Sistemático: Edição 1760 – 25/07/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


SEI será implantado na ProRH em agosto

No dia 01 de agosto, vários processos administrativos do âmbito da Pró-Reitoria de Recursos Humanos passarão a ser tramitados exclusivamente via Sistema Eletrônico de Informações – SEI/UFMG.

Para uma ampla divulgação do que consiste esse sistema, de como acessálo e utilizá-lo foi criado o site https://sei.ufmg.br. Toda a comunidade universitária pode acessar o site, onde podem ser encontradas as principais informações relativas ao SEI, inclusive, disponíveis para download, um manual completo do sistema e outro do usuário SEI contendo as principais atividades nele realizadas.

A ProRH considera que é também fundamental que os servidor es da UFMG, como futuros usuários do SEI, realizem capacitações oferecidas nos meios eletrônicos. Sugere ainda para Treinamentos EAD, os seguintes endereços eletrônicos:

Na próxima terça-feira, dia 30/07, será realizado um Seminário para divulgação dos processos que serão tramitados no SEI e para esclarecimento de dúvidas. O seminário será realizado no Auditório Nobre da Escola de Engenharia, às 09:00h.

As dúvidas sobre o sistema devem ser encaminhadas para o e-mail sei@ufmg.br com o título “Dúvidas Seminário 30/07”.

sei_reitoria

 


Miguel Meirelles se despede do CECOM

O Analista de TI Miguel Ângelo de Castro Meirelles solicitou vacância na UFMG por motivo de posse em outro cargo inacumulável de Técnico Judiciário, Área de Apoio Especializado – Especialidade Desenvolvimento de Sistemas do Conselho da Justiça Federal, a partir de 23/07/2019.

Miguel Ângelo entrou para UFMG em agosto de 2018, lotado na DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação, onde atuou até a sua saída na semana passada.

miguel


Vítor Melo em afastamento

O Analista de TI Vítor Fonseca de Melo se encontra de férias desde a semana passada. Após essas férias, ele não estará, durante um período de 6 meses, atuando no CECOM nos projetos da Diretoria de Desenvolvimento de Produtos.

Vítor fez parte da equipe da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, na área de desenvolvimento de sistemas acadêmicos, principalmente com armazém de dados.

vitor

Informativo


Comissão vai formular políticas para a questão animal nos Campi

A UFMG instituiu, por meio de portaria, a Comissão Permanente de Política de Animais, que será responsável por propor e implementar ações destinadas à proteção da população animal nos campi.

De acordo com o professor Luiz Carlos Villalta, do Departamento de História da Fafich e presidente da Comissão, trata-se de medida para lidar com os problemas gerados pela presença desses animais no espaço acadêmico, principalmente em relação a questões ligadas a maus-tratos e abandono. “Isso nos aflige e preocupa. Um dos nossos objetivos é fazer o manejo ético dessas populações”, explica.

As ações da comissão, como esclarece Villalta, serão desenvolvidas sob a ótica do respeito à Lei de Crimes Ambientais, que preconiza que abandono e maus-tratos de animais, silvestres ou domésticos, são crimes. “As primeiras iniciativas serão educativas. A comunidade que frequenta os campi precisa internalizar que não se deve alimentar os animais, por exemplo. As espécies silvestres, como os micos e aves, devem procurar seu próprio alimento na natureza. Já os domésticos são alimentados por profissionais designados, que fornecem ração apropriada”.

Outra frente de ação diz respeito ao combate de crimes. Os porteiros e vigilantes serão orientados a registrar casos de abandono e maus-tratos, abordando a pessoa e informando à Divisão de Segurança Universitária. “Queremos coibir práticas criminosas. Reforçamos que os campi não são ambientes adequados para animais domésticos”, afirma o professor.

Hospital Veterinário – Villalta destaca que a Universidade oferta, por meio do Hospital Veterinário, serviço gratuito de castração de animais para tutores carentes, protetores e ONGs em Belo Horizonte. “É um problema que afeta não só a UFMG”, diz o professor. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG.

A Comissão também pretende estabelecer amplo diálogo com as direções de unidades e órgãos a respeito das medidas a serem tomadas. “As iniciativas que vierem a ser adotadas serão formuladas em conjunto e sempre em conformidade com a legislação”, finaliza o professor Villalta.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-cria-comissao-para-discutir-propostas-sobre-a-questao-animal-nos-campi – 24/07/2019)

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 26, de 22/07/1999, publicou notícias sobre atualização do sistema operacional HP-UX, aplicações Cliente/Servidor na Intranet, Rede UFMG, instalação do LX 5320, curso de Netware 5.0, curso de Windows NT, Programa de Treinamento do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MICROS PARA SALA DE AULAS DO DP

Foram recebidos pelo CECOM, no final da última semana, 12 microcomputadores K6-2 de 400 MHz e 64 Mbytes de memória, adquiridos pela Assessoria Especial de Recursos Humanos para atualização dos equipamentos da Sala de Treinamentos do DP, que funciona no prédio da Imprensa Universitária. Esta atualização visa dotar aquela sala dos recursos necessários para os treinamentos em informática
coordenados pelo CECOM.

A aquisição vem confirmar a importância dada pela atual gestão à capacitação dos servidores da UFMG, especialmente no que diz respeito à utilização de equipamentos de informática, programas e ambiente de rede.

Os micros estão passando por processo de instalação e configuração do sistema operacional Windows 98 e dos programas que compõem o Office 97, trabalho que está sendo realizado pela Divisão de Atendimento e Consultoria, devendo se encerrar no decorrer da próxima semana.

 

Eventos


Sociais

 

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Ágatha Gabrielle da Costa, no dia 19; e em dia para Haroldo Alves, no dia 27; Marco Túlio Domingues do Amaral, no dia 30; Diva Corrêa Vieira, no dia 31; e para os ex-ceconianos: Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; Renê Alves Machado e Nathália Souza Figueiredo, no dia 26; Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29; Edgard Costa de Paiva, Eliane Pawloviski e Manuela Rodrigues Ferreira, no dia 31.

 


Memória Fotográfica do CECOM

Na última sexta-feira, dia 19 de julho/2019, os ceconianos se reuniram para um almoço de despedida dos seus colegas Diego Brandão Santos, Miguel Ângelo de Castro Meirelles e Vítor Fonseca de Melo no Restaurante Casarão de Minas.

As fotos são de autoria de Patrícia Nascimento.

 

despedida