Sistemático: Edição 1774 – 05/03/2020

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Equipamentos de manutenção de rede de fibra dão os primeiros resultados

Utilizando os equipamentos de manutenção de fibra óptica: OTDR (Optical time-domain reflectometer) um instrumento optoeletrônico usado para certificar e avaliar a qualidade de uma fibra óptica) e máquina de fusão(equipamento capaz de realizar emendas em cabos ópticos), adquiridos no pregão realizado em dezembro de 2019, a equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação iniciou os trabalhos de manutenção corretiva e preventiva nos cabos de fibras ópticas instaladas no Campus.

Como primeira atividade foi realizado o reparo em um ponto da fibra óptica que realiza a comunicação da Rede Giga. Esta rede é um dos caminhos que permite a integração das unidades localizadas no centro de Belo Horizonte, como Campus Saúde, Arquitetura, Conservatório, Direito, entre outros, com o Campus Pampulha. Graças aos equipamentos foi possível detectar o rompimento do cabo na avenida Carlos Luz, sentido Centro.

O Analista de TI Douglas Santos e o Técnico em Telefonia Samuel Elias Dutra participaram da atividade de recuperação dos cabos.

1774_f1


Migração do Registro Acadêmico para UA3 permite iniciar melhorias na rede

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelo candidato classificado para ocupar a vaga obtida em exame de seleção para os cursos oferecidos pela UFMG. Por meio do Registro Acadêmico, o candidato classificado fornece seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros. Neste ano, o Registro Acadêmico ocorrerá em duas fases, a primeira no CAD2 e a segunda na UA3 a partir do dia 10 de março de 2020.

Devido às limitações da rede existente na unidade UA3, fez-se necessária uma adaptação na infraestrutura de rede, da qual o CECOM participou do projeto e implantação com vistas a conseguir tais ajustes em tempo hábil e, também,criando um ambiente favorável para melhoria de toda a infraestrutura do prédio em ações futuras.

Para realizar as respectivas alterações foram instalados novos racks em locais estratégicos da construção com lançamento de cabos ópticos pela equipe do Demai, instalação de novos equipamentos de comutação e reorganização do cabeamento na sala de distribuição central.

Participaram desta atividade os Analistas de TI Antônio Higino Manoel Machado, Armando Geraldo Araújo de Carvalho e Douglas Santos.

1774_f2


Engenheiro da DRC apresenta dissertação de Mestrado

O Engenheiro de Telecomunicações do CECOM, Oséias Geraldo Bessa Viana, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, apresentou, no dia 20/02/2020, a sua defesa de dissertação do Mestrado Profissional em Tecnologias Aplicadas a Saúde do Centro Universitário Promove.

A dissertação teve o título “Otimização dos Sistemas de Administração de medicamentos através de um processo de automação utilizando microcontroladores”

A Banca examinadora foi composta por: Profa. Dra. Salete Maria de Fátima Silqueira, Profa. Dra. Rosângela Silqueira Hickson Rios (Orientadora), Profa. Dra. Kimberly Marie Jones e Profa. Dra. Fabiana Alves.

1774_f3


Novos estagiários do CECOM

Desde o dia 1o. de março, o CECOM está contando com mais 2 novos estagiários em seu quadro. São eles:

– Arthur Orlando Silva Batista, do curso Ciências Atuariais, lotado na área de Microinformática da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente;

– Wender Rodrigo Souza Silva, do curso de Sistemas de Informação, lotado na área de desenvolvimento/testes da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos.

1774_f4


Saída de estagiários

Os estagiários Gabriel Tadeu Jacinto, da DAC, e Pedro Henrique Bertolini Barbosa, da DDP, desligaram-se do CECOM no dia 06/02/2020. Já o estagiário Orlando Enrico Liz Silvério Silva, da DDP, desligou-se no dia 28/02/2020.

Informativo


Estatísticas do Serviço de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de fevereiro houve um aumento de 5% no número de pedidos resolvidos comparado ao mês anterior.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de fevereiro de 2020 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, além de FUNDEP. Comparado com o mesmo período do ano anterior ocorreu uma redução de 13% das solicitações da Administração Central e um aumento de 43% das solicitações da FUNDEP.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, houve um grande incremento nos atendimentos de transferências de ramais comparado ao mês anterior, representando um aumento de 30%, seguido dos reparos na rede telefônica que tiveram uma redução de 15% comparada ao mês anterior.

1774_f5

1774_f6

1774_f7


Campus Pampulha sedia em março mais uma edição da Feira do Livro

A 11ª Feira do Livro da UFMG será realizada, de 25 a 28 de março, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Neste ano, 42 editoras participam do evento, onde serão vendidos livros com descontos de, no mínimo, 40% do valor de capa, inclusive lançamentos. …

A feira vai funcionar das 9h às 20h nos dias de semana e até 17h no sábado. O evento contará com cobertura da Rádio UFMG Educativa, com destaque para as ofertas e bate-papos com autores.

A expectativa é de que, antes da feira, a organização do evento já consiga disponibilizar na internet os catálogos das editoras com os preços que serão praticados.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/campus-pampulha-sedia-em-marco-edicao-2020-da-feira-do-livro – 26/02/2020)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIV, no. 8, de 24/02/2000, publicou notícias sobre a participação da ATI e CECOM na reunião do Conselho de Diretores, curso Lotus Notes, curso de Didática no CECOM, testes do programa ArcserveIT, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INÍCIO DAS OBRAS DA SEGUNDA SALA DE AULAS
Foram iniciadas, nesta segunda-feira, dia 21, as obras para transformação da antiga Sala da Operação, no subsolo, em uma nova Sala de Aulas, a ser utilizada no Programa de Treinamento do CECOM. O DPFO espera liberar o novo espaço até o final do mês de março.

Em paralelo à realização das obras, já está sendo providenciada a aquisição dos equipamentos necessários para montagem da sala.

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fábio Luiz de Morais, aniversariantes de ontem, dia 04; e os parabéns em dia para Marcos Antônio Silvestre, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM, no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; e José Efigênio de Oliveira, no dia 11.