Sistemático: Edição 1765 – 05/09/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


SEI UFMG tem inclusão de novos tipos de processos no sistema

Diante da demanda observada e do interesse manifestado pela comunidade universitária e visando incentivar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI ) na UFMG, o Comitê de Implantação liberou a inclusão de novos tipos de processos no sistema.

A lista inclui documentos de diversas áreas e pode ser consultada em sua totalidade no site do SEI (sei.ufmg.br).

Os processos referentes a pessoal estão sob avaliação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH).

Demandas não contempladas poderão ser solicitadas à Comissão de Implantação do SEI por meio do e-mail sei@ufmg.br e as solicitações serão analisadas pela Comissão.

1765_f1


Realizados treinamentos sobre o SEI para PRA e PROPLAN

A Comissão Técnica de Implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações da UFMG promoveu esta semana treinamento sobre o sistema para as equipes das Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento.

Os treinamentos, realizados nos dias 03 e 04/09, foram ministrados por Marcelo Lacerda Garcia na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, com carga horária de 4 horas.

A turma do dia 03 foi composta por: Alexandre Naves Magalhães (Proplan/Orçamento), Catiane Alves de Macedo Chaves (DCF/DAC), Fernando Antônio Souza Alvarenga (DCF/Convênios), Janice Pereira da Costa (DCF/Arquivo), Josimary Conceição de Sousa (DCF/DAF), Maria Juliana N. Silva (Diarq), Monalisa Lopes Monteiro (Proplan/Assessoria), Norma Eduarda da Fonseca (Proplan/Gabinete) e Rafael Moreira Felipe (Contabilidade/DCF).

A turma do dia 04 teve a presença de: Ana Carolina Vaz dos Santos (PRA/DPP), Darla Gonçalves Monteiro da Silva (PRA/DAA), Edna de Oliveira Costa (PRA/DLO), Fernando de Souza Guimarães (PRA/DLO), Flávio Henrique Ferreira Sales (PRA/DO), Letícia Mara de Araújo Silva (PRA/DEMAI), Ludmila Moraes Prado (PRA/Secretaria), Matheus Miranda (PRA/DAA), Rute Maria de Paula Martini (PRA/DPFO), Thays Gomes Fernandes Gondin (Proplan), Túlio Vono Siqueira (PRA/DGA) e Wander Paulo Custódio (PRA/DLO).

1765_f5


DRC realiza migração do Sistema de Telefonia do NUPAD

No dia 23/08/2019, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação realizou a migração do sistema de telefonia do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina (NUPAD).

O Núcleo está instalado no quarto e quinto andar da Faculdade de Medicina da UFMG desde junho de 2016 e utilizava um PABX independente (Digitro). Em virtude dos altos valores gastos com a empresa mantenedora e devido ao sistema estar obsoleto surgiu a ideia da migração para a nova central instalada no Campus Medicina.

Esta mudança não foi possível anteriormente por causa da impossibilidade de expansão do equipamento antigo, instalado na Faculdade de Medicina. Com as mudanças para o sistema de telefonia da UFMG (Mxone) será gerada uma grande economia, além de poder oferecer aos usuários recursos que não eram possíveis anteriormente.

Foram responsáveis pela migração Samuel Elias Dutra e Edgard Eustáquio de Morais.

1765_f6


Analista de TI do CECOM apresenta dissertação de Mestrado

O Analista de TI do CECOM, Gladson Otávio Recieri, da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços, apresentou, no dia 30 de agosto, a sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação Aplicada à Biologia Computacional do Centro Universitário Promove.

A dissertação teve o título “Desenvolvimento do protótipo de um dispositivo para o monitoramento online da temperatura em ambiente laboratorial, no contexto da internet das coisas”.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores: Prof. Dr. Luiz Alexandre Viana Magno (Orientador); Profa. Dra. Hélia Tenza Ferrer (Membro externo da banca), Profa. Dra. Kimberly Mari Jones (Membro da banca) e Profa. Dra. Rosângela Silqueira Hickson Rios (Membro interno da banca).

1765_f7

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja , todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de agosto houve um aumento no número de pedidos recebidos em relação ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 70%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de agosto de 2019 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além da Faculdade de Medicina e do ICB.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, destacou-se o reparo de rede telefônica, seguido de programações nas centrais telefônicas e transferência de ramais.

1765_f8

1765_f91765_f10


Campus Pampulha promove vacinação contra o sarampo

Diante do atual cenário epidemiológico e do risco de ocorrência de novos casos do sarampo, a UFMG está realizando uma campanha de vacinação contra a doença. A ação, que busca ampliar a cobertura vacinal de pessoas de 15 a 49 anos e termina no próximo dia 13, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu).

A UFMG recebeu 2,6 mil doses da vacina tríplice viral – que previne contra sarampo, caxumba e rubéola – da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para realizar em suas instalações a chamada intensificação vacinal. “Apesar de a vacina estar disponível nos centros de saúde, apenas 50% da população têm cobertura para o sarampo. Por isso, esse processo é tão importante”, afirma Catarina Coelho, diretora da Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast). …

A cada dia, uma unidade diferente no campus recebe a equipe de vacinação, das 9h às 12h e das 13h às 17h. No posto do Dast, a vacina é aplicada todos os dias, das 18h às 21h – no dia 13, a vacinação no Dast também ocorrerá nos horários diurnos. As doses estão disponíveis para a comunidade universitária, prioritariamente para alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

Os interessados devem levar cartão de vacina e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais. As escalas em cada unidade do campus Pampulha estão disponíveis no endereço https://ufmg.br/comunicacao/eventos/vacinacao-contra-sarampo-da-populacao-do-campus-pampulha-ufmg. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sast@prorh.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4315.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/vacina-contra-sarampo-esta-disponivel-para-comunidade-academica – 05/09/2019)


Desligamento de energia elétrica no dia 15 de setembro

Conforme comunicado do Departamento de Manutenção e Infra Estrutura – DEMAI, no dia 15/09 (domingo) haverá desligamento programado de energia elétrica no Campus UFMG Pampulha a partir das 9h.

As unidades afetadas serão:

– Biblioteca Central
– ICB subestação K linha azul ligada/sem energia CEMIG
– ICB subestação C linha azul ligada/sem energia CEMIG
– ICB subestação E linha azul ligada/sem energia CEMIG
– Reitoria linha gerador ligada/sem energia CEMIG
– CAD 1
– Praça de Serviços

O horário definido para religamento da energia elétrica será às 14h.


IX Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos Técnicos-Administrativos em Educação

Estão abertas as inscrições para a IX Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação – integrada à Semana do Conhecimento UFMG 2019.

A Jornada ocorrerá no dia 16/10/2019, das 08h30 às 17h30 no Campus Pampulha e no ICA em Montes Claros. As inscrições para a apresentação de trabalhos acadêmicos serão realizadas no período de 02 a 13 de setembro de 2019, no endereço eletrônico: https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/prorh – no link “Inscrições”.

Prazos e condições para inscrição e participação estão estabelecidos no Edital PRORH disponível no endereço eletrônico: https://www.ufmg.br/prorh/noticia/ix-jornada-de-apresentacao-do-conhecimento-produzido-pelos-tecnico-administrativos-em-educacao.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 32, de 02/09/1999, foi a Edição Comemorativa do número 1000. A edição, em formato especial, apresentou um pequeno retrospecto do que foi O Sistemático nas mil semanas em que foi editado, com depoimentos, recortes de notícias, piadas e charadas que nele foram divulgadas. E uma charge de brinde.

1765_f11

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudio Costa, no dia 08; e para os ex-ceconianos Laertes Junqueira, Acácio Antônio Vieira Monteiro, Guilherme Viegas de Faria e Talita Caroline Botelho Aleones da Silva, no dia 05; Hélio Chachan, no dia 07; Renato Machado Righi, Alyne Carvalho Oliveira e Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Rogério Soares Pinheiro e Salatiel Ribeiro dos Santos, no dia 11; e Maria Lúcia Adorno, no dia 12.