Sistemático: Edição 1769 – 23/01/2020

 

Notícias:

Retrospectiva 2019:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Primeira edição de 2020

Após 3 meses sem ser editado, por licença prêmio na Redação, O Sistemático retorna para registrar o trabalho realizado no CECOM/DTI.

Com o objetivo de não deixar no esquecimento fatos ocorridos no período, de outubro a dezembro de 2019, esses serão agora registrados em suas páginas.

Muitas coisas aconteceram durante o ano de 2019, com desenvolvimento de muitos trabalhos, treinamentos, promoção e participação em eventos, saídas de servidor (Miguel), colaboradores (Antônio Carlos, Beto, Luiz Alberto, Euler, Diego Brandão e Vítor Melo), estagiários, como também aposentadoria (Frota). Mas também foram recebidos nas equipes do CECOM servidores vindos de outros órgãos (Anne) e classificados no último Concurso Público (Roger, Armando e Lázlo), além do colaborador (Rafael Carneiro) e estagiários. Foram muitas novidades, muitos percalços, algumas alegrias, tristezas, mas sempre todos juntos e continuando o caminho. Não se pode esquecer que em 04/11/2019 o CECOM completou 49 anos com a publicação da Portaria de sua criação (Portaria no. 569, de 04/11/1970) Mais 1 ano pela frente, com esperança de dias melhores, de deixar para trás coisas que nunca deveriam ter acontecido e aguardar para registrar muitas coisas boas, muita notícia interessante.

A Redação agradece a expectativa do retorno de O Sistemático e espera continuar recebendo a atenção que sempre recebeu de todos, com a mesma colaboração e incentivo para mostrar a que veio fazer no CECOM.


WTICIFES faz Chamada de Trabalhos

O XIV Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) é um evento específico, direcionado aos órgãos de TIC das IFES.

Neste ano de 2020, o WTICIFES será realizado em João Pessoa, durante os dias 2, 3 e 4 de junho de 2020, e terá como tema “A TIC e a gestão de processos como estratégias de inovação e sustentabilidade nas IFES”.

Integrado ao XIV WTICIFES, acontecerá o V Encontro dos Escritórios de Processos das IFES, momento para compartilhar conhecimentos e práticas referentes a gestão por processos das IFES, quando serão abordados temas como: análise, desenho, execução, monitoramento e controle, visando alcançar resultados relevantes e alinhados aos objetivos estratégicos das IFES.

Já foram definidas as datas para submissão de artigos para os eventos XIV WTICIFES e V EEP, que será no período de 13/01/2020 até 01/03/2020.

Mais informações sobre hospedagem, local do evento e submissão dos trabalhos encontram-se no site: http://www.ufpb.br/wticifes2020/

As novidades do WTICIFES podem ser acompanhadas nas redes sociais do evento:
https://www.facebook.com/wticifes2020
https://www.instagram.com/wticifes2020
https://www.facebook.com/EEP.IFES


Instituto de Ciências Agrárias tem a velocidade de Internet duplicada

Com a finalização das configurações pela empresa que mantem o link, American Tower, entre o Campus Pampulha e o ICA, a nova conexão foi duplicada, passando de 100Mbps para 200Mbps, para melhor atender a todo o Campus.

Esta é uma demanda antiga do campus de Montes Claros, já que a antiga conexão estava sobrecarregada.

Com a alteração da velocidade, a comunidade acadêmica terá uma melhor experiência ao acessar serviços disponibilizados pela instituição, além de melhor vazão para a internet.


UFMG inicia Avaliação de Desempenho 2019

Desde o dia 13 de janeiro está aberto o sistema para preenchimento de todos os formulários da Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da UFMG, relativos ao ano de 2019.

O CECOM elaborou o seu próprio cronograma dentro dos prazos definidos pela ProRH, que foi enviado a todos os seus servidores. A intenção do CECOM é encerrar o processo da Avaliação de Desempenho da equipe até o dia 06/03/2020.


Inventário 2019 do CECOM em fase de encerramento

Desde outubro 2019, a Comissão Inventariante do CECOM encontra-se empenhada nos trabalhos de localização dos bens sob a sua guarda.

Fazem parte da Comissão Inventariante: Ivan Santana Santos (Presidente), Antônio Higino Manoel Machado (DRC), Bruno César Souza Santos (DDP), Bruno Gomes de Souza (DIS), Carolina Santos Alves (DGE), Marco Túlio Domingues do Amaral (DCP), Mary Takeda Barbosa (DAA), Roger Rubens Machado (DPS) e Samid Eduardo da Silva Reis (DAC). A Comissão entregará esta semana o Relatório Final dos trabalhos para a Diretoria do CECOM.

Retrospectiva 2019


CECOM apresenta teste do Sistema Acadêmico do Centro Pedagógico

Nos dias 07 e 08/10/2019, o CECOM promoveu uma apresentação para o Centro Pedagógico da UFMG do teste de aceitação do Sistema Acadêmico do CP, com a presença de professores e funcionários daquela unidade.

Durante a apresentação, realizada pelo Analista de TI Leandro da Cunha Campos, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, foram demonstradas as principais funções do sistema, avaliação de alunos e diário de classe.

O intuito da apresentação do teste foi o de anotar sugestões de melhorias, encontrar erros de especificação, bugs, além de treinamento dos professores do CP.

O Sistema Acadêmico do Centro Pedagógico entrou em produção e será utilizado no início do ano letivo de 2020.

A apresentação foi realizada na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

1769_f1_1

1769_f2


Analista de TI do CECOM foi agraciada com o Prêmio UFMG de Teses

No dia 14/10/2019, no auditório da Reitoria, ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses – Edição 2019, em reconhecimento às melhores teses defendidas nos programas de pós-graduação da UFMG no ano de 2018. A premiação integrou a programação da 28ª Semana do Conhecimento.

Os autores dos melhores trabalhos defendidos em 2018 foram escolhidos por comissão ad hoc instituída pela Câmara de Pós-graduação agrupadas em três grandes áreas do conhecimento. Foram inscritas 57 teses nas três grandes áreas de conhecimento. O grupo das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde indicou 24 trabalhos. A grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias foi representada por 11 teses, e o grupo das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes indicou 22 teses. Seus autores receberam certificados.

Entre os autores do grupo das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, estava a Analista de TI Patrícia Nascimento Silva, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, com a melhor tese do Curso Gestão e Organização do Conhecimento.

1769_f3


DTI e CECOM participam do 36o. INFORUSO

A SUCESU Minas promoveu nos dias 01 e 02/10/2019, a 36ª edição do Inforuso, realizado no Palácio das Artes.

Nesses 2 dias, o Diretor de TI da UFMG, Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, e a Analista de TI da DPS – Divisão de Processos e Segurança, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, participaram do evento assistindo algumas palestras do programa.

O Inforuso é o mais tradicional evento de Tecnologia da Informação de Minas Gerais e este ano, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), fez parte da FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia).

O tema principal desse ano foi “O Humano Digital”. Os maiores especialistas do assunto colocaram Minas no centro do cenário tecnológico do país ao abordarem as relações humanas na Sociedade 5.0.

1769_f4


Realizado treinamento SEI para PRA e PROPLAN

A partir de janeiro de 2020, os processos referentes aos setores de Contabilidade, Patrimônio e Compras passarão também a tramitar pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em continuidade ao processo de implantação do Sistema na UFMG, iniciado em 2019, na área de Recursos Humanos.

Como parte do processo de implantação, foi realizado no período de 14 a 25/10 um treinamento básico do SEI, tendo como público alvo multiplicadores indicados pela PRA (Pró-Reitoria de Administração) e PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento).

O curso, com carga horária de 4 horas, teve como instrutor Marcelo Lacerda Garcia, membro da Comissão de Implantação, tendo como local de realização o CAD 2.

A participação foi aberta a outros órgãos, tendo sido treinados 220 servidores das áreas financeira, contábil e compras.

O CECOM participou do treinamento com Cíntia Campos Silva, no dia 14; e Elizeba Henrique Januário, no dia 17.


CECOM recebe novo Analista de TI

O CECOM recebeu, no dia 1o. de outubro, o Analista de TI Armando Geraldo Araújo de Carvalho, aprovado em Concurso Público.

Armando de Carvalho foi lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Ele é formado em Análise e Desenvolvimnento de Sistemas pela UNOPAR e tem Especialização em Direito Administrativo. Antes de vir para a UFMG, Armando trabalhou durante 6 anos no IFMG – Instituto Federal de MG, como Assistente em Administração, atuando na área de TI – suporte.

1769_f5


Saída de estagiários

Os estagiários Eugênio Ribeiro da Silva e Guilherme Aquim Filho encerraram seus estágios no CECOM.

Eugênio Ribeiro, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, saiu no dia 14/10 e Guilherme Aquim, da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, saiu no dia 28/10.

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Geraldo Martins da Costa, hoje, dia 23; Elizeba Henrique Januário, no dia 25; Helvécio Cossenzo Pinto, no dia 28; e Gabriela Duarte Lanza, no dia 29. E os parabéns para os ex-ceconianos: Bárbara Coelho Alves Pereira, no dia 23; Fabrício Rodrigues de Oliveira, no dia 25; Izilda Costa Chaves e Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26; Ismênia de Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; e Mariângela Fontes Figueiredo, no dia 30.


CECOM/DTI encerrou o ano de 2019 com sua tradicional Festa de Natal

A Festa de Natal do CECOM/DTI foi realizada no dia 18 de dezembro com um churrasco de confraternização no Clubinho, na Enseada das Garças, na Pampulha. O sorteio das cestas de guloseimas foi o momento mais aguardado da festa, saindo a cesta número 1 para Cíntia, da DAA. Já a cesta Bebum saiu este ano para Guilherme Gomes, também da DAA. As fotos são de autoria da Rosa.

1769_f6

1769_f7

1769_f8