Sistemático: Edição 1762 – 08/08/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


OCR para o SEI será provido via serviço Web

Foi incluído, na semana passada, no Catálogo de Serviços da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação, o serviço de OCR – Optical Character Recognition. O serviço oferecido compreende a disponibilização para a comunidade do minhaUFMG da Ferramenta de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). A ferramenta permite converter documentos escaneados em documentos de texto pesquisável e editável, em formato PDF.

Para acessar o serviço é necessário possuir cadastro ativo no portal minhaUFMG e acessar o endereço http://ocr.ufmg.br.

O serviço de OCR é fundamental para o processo de implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, que se encontra em andamento. Isso porque parte de suas funcionalidades depende da possibilidade de se pesquisar e identificar o conteúdo dos arquivos PDF que tramitam entre os usuários do sistema.

O OCR é uma ferramenta de software livre da Embrapa, configurado para uso na UFMG por Gessy Caetano da Silva Júnior e Leandro Duarte de Assis, da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços.


Analista da DRC participa de curso da RNP

O Analista de TI da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, Douglas Santos, esteve em Salvador/Bahia, participando do curso Protocolos de Roteamento IP.

O curso, oferecido pela Escola Superior de Redes da RNP, no período de 05 a 07/08, foi realizado em horário integral, com aulas na Universidade Federal da Bahia.

A Escola Superior de Redes (ESR) é a unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em prol da evolução e da permanente ampliação da rede de alta velocidade do país.

1762_f1


RNP oferece curso sobre IN 01

A ESR – Escola Superior de Redes está oferecendo um curso da área de Governança de TI, em modalidade EaD semipresencial, iniciado no dia 29/07/2019.

A ementa trata de Contratações Públicas de Bens e Serviços, com base na IN 01 de 04/04/2019, que engloba normas diversas e recomendações para aquisições específicas como fábrica de software, sala-segura ou sala cofre, além da contratação em nuvem.

O curso está sendo realizado na modalidade semipresencial (32 horas online e 16 horas presenciais), com aulas ao vivo e tutoria disponível para sanar as dúvidas dos alunos.

As aulas online acontecem em dois horários: de 09h às 11h e de 14h às 16h.

Os encontros presenciais serão na unidade ESR/Brasilia, nos dias 29 e 30/08, das 9h às 18h.

Do CECOM, está participando do curso, o funcionário da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, Guilherme Henrique Silva Gomes.

1762_f2

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja , todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de julho houve um aumento n o número de pedidos resolvidos em relação ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 64%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de julho de 2019 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Educação (FAE).

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, destacou-se o reparo de rede telefônica , seguido de atendimentos ao Hospital das Clínicas e informações em geral.

1762_f3

1762_f4

1762_f5


Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 10 e 11 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 10 de agosto, o dia começa às 14h, quando as crianças vão descobrir curiosidades sobre a exploração espacial na oficina Um Dia de Astronauta. Também às 14h, o Sábado com Libras promoverá um percurso acessível em Língua de Sinais pela exposição Energia em Movimento. Em seguida, às 15h, um professor de Direito da UFMG debaterá a transição de regimes autoritários para democracias em uma aula aberta. Para fechar o sábado, às 18h15 terá início um percurso para abordar fluxos migratórios, mobilidade urbana e movimentos sociais. No domingo, 11 de agosto, uma contação de histórias aborda personagens importantes da cultura africana às 15h. … (Fonte: CEDECOM – Assessoria de Imprensa – 07/08/2019)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 28, de 05/08/1999, publicou notícias sobre Programa de Treinamento do CECOM, Programa de Treinamento Noturno, preparação para a edição no. 1000 de O Sistemático, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TREINAMENTO NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
Foi encerrada, no dia 30 de julho, a primeira etapa do programa de treinamento de instrutores no Hospital das Clínicas. O treinamento é parte do projeto Agente de Informática e visa treinar funcionários daquela unidade para que depois estes possam atuar como instrutores em treinamentos semelhantes, voltados ao atendimento da demanda do HC.

O treinamento, resultado da parceria entre a Divisão de Recursos Humanos do DP e o CECOM, englobou os cursos de Introdução à Microinformática, Windows Básico e Avançado, Word Básico e Avançado e Internet Básico. …

Eventos


Dia dos Pais

No próximo domingo, dia 11 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais. Os parabéns para esses valorosos pais ceconianos que não se cansam de “babar com suas crias”, contando para todos as peripécias de seus filhos.

O Sistemático envia um abraço para cada um: Alan Calazans, André Drummond, Bruno Carvalho, Bruno Gomes, Carlos Alfeu, Cláudio Costa, David, Prof. Dorgival, Emerson, Felipe Ribeiro, Geraldo Martins, Gessy, Gladson, Haroldo, Helvécio, Ivan, João Carlos Lages, José Eugênio, Leandro Campos (futuro papai), Leandro Pio (futuro papai), Leandro Duarte, Manassés, Marcelo Lacerda, Márcio Viana, Marco Túlio, Mário, Max, Oséias, Paulo Henrique, Pedro Begalli, Rafael Carneiro, Rafael Rocha, Renato Veneroso, Samid, Thiago Diniz, Thiago Moreira e Walison Dias.

Um abraço também para o Frota.

FELIZ DIA DOS PAIS!

1762_f6

1762_f7


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Bruno Loredo, no dia 10; Maria Auxiliadora dos Santos, Rafael Gonçalves Carneiro e Roger Rubens Machado, no dia 12; e os ex-ceconianos: Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09; Bruno Puggedo, Isabel Cristina de Oliveira e Jéssica Taís Carvalho Rodrigues, no dia 11; e Marcelo Novaes Machado, no dia 14.

MENSAGEM: Em sua despedida, Antônio Carlos Soares enviou a seguinte mensagem para todos do CECOM: “Prezados colegas e amigos do CECOM/DTI. Depois de uma longa jornada de 53 anos e alguns meses, estou me desligando da UFMG.

A todos vocês quero dizer o meu muito obrigado pela prazerosa e proveitosa convivência.

Um grande abraço a todos e até breve.”