Sistemático: Edição 1773 – 20/02/2020

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


CECOM apoia DRCA na realização do Registro Acadêmico 2020/1

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelo candidato classificado para ocupar a vaga obtida em exame de seleção realizado por programa de graduação ou pós-graduação. Por meio do Registro Acadêmico, o candidato classificado fornece à UFMG seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros. O Registro Acadêmico dos calouros da graduação, para 2020/1, teve início no dia 12 de fevereiro, quarta-feira, no CAD 2 e o último dia será dia 03/03, quando deixará este local e, então, passará a ser realizado no DRCA, prédio da unidade administrativa III, a partir do dia 09 até o dia 23 de março.

Foram realizados pelo DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – 3.050 registros acadêmicos nos primeiros dias (12,13, 14, e 17).

O cronograma de atendimento dos calouros da 1a. a 5a. Chamada SISU, é o seguinte:

Registro Presencial da Chamada Regular, 1ª chamada da Lista de Espera e 1ª Antecipação de Entrada do SiSU/2020 – dias 12,13, 14, e 17/02

Registro Presencial da 2ª chamada da Lista de Espera e 2ª Antecipação de Entrada do SiSU/2020 – dias 02 e 03/03

Registro Presencial da 3ª chamada da Lista de Espera e 3ª Antecipação de Entrada do SiSU/2020 – dia 09/03

Registro Presencial da 4ª chamada da Lista de Espera e 4ª Antecipação de Entrada do SiSU/2020 – 16/03

Registro Presencial 5ª chamada da Lista de Espera e 5ª Antecipação de Entrada do SiSU/2020 – dia 23/03

O CECOM, além de ter participado da montagem da infraestrutura, configurando os equipamentos, tem dado todo o apoio às demandas de TI do DRCA durante o período de realização do registro. Este apoio envolve a Divisão de Atenção ao Cliente (DAC), Divisão de Redes de Comunicação (DRC), Divisão de Infraestrutura e Serviços (DIS) e Divisão de Desenvolvimento de Produtos (DDP). Os participantes foram: Felipe Ribeiro de Oliveira e Pedro Henrique Begalli Rezende (DIS), Antônio Higino Manoel Machado (DRC), João Carlos Lages, Thiago Gabriel Diniz, Mário Magalhães Lara, Erlon Charles Thomaz Ferreira, Rodrigo Couto Zeferino e Rafael Rocha (DDP), Ivan Santana Santos, Samid Eduardo da Silva Reis, Daniel Fraga de Almeida e Rafael Braga Soares Righi (DAC).

Nesta primeira etapa do registro, os atendentes do DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, utilizaram 27 computadores e 3 impressoras, contando também com um serviço de apoio com 2 computadores e uma impressora, para o uso dos usuários, e mais 5 computadores e uma impressora, usados pelos funcionários do departamento. No total, foram necessários 34 computadores e 5 impressoras. Além das atividades realizadas pelo DRCA, são executadas as tarefas das bancas de avaliação dos inscritos por modalidades de ação afirmativa. Esses grupos também recebem o apoio das equipes do CECOM.

O NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão cuida das bancas de verificação de PCD (pessoas com deficiência); a Comissão de Heteroidentificação avalia os inscritos nas modalidades de cota racial; a PRAE – PróReitoria de Assuntos Estudantis, com o apoio de Assistentes Sociais da FUMP – Fundação Universitária Mendes Pimentel, avalia a documentação socioeconômica dos cotistas. Todos utilizam serviços e sistemas disponibilizados pelo CECOM.


DRC promove treinamento sobre Cabeamento Estruturado para a PRA

A Pró-Reitoria de Administração solicitou ao CECOM um curso para atualização das normas de cabeamento estruturado utilizadas em obras e reformas da UFMG para a equipe de Departamento de Planejamento e Projetos. A equipe é responsável por planejar a infraestrutura de comunicações de prédios, sejam novos ou em reforma.

O treinamento foi realizado no dia 18/02 para os engenheiros do departamento, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, sob a coordenação do Diretor da DRC – Divisão de Redes e Comunicação, David Eustáquio da Silva.

Participaram do treinamento: Claiton Barbosa Tibúrcio, Laís Stephanie da Silva, Lara Figueiredo Xavier Oliveira, Luíza Gomes Corrêa Parente e Michelle Massessini Faria Freitas. Estiveram também participando do treinamento: Armando Geraldo Araújo de Carvalho e Samuel Elias Dutra, da DRC.

1773_f1

Informativo


Edição da próxima semana

Devido ao Carnaval, O Sistemático não será publicado na próxima semana. Ele vai sambar na avenida!


Carnaval

Bom Carnaval para todos!


Estatísticas do Serviço de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de janeiro houve um aumento de 17% no número de pedidos recebidos comparado ao mês anterior e comparado ao mesmo período do ano anterior ocorreu um acréscimo de 3%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de janeiro de 2020 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além de FUNDEP e Centro Pedagógico.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, houve um grande incremento nos reparos na rede telefônica comparado ao mês anterior, seguido dos atendimentos de transferência de ramais que tiveram uma redução de 19% comparado ao mês anterior, cenário observado nos anos anteriores para janeiro.

1773_f2

1773_f3

1773_f4


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIV, no. 07, de 17/02/2000, publicou notícias sobre mudança do LX, impressão no LX, segunda Sala de Aulas, curso Lotus, curso de Didática, entre outras. A notícia que se destacou foi:

A10 DESMONTADO
O Sistema A10, da Unisys, que esteve ligado na UFMG desde novembro de 1987, foi definitivamente desligado na última sexta-feira, dia 11, quando foi feita também sua desmontagem. As partes que compunham o antigo sistema, e que hoje são obsoletas, terão destinação a ser definida pelo DMP, que estará providenciando a remoção dos itens liberados, na próxima semana. ….

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rafael Rocha, hoje, dia 20; Maria Helena Rodrigues, no dia 21; Mary Takeda Barbosa, no dia 22; Rainer Ronnie Pereira Couto, no dia 23; Leandro da Cunha Campos, no dia 24; Samuel Elias Dutra, no dia 26; e para os ex-ceconianos: Aline Toledo Silva e Hélio Yoshida, no dia 20; Luiz Alberto Borges Júnior e Artur Oliveira Rodrigues, no dia 24; Blair Bianchini, no dia 25; Gustavo Henrique Lopes Machado, no dia 26; e Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27.


Memória Fotográfica do CECOM

No dia 08 de novembro de 2019, a DTI promoveu o 10o. Encontro de Técnicos de TI da UFMG, no Auditório 1 da Face. O encontro contou com a presença de 25 Técnicos de TI das diversas unidades/órgãos, além da equipe do CECOM.

As fotos foram cedidas por Karina Ribeiro.

1773_f5

1773_f6

1773_f9