Sistemático: Edição 1767 – 19/09/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Realizado treinamento sobre o SEI para ProRH

A Comissão Técnica de Implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações da UFMG promoveu treinamento sobre o sistema para a equipe da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Esse treinamento foi o primeiro realizado sobre Modelagem de
formulários no SEI.

O treinamento, realizado nos dias 16 e 17/09, foi ministrado por Marcelo Lacerda Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, com carga horária de 8 horas.

A turma foi composta por: Alexandra Nascimento da Silva (ProRH), Bruna Lana Camargos Costa (CPPD), Cinthia Mara Oliveira e Souza (ProRH), Lilian Dominguez Santana (DAST), Luana Medeiros R. Araújo (ProRH), Lúcia Cristina dos Santos Sousa (DAP), Mara Cristina Gomes Rosa (CPPD), Marcos Valpin Júnior (Diarq), Maria Juliana Nunes da Silva (Diarq), Mariana Branquinho Macedo (DRH), Naiara Rocha Guarim Alves (ProRH), Natalia G. Santos (DRH), Raquel Serafim (DRH), Yanne Cristina Ribeiro Orozimbo (DAST).

1767_f1


CECOM participa da reunião preparatória para 14o. Fórum de Proteção ao Conhecimento

No dia 19/09/19, a Agência Brasileira de Inteligência promoveu uma reunião com membros da equipe de TI de diversos locais. A reunião tinha como objetivo levantar aspectos técnicos de segurança do sistema no âmbito das operações realizadas no SEI que envolvem conhecimento sensível ou sigiloso. Esta reunião é preparatória para o 14º Fórum de Proteção do Conhecimento, que acontecerá no dia 28/11/19, no Auditório do CIT SENAI FIEMG. Este fórum terá como tema “Boas práticas em gestão da segurança da documentação sensível em meios eletrônicos”, tendo em vista, principalmente, o cenário atual de implantação do SEI nos órgãos e empresas públicas.

Na reunião foram abordadas ações que as equipes de TI dos órgãos estão tomando ou planejando, sobre a segurança do documentos que contém informações sensíveis.

Participaram do evento representantes dos seguintes órgãos: CEFET/MG, CDTN, Banco Central, Epamig, Funed, TCE, TJMG e UFOP. Representando a UFMG estavam presentes os servidores do CECOM e membros da Comissão de Implantação do SEI: Karina Flaviana Ribeiro e Leandro Duarte de Assis.

A reunião foi conduzida pelo Srº Antônio dos Santos e Srª Alessandra Castro, servidores da ABIN.


Analista de TI da DDP participa do Encontro DOSVOX

O Analista de TI da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, André Campos de Carvalho, esteve participando do XXII Encontro Nacional de Usuários do DOSVOX, no período de 12 a 15 de setembro, em Curitiba, Paraná.

O encontro é destinado à inclusão de Pessoas com Deficiência de Visão para trabalhar com Computadores, através de utilização de tecnologia denominada DOSVOX.

Na programação do evento, além dos aspectos técnicos da ferramenta desenvolvida pela UFRJ, com o professor Antônio Borges e sua equipe, muita conversa sobre inclusão social de PcDV, inclusive com a participação de representantes do governo federal, de secretária que cuida de direitos da pessoa com deficiência, com o qual foi realizado um debate e feita troca de informações.

A cada ano, o grupo de todo o Brasil, escolhe uma localidade para sediar o evento, por meio de eleição democrática. E Curitiba foi escolhida neste ano de 2019 para sediar o XXII Encontro.

1767_f2

Informativo


Curso Práticas Pedagógicas: Comunicação em Público e Uso de Recursos

A PRORH, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal do DRH (DDP) irá promover, o curso de Práticas Pedagógicas: Comunicação em Público e Uso de Recursos, previsto no Plano Anual de Capacitação 2019, voltado para os servidores técnico-administrativos em educação da UFMG.

O objetivo do curso é aprimorar a capacidade de comunicação dos servidores, a partir de reflexões que possibilitem (re)conhecer: as diferentes concepções de educação, os aspectos socioemocionais, a importância do planejamento, a avaliação da aprendizagem, além das potencialidades de diversos recursos pedagógicos.

Serão ofertadas 25 vagas. As aulas serão ministradas nos meses de setembro e outubro/2019. A carga horária total é de 25 horas (15 horas presenciais e 10 horas no ambiente virtual – Moodle).

O período de Inscrições é de 17 a 23 de setembro de 2019 (até as 10h).

Link das inscrições: https://bit.ly/2kRa9Dx

Dúvidas: pac@drh.ufmg.br


PRA planeja mais uma coleta de resíduos eletroeletrônicos

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-Reitoria de Administração (PRA), está viabilizando mais uma coleta de resíduos eletroeletrônicos não patrimoniados nas unidades acadêmicas e administrativas do Campus Pampulha.

A coleta ocorrerá no dia 30/09.

As unidades devem realizar um levantamento da quantidade de resíduos eletroeletrônicos existente em suas dependências para repassar a informação ao DGA, até o dia 27/09. O DGA pode receber, também, resíduos eletroeletrônicos da comunidade universitária, pois essa coleta não gera custos para a Universidade.

São resíduos eletroeletrônicos: monitor, teclado, mouse, laptop, CPU, rádio, impressora, telefone, eletrodomésticos e equipamentos de comunicação e informática em geral.


Falecimento

Faleceu nesta madrugada, dia 19/09/2019, Tiago Valadares Frota Morais, filho de Cristina e Fernando Frota. O velório está sendo realizado no Cemitério do Bonfim, velório número 1, e o sepultamento está marcado para as 16h30.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 34, de 16/09/1999, publicou notícias sobre seminário da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, leitura dos formulários de avaliação das disciplinas da graduação, INFOCOB’99, I Seminário Internacional de Educação a Distância, Programa de Treinamento do CECOM, Programa de Treinamento do CECOM para a Fiat, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LX 5320
Encerrada a fase inicial de instalação e configuração do LX 5320, que irá substituir o mainframe A10, foi realizada reunião das diretorias do CECOM, com a finalidade de rever e adequar o cronograma de execução das atividades necessárias à migração do ambiente de trabalho para o novo equipamento.

Dentre as principais atividades previstas, já foram realizadas: implantação de controle manual de fitas magnéticas (o controle automático é feito pelo software INFOGUARD, cuja contratação foi descontinuada); migração da comunicação das leitoras óticas para o protocolo TCP/IP ( o anteriormente usado era o LCW, que necessita do processador de comunicação CP2000, o qual será desativado); treinamento inicial no uso do equipamento; e definição da distribuição dos discos. Estão em andamento: substituição dos terminais utilizados pela DPC por microcomputadores, de forma a liberar o CP2000; criação do ambiente de login; e definição de alternativa para impressão de grandes volumes.

A migração dos bancos de dados de teste deve ser feita até o dia 30/09 e a dos bancos de produção está prevista para o período de 09 a 12/10, aproveitando o feriado de Nossa Senhora Aparecida, que cairá numa terça-feira. Se tudo correr como planejado, o A10 será desligado no dia 19/11/1999.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Bruno César de Souza Santos, hoje, dia 19; Mateus Andrade Rezende, no dia 23; e para os ex-ceconianos: Ênio Fernando Vilela e André Luiz Cioffi, no dia 19; Edésio Costa e Silva, Gustavo Campos Ferreira Guimarães e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21; Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22; e Janer Olinto de Andrade, no dia 26.