campus Pampulha. Dessa forma, apenas em casos excepcionais, se ocorrer a interrupção do caminho pelo Campus Pampulha, todas as chamadas podem ser transferidas, de forma transparente e automática, para o Campus da Saúde e viceversa. Dessa forma, o sistema ganhará em controle, confiabilidade e disponibilidade.

Antecipando as mudanças que serão necessárias, a planilha de Rateio passa a ser unificada, incluindo as unidades do Centro e do Campus Pampulha. Essa comunicação já foi enviada aos setores respónsáveis por receber a planilha nas unidades/órgãos. Caso necessitem de esclarecimentos, o
CECOM se encontra à disposição.

 


ProRH e DTI promovem curso sobre o SEI no ICA

Dando continuidade aos preparativos para implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a PRORH, em parceria com a DTI, realizou no dia 10/07/2019, o curso de capacitação do SEI USAR, voltado para os servidores Técnico-Administrativos em educação na UFMG do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

O curso, com carga horária de 4 horas, teve como instrutor Marcelo Lacerda Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança do CECOM. O SEI Usar é utilizado basicamente, para elaboração e tramitação de documentos. Espera-se um ganho de eficiência significativo nos processos administrativos com a implantação do SEI,principalmente no ICA, por estar localizado
em outra cidade.

Participaram do treinamento: Aline Gonçalves Coelho, Edvaldo Souza Silva, Elaine Barreto Gama Emediato, Gabriel Santos Almeida, Helder de Castro B. Barbosa, Ivone Margareth Teixeira, Janderson Tolentino Silveira, Job Santos Lima, Josiel Machado Santos, Júlio César A. Fernandes, Maria Clara Gonçalves Madureira, Maria Isabel Alencar Dias, Nívea Alves de Almeida, Priscila Gomes de Freitas Veloso, Roberto Versiani Santos Júnior, Sócrates Dumont Sobrinho, Valdenir Alves de Souza, Walisson Klayton F. de Oliveira, Wanessa Almeida Mattos e Warley Queiroz Santos.

sei

marcelo


Saídas do CECOM

Desde o dia 19/06/19 os analistas Euler Xavier de Oliveira e Luiz Alberto Borges Júnior não estão mais atuando no CECOM, nos projetos da Diretoria de Desenvolvimento de Produtos. Euler participou da equipe do CECOM desde setembro de 2006, sempre em projetos da DDP, atuando em processos de desenvolvimento de software.

Luiz Alberto teve trajetória semelhante, iniciada em fevereiro de 2015, atuando em processos de análise de negócios. Entretanto, ele já havia sido estagiário do CECOM no início da década.

saida


MinhaUFMG atinge mais de 160 mil cadastros

Desde 2007, com versões personalizadas para professores, alunos e funcionários, o minhaUFMG é um ambiente que
proporciona uma maior integração de toda a comunidade universitária em um único espaço virtual

Hoje existem mais de 164 mil cadastrados, em que cada aluno, funcionário ou professor da comunidade tem a possibilidade de acesso a várias aplicações e sistemas de forma integrada, sem a necessidade de se identificar toda vez que for acessar uma ferramenta específica.

O suporte é realizado pela Divisão de Atenção ao Cliente – DAC, que presta serviços como a geração de carta NIP, acerto de dados cadastrais, inclusão de pessoas externas, suporte, entre outros. Este tipo de serviço é obtido pelo telefone 3409-4009, ou e-mail suporte@dti.ufmg.br.

 

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando a s estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de junho houve um pequeno aumento no número de pedidos recebidos em relação ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 71%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de junho de 2019 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além da Escola de Veterinária e Escola de Educação Física.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento destacou-se o reparo de rede telefônica, seguido de programações nas centrais telefônicas e transferências de ramais.

 

est_junho_2019

 


Abertura do Festival de Inverno

51

 


Inscrições para a 1a, Corrida e Caminhada 50 anos do Museu da UFMG 

Para comemorar os 50 anos do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG será realizada, no dia 11 de agosto, das 8h às 10h, a 1ª Corrida e Caminhada 50 Anos do Museu, em um percurso inédito de Belo Horizonte, cujo trajeto inclui trilhas e vias internas do MHNJB. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 12 de julho, pelo site do Museu. Outras informações pelo telefone 3409-7600 ou pelo https://www.ufmg.br/mhnjb/contato/fale-conosco. Com um percurso de 5 km para a modalidade corrida e 3 km para a caminhada, a 1ª Corrida e Caminhada 50 Anos do Museu é voltada para atletas de ambos os sexos, de 18 a 70 anos. Ao todo, são 50 vagas para a caminhada e 250 para a corrida. Veja o regulamento do evento.

Todos os participantes terão direito a um kit composto por uma camisa e alguns brindes. Haverá premiação para os três primeiros colocados na prova de 5 km masculino e
feminino, por categoria, e 1º lugar geral masculino e feminino, além de todos os atletas receberem uma medalha de participação. … (Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – (31) 3409-7607 – comunicacao@mhnjb.ufmg.br – www.mhnjb. ufmg.br)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 09/07/2019)

 


Há 20 anos…

O Sistemático, Ano XXIII, no. 24, de 08/07/1999, publicou notícias sobre página da Gerência de Rede UFMG, convênio com a Corel, atualização do AIX, curso de Netware 5.0, curso de Windows NT, Festa Junina do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA SICCOR
O CECOM vai liberar na próxima terça-feira, dia 12, para a Assessoria de Recursos Humanos e para a Secretaria do Gabinete do Reitor, o Sistema SICCOR, para testes e avaliação. O SICCOR é um sistema desenvolvido pelo CECOM que permite o registro e controle protocolar, o arquivamento e o despacho de documentos, volumes, ofícios etc.

Essa liberação tem o objetivo de que o sistema seja utilizado, em paralelo ao atual sistema em MicroIsis em uso na AERH e Gabinete até o final do mês de agosto, após o que serão avaliadas as dúvidas e sugestões de melhorias, para que o CECOM possa então programar a liberação, para toda a comunidade universitária, da versão 1.0 do sistema, colocando-o também em sua programação de treinamento.
A agenda de implantação para a próxima terçafeira, dia 12/07, é a seguinte:
– às 10h: AERH
– às 14h: Gabinete
Os responsáveis pela atividade serão os funcionários César de Almeida Correia e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Érika Gonçalves de Assis, no dia 17; Edgard Eustáquio de Morais, no dia 18; e para os ex-ceconianos Bruno Liberal de Araújo, no dia 11; Paulo Couto Lessa, no dia 12; Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14; Alberto Moreira dos Santos, no dia 16; Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18.