Sistemático: Edição 1761 – 01/08/2019

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


ProRH realiza seminário sobre o SEI para a comunidade universitária

Nesta terça-feira, dia 30/07/19, foi realizado um Seminário para divulgação dos processos que serão tramitados no SEI e para esclarecimento de dúvidas.

O Seminário foi apresentado pela Comissão Técnica responsável pela implantação do SEI e contou com a presença e apoio da Profª Maria Márcia Magela Machado, membro do Comitê de Implantação. Fazem parte da Comissão Técnica: Daniel de Brito e Paixão (Diretoria de Arquivos Institucionais); Eliane Bezerra Lima (Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais); Gessy Caetano da Silva Júnior (Centro de Computação); Joana Aline Vasconcelos Gomes (Pró-Reitoria de Planejamento); Júnia Terezinha Morais Ramos (Diretoria de Arquivos Institucionais); Karina Flaviana Ribeiro (Centro de Computação); Leandro Duarte de Assis (Centro de Computação); Marcelo Lacerda Garcia (Centro de Computação) e Roger Rubens Machado (Centro de Computação).

Foram apresentados os processos que começarão a serem tramitados no SEI a partir de 01/08/19, bem como algumas funcionalidades do sistema, decisões e soluções técnicas adotadas.

O seminário foi realizado no Auditório Nobre da Escola de Engenharia e teve transmissão ao vivo.

 

sei_seminario

 


Antônio Carlos se despede do CECOM

O Engenheiro Antônio Carlos Soares, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, está se despedindo do CECOM amanhã, dia 02/08/2019. Ele tem a história mais longa de todos os ceconianos, apesar dele ter se tornado um ceconiano no ano 2000.

Antônio Carlos entrou para a UFMG em 1966, após Concurso Público para Agente Administrativo, lotado na Secretaria Administrativa da Escola de Biblioteconomia. No início de 1970, pediu exoneração da Escola de Biblioteconomia e foi contratado pela antiga Prefeitura da UFMG. Quando se formou em Engenharia, fez concurso para Engenheiro e foi admitido pela UFMG em 1972, como responsável pelo setor de instalações elétricas, permanecendo na área até 1990. Assumiu o cargo como diretor do Depto. de Manutenção, passando a se dedicar somente à telefonia, até novembro
de 1993, quando se aposentou. Ao se aposentar, a administração central pediu para que permanecesse no cargo até terminar a gestão da Professora Vanessa, em 1994. Ficou mais outra gestão.

Quando a telefonia foi transferida para o CECOM no ano 2000, Antônio Carlos e sua equipe de técnicos e telefonistas passaram a integrar a equipe do Centro de Computação. Enquanto Antônio Carlos e técnicos foram lotados na DRC, as telefonistas foram lotadas na DAA-Divisão de Apoio Administrativo.

No CECOM, participou de projetos de relevância na área de telefonia, como a reestruturação técnica e de gestão de
contratos e serviços, entre 2000 e 2004; a unificação de centrais e implantação do prefixo 3409; e, agora em 2019, da modernização de todo o sistema de telefonia.

Em paralelo, participou da formação da nova equipe da DRC, responsável pela área de telefonia.

Uma trajetória de 53 anos na UFMG recheada de 1001 histórias interessantes.

ac

 

Informativo


Conservatório UFMG apresenta programação da próxima semana

O Conservatório UFMG promove, de 5 a 9 de agosto, apresentações gratuitas de música erudita e popular (entrada sujeita à capacidade do espaço). O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, nº 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou pelo site do espaço (https://www.ufmg.br/conservatorio/).

Abrindo a programação, às 19h30 da segunda-feira, dia 5 de agosto, o projeto Música Comentada recebe recital de piano de Alessandro Andrade. O músico mineiro é doutorando na University of Oregon, e volta a Belo Horizonte para uma performance imperdível com obras de Debussy e Rachmaninoff.

Já na terça-feira, dia 6 de agosto, também às 19h30, o projeto Conexões Musicais traz os músicos Marija Mihajlovic (violino), Robson Fonseca (violoncelo) e Miriam Bastos (piano) para o concerto Música brasileira para cordas e piano. No repertório, canções de Heitor Villa-Lobos e Edmundo Villani-Côrtes.

Dia 7 de agosto, quarta-feira, às 12h30, o projeto Quarta Cultural recebe Lucas Soyer e banda para o espetáculo Pro meu Brasil voltar. A apresentação tem repertório vasto, que vai do samba ao blues passando pelo maracatu, com arranjos próprios.

Na quinta-feira, 8 de agosto, às 14h, o projeto Performare apresenta o Recital de contrabaixo de Rodrigo Olivarez. O concerto marca o fim do doutorado de Rodrigo na Escola de Música da UFMG, onde desenvolve pesquisa sobre a obra do compositor e contrabaixista argentino Salvador Amato.

Mais tarde, às 19h30 da mesma data, o projeto Palco Livre recebe o Duo Ramos Nascimento, formado pelos violonistas Fábio Ramos e Marlon Nascimento, para um Recital comentado composto de obras de Bach.

Encerrando a programação, no dia 9 de agosto, sexta-feira, às 19h30, a Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG promove o Sarau em homenagem aos pais, em parceria com o Coral de Serestas Descendo a Ladeira. A apresentação traz obras de compositores internacionais, como Franz Schubert, e de aclamados artistas brasileiros, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Roberto Carlos, entre outros.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 01/08/2019)

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 27, de 29/07/1999, publicou notícias sobre relatório para o MEC sobre o andamento do processo de adequação de sistemas e infraestrutura
computacional da UFMG ao bug do ano 2000; memória para a Biblos; servidores Netware; reforma no subsolo, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GERENCIAMENTO DE SOFTWARE

Com a celebração de contratos para fornecimento de softwares, que garantirão à UFMG a aquisição de produtos a preços mais baixos que os praticados no mercado, algumas adaptações terão que ser feitas no CECOM em função das novas atribuições advindas desta nova realidade.

Hoje, a UFMG, por meio da ATI, está providenciando contratos que garantam preços especiais para softwares utilizados na universidade. Os contratos e as respectivas
negociações estão em estágio variado. Os mais avançados são os com as empresas Microsoft e Lotus.

Na intenção de prever os impactos causados nas atividades do CECOM e planejar as adaptações que serão necessárias, a Diretoria do CECOM iniciou, esta semana, trabalho conjunto
envolvendo as divisões que estão relacionadas com o assunto, no caso, a DAC, a DAA e a DCP. Ficou estabelecido que esta última será o elo principal do processo já que passará a controlar o arquivamento e distribuição das mídias originais dos softwares, bem como a utilização das licenças contratadas junto às empresas fornecedoras.

Durante o mês de agosto, quando o processo de contratação das empresas estiver concluído e o CECOM já tiver se adequado operacionalmente, a ATI pretende elaborar um processo de ampla divulgação à comunidade universitária sobre os contratos, seus direitos e obrigações.

 

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Alan Calazans, no dia 06; e para os ex-ceconianos: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, hoje, dia 01; Joaquim Coelho da Fonseca Neto e Izabelle Lorrayne Rodrigues Lessa, no dia 03; Evandro de Paula Godoy, Iracema Alves Torres e Édipo Fernandes Vieira de Oliveira, no dia 04.


Memória Fotográfica do CECOM

 

Ontem, dia 31 de julho, foi realizada a despedida do CECOM de Antônio Carlos Soares e Fernando Frota Machado de Morais, na Sala de Convivência do 8o. andar da Reitoria. A festa contou com a participação da maioria dos ceconianos e de alguns ex-ceconianos.

As fotos são de autoria da Lelé e Carlos Alfeu.

 

frota_despedida