Sistemático: Edição 1771 – 06/02/2020

Notícias:

Retrospectiva 2019:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


CECOM adquire equipamentos para manutenção de rede ótica

A infraestrutura de rede de dados da universidade se espalha pelo Campus Pampulha, Campus Saúde e interliga também prédios e unidades remotas.

As conexões com todas as diversas edificações e, algumas vezes, em andares dentro delas, é feita por fibras óticas, diferentes e mais “poderosas” que os cabos azuis de UTP que ligam os computadores desktops, notebooks e os APs da rede sem fio.

As fibras óticas implantadas podem ser de propriedade da UFMG, quando internas aos Campi ou aos prédios e de terceiros, quando passam por vias públicas em dutos que não são de propriedade da universidade.

A manutenção de uma fibra ótica não é função simples. Além de pessoal capacitado é necessário que se tenha equipamentos apropriados. Assim, até agora, quando se
faziam necessárias ações desse tipo, era sempre necessária a contratação de empresas externas, muitas vezes em situações de emergência.

No final do ano de 2019 a UFMG viabilizou o investimento na aquisição de dois novos equipamentos para manutenção
da rede ótica.

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação já conta um Optical timedomain reflectometer (OTDR), instrumento utilizado para análise de qualidade de cabos de fibra ótica e a localização de pontos de rompimento, e uma Máquina de Fusão, utilizada para realizar emendas de recomposição de cabos óticos.

Estes novos equipamento possibilitam que a própria equipe da DRC realize o serviço de manutenção dos cabos óticos de propriedade da universidade, sem a necessidade de contratação de uma empresa especializada. Assim, a instituição irá gerar grande economia além de agilidade na solução de problemas de conectividade.

otdr


CECOM promove curso sobre o SEI para Proplan

O CECOM promoveu, no dia 05/02, o curso de Administrador do SEI, com foco em Modelagem de Documentos e Formulários, para a equipe da PROPLAN/ DCF.

O curso, ministrado pelo Analista de TI Roger Rubens Machado, da DPS – Divisão de Processos e Segurança, foi realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no período da manhã.

Participaram do curso: Alexandre Naves Magalhães, Andréa Lisboa Souza, Bruna Lorrane R. Barbosa, Catiane Alves de
Macedo Chaves, Janaína de Oliveira Caetano, Josimary C. de Souza, Monisa Lopes Monteiro, Rafael Moreira Felipe e Taís Stuart Fereira do Carmo.

sei_proplan

 


CECOM completa 49 anos de sua inauguração

No dia 01/02/2020, o CECOM completou 49 anos de sua inauguração, ocorrida em 01/02/1971.

Retrospectiva 2019


DTI promove o 10o. Encontro dos Técnicos de Informática da UFMG

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação promoveu, no dia 08 de novembro/2019, no Auditório 1 da Face, o 10º Encontro de Técnicos de TI da UFMG.

A abertura do encontro foi feita pelo Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI da UFMG. Seguiram-se as
seguintes apresentações:

  • Palestra Novidades da Rede sem fio, por David Eustáquio da Silva, Diretor da DRC – Divisão de Redes de Comunicação;
  • Palestra Serviços UFMG na Nuvem, por Márcio da Costa Viana, Diretor da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços;
  • Palestra Implantação SEI UFMG, por Karina Flaviana Ribeiro, Vice-Diretora do CECOM.

Participaram do encontro os 25 Técnicos de TI da UFMG de diversas unidades/órgãos, como: FAE, Biblioteconomia, Farmácia, Medicina, Coltec, Veterinária, Fale e DAP. O encontro foi transmitido via conferência web RNP, sendo assistido por 18 técnicos.

10_encontro


Realizado Seminário Boas Práticas do SEI

No dia 28 de novembro de 2019, aconteceu o Seminário de Boas Práticas do SEI, no Auditório da Reitoria.

O Seminário teve como objetivo central abordar pontos essenciais relativos ao uso do SEI e as boas práticas na rotina de trabalho. A mesa para essa apresentação do seminário foi composta por: Roger Machado, Gessy Caetano, Joana Vasconcelos Gomes, Maria Juliana Nunes da Silva, Júnia Morais Ramos, Karina Ribeiro e Eliane Bezerra Lima.

Foram apresentados conceitos importantes e algumas funcionalidades básicas.

Estiveram presentes ao seminário 75 participantes das seguintes unidades/ órgãos: Educação Física, Museu, PRAE, ProRH, Engenharia, ECI, DLO, Medicina, Música, Prograd, ICB, Face, Copi, Ditra, Coiltec, DCF, Auditoria, PRA, Farmácia, DRH, DAP, Demai, Belas Artes, ICEx, Medicina, IGC, Fale, NAI e Imprensa. Do CECOM, esteve presente Rodrigo Couto Zeferino, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos.


UFMG participa de curso sobre Proteção de Dados

No dia 29/11/2019, o Tributarie Eficiência Fiscal promoveu, em Belo Horizonte, o curso Fundamentos e Regulamentação da Privacidade e Proteção de Dados para o Setor Público.

Estiveram participando do curso, realizado em horário intregral nas instalações da empresa: Karina Flaviana Ribeiro (VDG), João Carlos Lages (DDP), Márcio da Costa Viana (DIS), Gabriela Duarte Lanza e Roger Rubens Machado (DPS). Participaram também: Danielle Matta Fagundes Zarate (Coordenadora do SIGA), Mara Inêz Corrêa (Diretora do DRCA) e Rosângela Pereira Marques (Diretora do DAP).

 


Novo estagiário do CECOM

Desde o dia 11 de novembro/2019, o CECOM está contando na sua equipe com o estagiário João Gabriel Paiva Gontijo, do curso de Sistemas de Informação. João Gabriel foi lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, área de desenvolvimento de PHP e VUE JS.

joao_gabriel

 


Saída de Estagiários

No mês de novembro, desligaram-se do CECOM os estagiários Matheus Felipe Akira de Assis Oliveira e Natália Paixão, ambos da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

 

Informativo


Estatísticas do Serviço de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

  • Gráfico 1 – Durante o mês de dezembro houve um a redução no número de pedidos recebidos comparado ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 90%.
  • Gráfico 2 – Nas estatísticas de dezembro de 2019 houve destaque mais um a vez para as solicitações da Administração Central e da FUNDEP, além da Escola de Engenharia.
  • Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, mais uma vez destaque para os pedidos relacionados a transferências e a reparos na rede telefônica.

telefonia_dez_2019


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIV, no. 05, de 03/02/2000, publicou notícias sobre Windows 2000, Vestibular 2000 da
UFMG, palestra da Mercury, uso do Sistema Lattes, dicas de sites interessantes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LEITORAS ÓTICAS

Completando o processo de migração das leitoras óticas do protocolo LCW para o TCP/IP, o CECOM adquiriu mais uma placa Multisserial, viabilizando o desmembramento final do Sistema de Leitura Picsis – LMO.

Anteriormente, o sistema era composto por 1 micro que controlava simultaneamente as 3 leitoras, bem como todo o processo de comunicação, através do uso do protocolo proprietário Unisys LCW, via rotina APIS da Octus. Agora, cada leitora conta com seu próprio micro controlador, o que simplifica a operação das leitoras por parte da DCP.

Futuramente, é intenção da DAC atingir a simplificação final do processo, através de acesso direto à leitora via interface serial do próprio micro.

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemátco” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Gildete de Jesus, Maíra de Souza Borges e Osmundo Santana Filho, no dia 06; Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira e Guilherme Mattar Bastos, no dia 10; Maria Alice Capobiango de Vasconcelos e Adalthon de Paula Souza, no dia 12.

 


Memória Fotográfica do CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal do CECOM/DTI, ocorrida no dia 18/12/2019, no Clubinho, focalizando mais os ganhadores do sorteio das cestas e brindes. Alguns dos ganhadores não se encontravam na festa. Mas nada impediu de que não fossem fotografados no dia seguinte. As fotos são de autoria da Rosa e da Lelé.

natal_2019