Sistemático: Edição 1768 – 26/09/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Avança o processo de migração de equipamentos da Rede sem Fio

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação está realizando a migração de equipamentos da rede sem fio Motorola nas unidades da UFMG, com o objetivo de sanar problemas de desempenho.

A migração da rede WiFi para a nova controladora encontra-se da seguinte forma:

– FACE, ICB, EEFFTO, Farmácia, FALE e CAD3: migrações já concluídas. Os APs dos Auditórios da Engenharia também já foram migrados;

– Veterinária: faltam 3 APs para conclusão das migrações;

– Faculdade de Direito: iniciado o processo de migração, porém a configuração deverá ser refeita pelos técnicos de TI da unidade para a DTI dar continuidade ao processo;

Atualmente, 328 APs se encontram funcionando na nova estrutura e 459 APs ainda se mantém na estrutura antiga.

As atividades que precisam ser realizadas dependem da intervenção direta das equipes de TI locais, trabalhando em colaboração com a equipe da DTI.

Em alguns casos, tem surgido dificuldades na programação com essas equipes, atrasando, assim, o processo. Por sua vez, a DTI solicitou às diretorias das unidades prioridade a essas tarefas na alocação dos técnicos de TI.


CECOM promove curso de Bizagi para DRI

Atendendo à uma solicitação da DRI – Diretoria de Relações Internacionais, o CECOM está promovendo um curso sobre o Bizagi para funcionários daquele órgão, hoje e amanhã, dias 26 e 27/09.

O curso apresenta a ferramenta Bizagi para a modelagem de processos, a notação BPMN (Notação de Modelagem de Processos de Negócio) e melhores práticas de modelagem.

O treinamento está sendo ministrado por Marcelo Lacerda Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Esta é a segunda turma a ser treinada da DRI, e tem a participação de: Alessandra Moreira Rocha, Arthur Mansur Andrade, Flávia Maria Batista Caldeira de Souza, Guilherme Phillip Guimarães Oliveira, Janete Marques Roland, Katherine Rodrigues Alves, Lucas Leonardo Ribeiro Pacheco, Luiza Meireles Araújo Gomes, Rafaela Beatriz Silva Avelino de Castro e Thatiana Marques dos Santos.

1768_f1


DAA promove mini curso sobre cálculo do rateio de contas telefônicas

Por solicitação do Hospital das Clínicas, no dia 25/09, Mary Takeda Barbosa, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, apresentou um mini curso sobre o Cálculo do Rateio de Contas Telefônicas para funcionários do HC.

O programa incluiu:

– Rateio dos valores das faturas, com base nos valores apurados no Sistema de tarifação.

– Apresentação dos cálculos de revisão de faturas de serviços de Telefonia fixa e móvel.

A apresentação aconteceu na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 9h às 12h, com a presença de Gilberto Marques Barbosa, do Setor de Telefonia, e Tamiris Carolina Alves da Mata, da Área Administrativa.

1768_f2

Informativo


Semana do Servidor da UFMG tem início no dia 30

A PRORH comunica a realização da Semana do Servidor 2019. Este ano o evento terá como tema central “A Saúde no Trabalho” e as ações acontecerão entre os dias 30 de setembro e 26 de outubro de 2019.

Para subsidiar a discussão desta relevante temática, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio do seu Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador – DAST/PRORH, tratou e analisou dados dos atendimentos médicos realizados, de adicionais ocupacionais, dos Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA’s, de acidentes em serviço e de reabilitação funcional, entre 2016 a 2018, por Unidade da UFMG. Os resultados das análises serão apresentados nas respectivas Unidades, por meio de Oficinas, durante a Semana do Servidor.

A ProRH salienta a importância do envolvimento dos servidores, docentes e técnicos administrativos das Unidades na Semana do Servidor, evento que tem contribuído para a discussão e a elaboração de políticas de recursos humanos nesta Universidade.

Conforme o cronograma do evento em que cada unidade será visitada, a Roda de Conversa com apresentação pelo DAST de dados de 2016 a 2018 do adoecimento dos trabalhadores da UFMG com ênfase para os trabalhadores da Administração Central e Órgãos Especiais, será realizada no dia 09/10/2019, no horário de 9h às 12h, no Auditório da Reitoria.

No dia 25/10 será realizada Mesa Redonda, quando serão apresentados os Resultados de Estudos realizados por servidores da UFMG referente à Temática: Saúde no trabalho na UFMG, no Auditório da Reitoria, no horário de 9h às 12h.

O encerramento da Semana do Servidor 2019 será marcado com uma festa no CEU – Centro Esportivo Universitário, no dia 26/10.


Uma visita diferente: Janela digital permite que público conheça exposições sem entrar no Espaço do Conhecimento UFMG

Já pensou em conhecer o que há no museu sem ter que entrar nele? O Espaço do Conhecimento UFMG mostra para o público que passa pela Praça da Liberdade curiosidades sobre suas exposições. Até o dia 29 de setembro, a partir das 19h, a Fachada Digital se transforma numa Janela Digital. A intervenção faz parte da programação especial preparada para a Primavera dos Museus deste ano.

Pela Fachada Digital serão projetados vídeos de mediadores com temas curiosos: como se dá a evolução humana? Como eram os grandes mamíferos? Como surgiu o mundo? Essas e outras questões, tratadas na mostra Demasiado Humano, serão contadas por meio da grande tela que ilumina a praça.

Fachada Digital – A Fachada Digital é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício numa grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas. Ao lado dos prédios históricos que compõem o Circuito Liberdade, os painéis digitais atraem os olhares de pedestres e motoristas que passam pela região diariamente, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço do Conhecimento.

Primavera de Museu – A programação integra a Primavera dos Museus, temporada cultural que acontece todos os anos sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, em sua 13ª edição, o órgão traz o tema Museus por dentro, por dentro dos museus. O objetivo é apresentar outro lado dessas instituições, estreitando a relação com os públicos visitantes.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o governo de Minas. Está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

O Espaço do Conhecimento UFMG está localizado na Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte.

(Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31)3409-8352 / 98797-0352 – espacoufmg.comunicacao@gmail.com – www.espacodoconhecimento.org.br)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 25/09/2019)


Dia da Secretária

No dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária. Os parabéns para Carolina Santos Alves e Rosa Amélia dos Santos.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 35, de 23/09/2019, publicou notícias sobre liberação do HP modelo G-30 para o HC, visita da ECT ao CECOM, I Seminário Internacional de Educação a Distância, avaliação da graduação, entre outras.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Rosa Amélia dos Santos, no dia 30; e para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; Gino Ottoni Durante e Aléxia Maria Müller de Gouvêa, no dia 29; Alexandre Francisco Fonseca de Morais, Allan Ibrahim Peron e João Carlos Bretas Leite, no dia 1o. de outubro; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; e Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03.