Sistemático: Edição 1770 – 30/01/2020

 

Notícias:

Retrospectiva 2019:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Implantação de solução VoIP para ligações LDN e LDI trará economia significativa

O serviço “fone@RNP” conecta organizações usuárias, agências estatais e outras instituições de ensino e pesquisa parceiras da RNP, como é o caso da UFMG, por meio da tecnologia de Voz sobre IP, permitindo que as chamadas realizadas por voz sejam encaminhadas através da internet entre as instituições participantes.

Este é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas ou internacionais. Por meio do compartilhamento de recursos de telefonia, das instituições parceiras, as ligações destinadas a outras localidades poderão ser completadas como uma ligação local e sem o custo de uma ligação à distância.

Ou seja, se alguém na rede de telefonia da UFMG faz uma ligação para outra cidade (Rio, Brasília, São Paulo etc), se houver um parceiro do “fone@RNP” naquela cidade a ligação é feita sem custos para a UFMG. Em contrapartida, quando os parceiros precisarem de realizar ligações para Belo Horizonte, a UFMG as completará ao custo de uma ligação local, que é bem mais baixo.

O serviço “fone@RNP” possui mais de 300 instituições participantes, dentro e fora do Brasil. Tem presença em todo o território nacional, com grande capilaridade em todos os estados.

Os cálculos da RNP são de que as instituições participantes reduzem em média 70% da quantidade de ligações LDN (antigo DDD). Segundo as estatísticas dos administradores do serviço, avaliando o custo total da conta telefônica, as instituições participantes podem economizar até 30% em média. No caso da UFMG, esse valor de economia será melhor verificado ao longo dos próximos meses, já que a implantação do serviço se deu em 16 de dezembro de 2019. Em breve, “O Sistemático” publicará o ganho obtido com a utilização do novo serviço.

Mas essa não é a primeira implantação deste serviço na UFMG. Em 2008, houve uma campanha de comunicação junto à comunidade divulgando a utilização do VoIP. Especificamente para a realização de ligações telefônicas originadas de ramais em aparelhos físicos, foi disseminada a utilização da discagem do ramal 3333, que está agora desativado. Por meio de uma intervenção automatizada era liberada para o usuário a discagem interurbana ou internacional sem custos. Porém, esse serviço era instável e sujeito ao usuário conhecê-lo e saber como utilizá-lo. O ideal é que a chamada pudesse ser completada com qualidade, seja via operadora tradicional, ou via serviço VoIP, de forma transparente e com a escolha simples da melhor opção.

Alterações no serviço, implantadas em 2018 pela RNP, interromperam seu fornecimento e geraram a necessidade de aquisição de um novo equipamento para conexão da rede de dados com a central telefônica. Esse equipamento é conhecido como Gateway VoIP.

Entretanto, em 2019, graças ao investimento feito pela UFMG no upgrade do sistema de telefonia, foi possível inovar na implantação do serviço VoIP. A nova central telefônica da UFMG, comporta nativamente a tecnologia VoIP, sendo possível retornar à utilização do novo serviço sem a aquisição do Gateway.

Com apenas 45 dias contados desde sua implantação, já é possível perceber sua capacidade de atendimento. Mesmo que o serviço ainda esteja em fase de testes e de homologação, nesse mês de janeiro de 2020 já foram realizadas aproximadamente 4 mil ligações gratuitas, gerando economia para os cofres públicos.

O interessante é que os usuários não precisam se preocupar com instruções de discagem ou outras orientações, basta utilizar o serviço. Quando é feita a discagem de uma ligação do tipo LDN ou LDI (longa distância nacional ou internacional) a central telefônica escolhe, automaticamente, qual rota utilizará, se fará a ligação pela RNP, de forma gratuita, ou se fará pela Embratel, que é a atual operadora contratada pela universidade. Na escolha é considerada a viabilidade de sucesso na complementação da ligação, dando sempre a preferência pela opção VoIP. Para que a ligação seja completada há a necessidade da existência de um parceiro na cidade de destino.

Na implantação do novo serviço VoIP participaram, da equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, o analista André Rodrigues Drummond, o engenheiro Oséias Geraldo Bessa Viana e o técnico de telefonia Edgard Eustáquio Morais.

1770_f1


DCF ocupa instalações do CECOM

Durante a reforma ocorrida no 5o. andar do prédio da Reitoria, o CECOM abrigou uma equipe do DCF – Departamento de Contabilidade e Finanças na Sala de Aulas, no subsolo. Eles se encontram trabalhando na sala desde o dia 17 de dezembro/2019.

Então, uma pergunta foi feita: – Vamos sair no Sistemático?

Nada melhor do que registrar colegas de outro órgão nas instalações do CECOM, que se sentiram em seu próprio ambiente de trabalho. A turma do DCF é só sorriso!

O retorno ao 5o. andar se dará amanhã, dia 31/01/2020.

1770_f2

1770_f3

1770_f4

Retrospectiva 2019


Samid toma posse como Analista de TI

Samid Eduardo da Silva Reis tomou posse como Analista de TI em 09/10/2019. Ele entrou para a UFMG em março de 2016, como Técnico de Tecnologia da Informação, lotado na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente/CECOM. Após Concurso Público, Samid Reis foi nomeado Analista de TI, permanecendo na mesma divisão em que se encontrava.

Ele é formado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Viçosa e concluiu o curso de Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação, da FAE/UFMG.

1770_f5


DAA participa de Jornada de Contabilidade Pública

Cíntia Campos Silva, Contadora da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, participou nos dias 16, 17 e 18 de outubro/2019, da VI Jornada de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte.

O evento foi realizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, com carga horária de 24 horas.


Mudanças internas no CECOM

Visando melhor distribuição de pessoas nas equipes, no final de outubro os Técnicos de TI do CECOM, Sadallo Andere Neto e Rafael Braga Soares Righi foram removidos para outras divisões.

Sadallo Neto, que atuava no Setor de Microinformática da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, foi removido para a DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação. Em seu lugar no Setor de Microinformática, ficou Rafael Righi, removido da DRC – Divisão de Redes de Comunicação – Área de Telefonia.

1770_f6


Ceconianos participam da Semana do Servidor

Dentro da programação da Semana do Servidor 2019, aconteceu a Corrida Rústica e Caminhada Ecológica, na Estação Ecológica da UFMG no dia 24/10/2019. Os dois eventos contaram com a participação de vários ceconianos, com destaque para Renato Adriano, da DAA.

1770_f7

Informativo


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIV, no. 04, de 27/01/2000, publicou notícias sobre Espaço em disco, melhorias no atendimento aos usuários da DAC, servidora UA3, apoio à Escola de Educação Física, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SUBSTITUIÇÃO DE SERVIDORA
A equipe técnica da DAC realizou ontem, quarta-feira, a substituição da servidora de e-mail que atende à Unidade Administrativa III (DMP, DP e DRH). O micro que executava esta função, um 486, foi substituído por outro com maior capacidade de processamento e armazenamento, um 686, sendo nele instalada a versão 6.1 do Linux Red Hat. O trabalho foi executado pelo Analista Hélio Teixeira da Costa e pelo estagiário Daniel Borges de Figueiredo Santos.

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemátco” envia os parabéns para os ex-ceconianos: João Eduardo de Rezende Dantas, no dia 1o.; Márcia Maria Fernandes França, Afonso Correia Domingues, Maria Clarice de Carvalho Dantas e Mauro Siqueira Lopes, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos, no dia 03; Helder Monteiro Leite, no dia 04; Denise Spira Cardoso, Gildete de Jesus, Maíra de Souza Borges e Osmundo Santana Filho, no dia 06.


Memória Fotográfica do CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal do CECOM/DTI realizada no dia 18 de dezembro/2019, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha. As fotos são de autoria da Rosa e da Lelé.

1770_f8

1770_f9

1770_f10_1

1770_f11