Sistemático: Edição 1764 – 29/08/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI participa de eventos em Brasília

O Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI da UFMG, está em Brasília/DF, desde o dia 26/08.

No dia 26, um dia antes do início do Fórum RNP 2019, foram realizados diversos encontros reunindo as comunidades que fazem parte do Sistema RNP: SIG Nuvem, RNP Seg, Evolução e Desafios da Saúde Digital no Brasil e Encontro Nacional PoP & Redecomep.

Os dias 27 e 28/08 foram dedicados às palestras, painéis e à exposição de fornecedores do Fórum, cujo tema foi “Desafios da Transformação Digital no Ensino e na Pesquisa”. Essa foi a 8a. edição do fórum em que foram abordadas questões como segurança da informação, governança de TI, além de debates com foco nas redes acadêmicas e as mudanças da internet no Brasil.

Encerrando o dia 28, foi a vez de mais encontros temáticos: o Momento RNP e CAPES com Gestores de TIC, a reunião do Fórum de Gestores de TIC do MCTIC (FGTIC) e o microlearning sobre Cloud Workload, este último oferecido exclusivamente para participantes do Fórum.

Hoje, dia 29, o Professor Dorgival Guedes está participando de reunião do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC/ANDIFES).

1764_f1


DTI promove reunião com equipes de TI do Centro

Ontem, quarta-feira, 28/08, a DTI promoveu um encontro com responsáveis pelas equipes de TI das principais unidades do Centro da cidade. Há algum tempo tem ocorrido reuniões com o objetivo de tratar temas de interesse comum mas, principalmente, relacionados aos recursos de rede de dados.

Desta vez, em pauta, estavam assuntos relacionados a: visita às novas instalações da sala de rede que recebe a conexão da Rede Giga e da RedeComep e distribui as fibras óticas para as unidades do Centro; andamento da implantação da rede redundante para o Campus Saúde, Arquitetura e Direito, até 06 de novembro, que foi contratada da American Tower, vencedora da licitação; futuro das conexões de fibra que interligam o Campus Pampulha ao Centro; preparação do Pregão/Registro de Preços para melhorias da infraestrutura de Rede Sem Fio; reconfiguração de VLANs da Rede Sem fio Motorola; gerência do espaço físico da sala de redes nas unidades e notícias de finalização do projeto de atualização tecnológica da infraestrutura de telefonia.

Estiveram presentes, representando a DTI, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM, David Eustáquio da Silva, diretor da Divisão de Redes de Comunicação e Oséias Geraldo Bessa Viana, Engenheiro de Telecomunicações, da DRC. Representando as unidades estiveram presentes: Alexandre Nascimento (Medicina), Alexandre da Silva Guerra (Direito), Gilberto Marques Barbosa (Hospital das Clínicas), Luciano Pereira Rezende (Enfermagem) e Samara Martins Araújo Mendes (Arquitetura).

Nas fotos, abaixo os participantes verificam o novo rack, com os equipamentos que recebem e distribuem as conexões da Rede Giga, mantida pela UFMG, e da RedeComep, da qual a UFMG é parceira.

1764_f2


Atualizações do SISCAF são apresentadas pela ProRH

No dia 27/08, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos realizou uma reunião, no Auditório do CAD I, para apresentar as alterações e demais funcionalidades que foram implementadas no SISCAF – Sistema de Controle e Apuração da Frequência da UFMG.

A reunião foi aberta a todos os servidores da Universidade e o Auditório mostrou como todos estavam interessados nas novidades do SISCAF.

1764_f3


Funcionário da DAA participa de curso da ENAP

No dia 26 de agosto, a ENAP – Escola Nacional de Administração Pública ofereceu o curso Visão Geral da Instrução Normativa nº 05/2017, no Polo Presencial Sudeste MG – Belo Horizonte.

O funcionário da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, Renato Adriano Pires Domingos, participou do curso, que teve como instrutoras Daniela de Almeida Pascini Caravita e Mônica Ellen Pinto Bezerra Antinarelli (Procuradoras da Fazenda Nacional).

1764_f4


CECOM apresenta Sistema de Tarifação Telefônica

O CECOM se encontra em uma fase piloto de liberação de acesso à consulta dos registros de consumo telefônico das unidades. Esses registros são armazenados no sistema de Tarifação Telefônica. Até agora, ele é restrito para consulta interna ao CECOM e, em breve, terá funcionalidades liberadas para acesso dos responsáveis pelo controle dos serviços de telefonia nas unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

Assim, com o intuito de compartilhar diretamente com os responsáveis, de suas respectivas unidades, os relatórios de Centros de Custo e Centrais Telefônicas, foram selecionadas unidades com histórico de grande quantidade de ramais cadastrados e uso regular dos aparelhos para uma apresentação de funcionamento do sistema.

A apresentação das funcionalidades do novo Sistema de Tarifação Telefônica, ficou a cargo de Wallison Dias da Silva, da DDP – Divisão de Desenvolviomento de Produtos, representando a equipe de desenvolvimento de software, Marco Túlio Domingues do Amaral e Geraldo Martins da Costa, da DCP – Divisão de Controle do Processamento, representando a equipe de emissão de relatórios de telefonia. Foram apresentadas: a forma de acesso, consulta e emissão, pelas próprias unidades acadêmicas e órgãos administrativos, dos relatórios de Centros de Custos e Contas Telefônicas.

Foram convidados Carlos Helmar Duarte, do DAP; Mauro Pena Mundim, do ICEx; Maria Geralda Lopes e Marcos Daniel Machado, ambos da Escola de Engenharia. Estiveram presentes: Robson, representando o DAP e Mauro Mundim, do ICEx, além do Diretor da DCP – Divisão de Controle de Processamento, Helvécio Cossenzo Pinto.

A apresentação foi realizada hoje, dia 29/08, na Sala de Reuniões do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

1764_f5

Informativo


Arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Leandro Júnio, da DAA, está arrecadando brinquedos novos ou usados para o Dia das Crianças. Essa arrecadação destina-se às crianças do Distrito em que se localiza a Fazenda Capitão Felizardo, em Conceição do Mato Dentro.

Até o dia 10 de outubro ele receberá as doações na sala 8013, do CECOM.

As crianças agradecem!


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 30, de 19/08/1999, publicou notícias sobre StarOffice 5.1, provedores da Internet, Power Builder, Sistemático on line, curso da Connet, Programa de Treinamento do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CHEGOU O LX-5320
Chegou ao CECOM, nesta segunda-feira, 16/08, o equipamento Unisys modelo LX-5320, contratado em junho. Este computador, conforme detalhado em artigo técnico publicado em O Sistemático edição no. 23, do dia 1o. de julho/1999, substituirá o atual computador A10. O LX 5320 é um equipamento com arquitetura semelhante ao PC utilizado nas mesas de trabalho do CECOM. Sua configuração é a seguinte:

– 2 CPU Pentium II de 450 MHz
– 240 MH de memória para o lado MCP
– 64 MB de memória para o lado NT
– CD-ROM 32x (compartilhado entre MCP e NT)
– Fita QIC 1GB (compartilhado entre MCP e NT)
– Monitor colorido 17 polegadas + teclado + mouse
– Controladora ETHERNET 10/100 Mb/s
– Controladora SCSI Fast & Wide para discos
– Drive de 3.5” (compartilhadas entre MCP e NT)
– 4 x 9 GB de disco interno (compartilhados entre MCP e NT)

O LX pode trabalhar com dois ambientes: Windows NT e MCP. O ambiente MCP, equivalente ao ambiente operacional do A10, é emulado. Além desses periféricos, serão ligados ao LX as atuais unidades de fita 8mm e rolo, estas cobertas por contrato de manutenção, e os discos USR4000. …

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Renato Adriano Pires Domingos, no dia 31; Leandro Damasceno Pio, no dia 02 de setembro; José Eugênio de Assis Gonçalves, no dia 04; e para os ex-ceconianos: Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Ana Carolina Borges de Andrade, Elizângela Souza Prado e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o. de setembro; Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro Souza Costa, Vânia Márcia Paiva Pacheco e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, Acácio Antônio Vieira Monteiro, Guilherme Viegas de Faria e Talita Caroline Botelho Aleones da Silva, no dia 05.