Sistemático: Edição 1759 – 18/07/2019

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI libera novo Portal “Minhas Turmas”

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação comunicou aos docentes, técnicos e discentes da UFMG que, desde o dia 15 de julho de 2019, o portal minhaUFMG está oferecendo uma nova forma de visualizar as turmas do Moodle.

É possível visualizar e acessar todas as turmas de cada docente ou discente a partir de uma mesma página inicial, sejam elas do semestre atual ou realizadas em semestres anteriores. O período considerado compreende desde o início de utilização do Moodle na UFMG em 2007/1.

Esse acesso está disponível e organizado no novo portal “Minhas Turmas”. O objetivo deste portal é facilitar o acesso e a navegabilidade.

Hoje existem três canais dedicados às turmas do Moodle, sendo que no canal “Minhas Turmas” são listadas as turmas do semestre atual, bem como um link para os portais dos semestres anteriores. Além desse canal, existem o “Meus Colegiados” e o “Turmas adicionais”. Com esta mudança foi
mantido apenas o canal “Minhas Turmas”, que passou a ter um único link (“Acesse o UFMGVirtual”) para o novo portal.

minhas_turmas1

Acessando o novo portal “Minhas Turmas” encontra-se uma lista com links para todas as turmas, agrupadas pelo contexto (Semestre, Colegiado ou Adicional). Além disso, para o docente, caso na turma do semestre em curso exista um aluno com deficiência, será visualizada uma indicação prévia de quais são os alunos e orientações a respeito.

minhas_turmas2

Com o novo portal será mais fácil a navegação entre as turmas, pois independentemente de onde estiver será sempre possível voltar ao portal “Minhas Turmas” sem ter que voltar ao portal minhaUFMG.

“Minhas Turmas”, a DTI liberou a versão 3.6 do Moodle, com novidades que poderão ser consultadas no link https://virtual.ufmg.br.

Dúvidas na utilização das novidades poderão contar com o suporte no ramal 4009 ou suporte@dti.ufmg.br.

Trabalhou no projeto Leonardo Freitas da Silva Pereira, com apoio de Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana, e acompanhamento da Coordenadora do SIGA, Danielle Cláudia Matta Fagundes Zárate.

Publicada a aposentadoria de Fernando Frota

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 15/07/2019, a Portaria no. 4.588, de 09/07/2019, que aposenta o Analista de TI Fernando Frota Machado de Morais.

A história do Frota é longa, tendo iniciado como estagiário no CECOM em junho de 1978 na antiga DU – Divisão de Usuários. Em novembro de 1980, ele foi contratado pela UFMG como Programador, lotado ainda na DU. Em agosto de 1983, passou a compor a equipe do Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas. Em 1985, já como Analista de Sistemas, foi para a DAS – Divisão de Sistemas Acadêmicos, onde assumiu a divisão com a aposentadoria de Maria Laura Baptista Rodrigues. Em 1994, com a criação da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, Frota assumiu a nova chefia. Alternou essa chefia várias vezes com Aleixina Maria Lopes Andalécio. Foi Assessor de Rede, ligado à Diretoria Geral até ser convidado para assumir a Divisão de Suporte Técnico em maio de 1995.

Em julho de 2000, assumiu a diretoria da Divisão de Redes de Comunicação, cargo que ocupou até abril de 2017 quando, a seu pedido, solicitou dispensa. Continuou na mesma divisão na área de Microinformática até a sua aposentadoria.

 

frota


Diego Brandão se despede do CECOM

Desde o dia 15 de julho, o Analista de TI Diego Brandão Santos não está atuando mais no CECOM, nos projetos da Diretoria de Desenvolvimento de Produtos.

Diego Brandão participou da equipe da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos como Analista de TI desde agosto de 2011. Antes, foi lotado na mesma divisão,
como estagiário, no período de março de 2009 até julho de 2011.

Ele atuou na área de desenvolvimento dos sistemas acadêmicos, principalmente do aplicativo SIGA.

No dia da sua saída, ele postou no Facebook o seguinte:

  “Hoje me despeço desse lugar maravilhoso.

  Foram 4 anos como estudante, 2 anos como estagiário e 8 anos como funcionário.

  Não cabe aqui tamanho aprendizado profissional e humano.

  A dor da despedida só pode ser confortada pela esperança nos novos desafios.

  Obrigado a todos que em algum momento compartilharam essa jornada comigo, em especial os colegas do CECOM.

  Valeu, UFMG! A gente se vê por aí!!”

diego

 


DRC participa de curso da ENAP

O Diretor da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, David Eustáquio da Silva, participou do curso Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços, realizado no período de 27 a 28/ 06/2019, oferecido pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.

Informativo


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 25, de 15/07/1999, publicou notícias sobre INA 2000, Sistema SICCOR com Metaframe, avaliação do StarOffice em Português, processo de instalação do AIX, Festa Junina do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

 

PLANO DE AÇÃO DO LX

Hoje, à tarde, em reunião que envolverá a Diretoria e todas as diretorias de divisão, será iniciado o Plano de Ação para instalação do equipamento LX 5320.

Na última segunda-feira, dia 12, todas as divisões receberam cópias da primeira proposta do plano, elaborada por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Aleixina Maria Lopes Andalécio, sendo que, a partir desta quinta-feira, a execução do plano estará sob a coordenação da Vice-diretora.

Na reunião de hoje serão revisadas todas as atividades inicialmente previstas, incluídas novas tarefas e definidas as respectivas datas de realização e os responsáveis por cada uma delas. O projeto deverá ser iniciado ainda em julho, sendo conduzido até o mês de dezembro deste ano.

 

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Edgard Eustáquio de Morais, hoje, dia 18; Paulo Henrique de Araújo Abreu, no dia 24; e para os exceconianos: Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Adelaide Maria Coelho Baeta e Simone Lopes de Moura, no dia 19; Michael Fernandes Diniz Moreira e Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro, Luiz Fernando Costa e Juliana Cássia de Lima, no dia 21; Marcus Vínicius Duarte Teixeira, no dia 22; José Eduardo Azevedo de Carvalho, no dia 23; Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25.