Sistemático: Edição 1766 – 12/09/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Segue em andamento o trabalho de reconfiguração de equipamentos da Rede sem Fio

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação está realizando a reconfiguração de equipamentos da rede sem fio nas unidades da UFMG, trabalho destinado a sanar problemas de desempenho.

Considerando a organização da rede sem fio da Universidade, as atividades que precisam ser realizadas dependem da intervenção direta das equipes de TI locais, trabalhando em colaboração com a equipe da DTI.

Em alguns casos, tem surgido dificuldades na programação com essas equipes, atrasando, assim, o processo. Por sua vez, a DTI solicitou às diretorias das unidades prioridade a essas tarefas na alocação dos técnicos de TI das unidades.

Existem em torno de 800 pontos de acesso na universidade a ser em reconfigurados; destes, cerca de 280 já foram migrados para a nova infraestrutura.

No momento, o andamento do processo de migração das configurações é o seguinte:

– sem ocorrência de problema: Reitoria, CAD1 e CAD2;

– atividades de migração encerradas: Veterinária, Letras e CAD3;

– atividades praticamente encerradas: FACE e ICB;

– atividades em andamento: EEFFTO, Direito, Farmácia e Medicina;

– nas demais unidades, o processo ainda não foi iniciado.

Os problemas identificados são devidos à evolução das tecnologias de rede dos dispositivos móveis dos usuários (p.ex., smartphones e notebooks), enquanto a maior parte da rede sem fio da universidade é atendida por equipamentos de tecnologia adquirida e instalada em 2012. Com isso, tem ocorrido degradação de desempenho da rede sem fio, mesmo em locais anteriormente com bom nível de cobertura.

Para sanar os problemas verificados é necessário que sejam feitas modificações de configuração nos equipamentos (pontos de acesso) nas unidades e órgãos, migrando-os para a nova infraestrutura.


UFMG implanta Repositório Institucional

Em 06/09/2019 foi implantado em produção e disponibilizado ao acesso público o Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG).

O RI-UFMG constitui um ambiente que armazena a produção intelectual (científica, técnica, artística e cultural) da UFMG em formato digital, permitindo a busca e recuperação da informação. Tem o propósito de reunir, preservar, disseminar e promover o acesso aos recursos digitais criados pela comunidade UFMG a fim de proporcionar o intercâmbio intelectual, a criatividade, o conhecimento e a inovação. O Repositório está construído na plataforma DSpace, software livre desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a companhia Hewlett-Packard (HP).

A implantação do RI-UFMG é resultado de um estudo iniciado em 2015 e da parceria estabelecida entre a Diretoria de Governança Informacional (DGI), a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), o AVAS 21 da Faculdade Medicina, a Diretoria de Tecnologia da Informação e o Centro de Computação da UFMG (DTI/CECOM) e a Biblioteca Universitária – Sistema de Bibliotecas da UFMG (BU-SB/UFMG).

Pelo CECOM, participaram do projeto Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Gessy Caetano da Silva Júnior, Bruno Oliveira de Carvalho e Rodrigo Couto Zeferino.


Entrega da Medalha Mendes Pimentel marca aniversários da UFMG e FUMP

Durante a entrega da Medalha Mendes Pimentel, que marcou o aniversário de 92 anos da UFMG e de 90 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a reitora Sandra Regina Goulart Almeida admitiu que, diante da situação crítica por que passam as universidades federais, chegou a pensar em não realizar a cerimônia. Mas decidiu manter a solenidade por causa de seu valor simbólico. “Reverenciar essas pessoas que nos inspiram é ato de altivez e resistência”, justificou a reitora.

A cerimônia, realizada no auditório da Reitoria na noite do dia 9, homenageou com a medalha os ex-reitores Jaime Arturo Ramírez, Clélio Campolina Diniz, Ronaldo Tadeu Pena, Ana Lúcia Gazzola, Francisco César de Sá Barreto e Tomaz Aroldo da Mota Santos, além dos professores José Israel Vargas, Roberto Assis Ferreira, Henrique Cláudio de Lima Vaz (padre Vaz) e Jorge Brovetto Cruz – os dois últimos in memoriam.

Também foram homenageadas figuras que contribuíram para o trabalho que a Fump desenvolve no campo da assistência estudantil: o professor Edgard Carvalho Silva (in memoriam), incentivador das políticas de inclusão, ex-conselheiro e ex-padrinho da Fundação; Romeu Cardoso Guimarães, que em 2010 tornou-se o primeiro doador da bolsa apadrinhamento da Fump; professora Maria Carmen Fonseca Serpa Carvalho, aluna assistida nível 1 na década de 1980 e primeira madrinha da Fundação; Roque Almeida, investidor de startups, parceiro e padrinho da Fump; e o Instituto Bancorbrás, que apadrinha estudantes assistidos desde 2010.

Os 90 anos da Fump foram abordados em vídeo da TV UFMG exibido durante a cerimônia.

Mas o grande reverenciado da noite foi justamente o personagem que inspirou a homenagem: o jurista e professor Francisco Mendes Pimentel, primeiro reitor da Universidade.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/esta-cerimonia-e-ato-de-altivez-e-resistencia-diz-sandra-goulart-almeida – 10/09/2019)


Mudanças no controle de Ponto Eletrônico

No dia 27/08, a Pro-Reitoria de Recursos Humanos promoveu um evento para apresentação de mudanças no controle de Ponto Eletrônico dos servidores da UFMG.

Para que todos estejam bem informados sobre as alterações e demais funcionalidades que foram implementadas no SISCAF- Sistema de Controle e Apuração da Frequência da UFMG, é necessário assistir ao vídeo do evento em https://www.youtube.com/watch?v=XZjsSg9JDuY.

As mudanças estão em vigor desde o dia 02 de setembro.


Analista de TI do CECOM apresenta dissertação de Mestrado

O Analista de TI do CECOM, Felipe Ribeiro de Oliveira, da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços, apresentou no dia 27/08/2019, a sua defesa de dissertação do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação aplicada à Biologia Computacional do Centro Universitário Promove.

A dissertação teve o título “Soluções de armazenamento, processamento e validação de informações biológicas e de saúde que utilizam a tecnologia Blockchain”.

A Banca Examinadora foi composta por: Profa. Dra. Rosângela Silqueira Hickson Rios (Orientadora); Prof. Dr. Luiz Alexandre Viana Magno, Profa. Dra. Salete Maria de Fátima Silqueira e Profa. Dra. Kimberly Marie Jones.

1766_f1

Informativo


ProRH promove curso de Elaboração de Projetos de Mestrado e Doutorado

A PRORH, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal do DRH (DDP) , ir á promover o curso de Elaboração de Projetos de Mestrado e Doutorado, previsto no Plano Anual de Capacitação 2019, voltado para os servidores técnico-administrativos em educação da UFMG que possuem nível superior.

O objetivo de curso é preparar os servidores TAEs quanto à elaboração de um projeto de pesquisa, por ser este um elemento necessário tanto no processo seletivo quanto no próprio curso de pós-graduação.

Serão ofertadas 4 turmas com 25 vagas em cada uma. As aulas serão ministradas no período de setembro a dezembro/2019. A carga horária total é de 60 horas (30 horas presenciais e 30 horas no ambiente virtual – Moodle).

As inscrições devem ser feitas no período de 11 a 16 de setembro de 2019 (até às 13h) no link: http://twixar.me/98Y1.


PRA planeja mais uma coleta de resíduos eletroeletrônicos

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-Reitoria de Administração (PRA), está viabilizando mais uma coleta de resíduos eletroeletrônicos não patrimoniados nas unidades acadêmicas e administrativas do Campus Pampulha.

A coleta ocorrerá no dia 30/09.

As unidades devem realizar um levantamento da quantidade de resíduos eletroeletrônicos existente em suas dependências para repassar a informação ao DGA, até o dia 27/09. O DGA pode receber, também, resíduos eletroeletrônicos da comunidade universitária, pois essa coleta não gera custos para a Universidade.

São resíduos eletroeletrônicos: monitor, teclado, mouse, laptop, CPU, rádio, impressora, telefone, eletrodomésticos e equipamentos de comunicação e informática em geral.


Desligamento de energia elétrica no dia 15 de setembro

Conforme comunicado do Departamento de Manutenção e Infra Estrutura – DEMAI, no dia 15/09 (domingo) haverá desligamento programado de energia elétrica no Campus UFMG Pampulha a partir das 9h.

As unidades afetadas serão:

– Biblioteca Central
– ICB subestação K linha azul ligada/sem energia CEMIG
– ICB subestação C linha azul ligada/sem energia CEMIG
– ICB subestação E linha azul ligada/sem energia CEMIG
– Reitoria linha gerador ligada/sem energia CEMIG
– CAD 1
– Praça de Serviços

O horário definido para religamento da energia elétrica será às 14h.


Congresso na UFMG aborda desenvolvimento sustentável e produtos naturais

A primeira edição do Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade recebe inscrições para participação até o dia 22 deste mês. O evento, organizado pelo Departamento de Química da UFMG, será realizado nos dias 21 e 22 de outubro no CAD 3, campus Pampulha.

Em perspectiva interdisciplinar, o congresso abordará a relação entre biodiversidade e sustentabilidade no âmbito de três áreas temáticas: produtos naturais bioativos e suas aplicações, recursos naturais e desenvolvimento sustentável e a ciência e a interdisciplinaridade na América Latina. …

Diversidade – A programação é composta de mesas-redondas, apresentações temáticas e orais, sessão de pôsteres e palestras técnicas. No primeiro dia, o professor Fernão Castro, do Departamento de Produtos Farmacêuticos da UFMG, e a professora Cláudia Maria Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina, abordam casos de sucesso sobre produtos naturais. Na parte da tarde, a atuação da AUGM na América Latina será o assunto de uma das mesas-redondas.

A professora emérita Alaíde Braga de Oliveira, que será homenageada ao fim do evento, fará a conferência de abertura do segundo dia. Os novos alimentos para um futuro sustentável são o tema da mesa-redonda comandada pelas docentes Adriana Franca, da UFMG, e Sonia Sgroppo, da Universidad Nacional del Nordeste, da Argentina, respectivamente. Os melhores trabalhos serão premiados em sessão de encerramento. A programação está disponível no site do evento.

As inscrições dão direito a CD com Livro de Resumos, participação em todas as sessões, apresentação de um trabalho (pôster ou oral) e certificado de participação. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail congressoSBS2019@gmail.com.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/congresso-aborda-desenvolvimento-sustentavel-e-produtos-naturais – 12/09/2019)


Arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Leandro Júnio, da DAA, está arrecadando brinquedos novos ou usados para o Dia das Crianças. Essa arrecadação destina-se às crianças do Distrito em que se localiza a Fazenda Capitão Felizardo, em Conceição do Mato Dentro.

Até o dia 10 de outubro ele receberá as doações na sala 8013, do CECOM.

As crianças agradecem!


Campanha de doação de brinquedos e livros infantis

1766_f2


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 33, de 09/09/1999, publicou notícias sobre Sistema SICCOR, Starter Plan do LX-5320, nova página da UFMG na Web, seminário da Divisão de Aplicativos e Sistemas, migração do Informix, comemoração do no. 1000 de O Sistemático, entre outras. A notícia que se destacou foi:

METAFRAME EM PRODUÇÃO
Na sexta-feira, dia 03, foi realizada reunião envolvendo diversas divisões do CECOM, com o objetivo de liberar definitivamente o servidor MetaFrame para produção. Nesta reunião, foram tratados diversos aspectos relacionados à segurança, disponibilidade de acesso, aquisição de software antivírus, criptografia, acesso à web, acompanhamento de desempenho, back-up, controle de licenças, impressão remota e procedimentos de operação.

Participaram da reunião: pela Diretoria, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Aleixina Maria Lopes Andalécio; pela DAS, João Carlos Lages e César de Almeida Correia; pela DAC, Fernando Frota Machado de Morais, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Iremar Nunes de Lima; e pela DCP, Helvécio Cossenzo Pinto.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Gladson Otávio Recieri, no dia 17; Bruno César de Souza Santos, no dia 19; e para os ex-ceconianos: Maria Lúcia Adorno, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza, Diego Amadeu Duarte de Morais Santana e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13; e Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17.