Ir para o conteúdo principal

Começando a usar os sistemas

O CECOM disponibiliza, para a comunidade universitária, acesso a seus aplicativos e sistemas via Web. Utilizando-se de recursos de integração de ambientes, os sistemas desenvolvidos em plataforma cliente/servidor, que é compatível com o sistema operacional Windows, também podem ser acessados utilizando-se um navegador (browser). Como passo inicial para poder acessar os sistemas através do navegador, é necessário que antes se faça a instalação de um Plug-in, que está aqui disponível.

Importante: Nos sistemas Windows a instalação só poderá ser feita pelo administrador.

O acesso aos sistemas é estabelecido a partir da utilização de senhas individuais e intransferíveis. O cadastramento inicial do usuário e de sua senha podem ser solicitados através do envio de formulário específico ao CECOM.

A senha, por si só, não dá direito de acesso aos aplicativos e sistemas. Todo sistema possui um Gerente e é ele quem pode dar permissão de uso para a aplicação desejada.

Realizados estes três passos, você estará apto a utilizar os aplicativos e sistemas disponibilizados pelo CECOM neste ambiente. Entretanto, antes de utilizá-los, sugerimos uma leitura prévia das principais dicas de uso e das perguntas mais frequentes que nos são encaminhadas.

Em caso de dúvida ou na ocorrência de algum problema, entre em contato.

Instalação do Plug-in de conexão

A instalação adequada do Plug-in é condição básica para se conseguir conexão com as aplicações cliente/servidor disponibilizadas pelo CECOM. O uso via Web é possível para diversos sistemas operacionais que possam ser utilizados pelo usuário. Dentre eles, quaisquer sistemas da família Windows, diversos ambientes compatíveis com o Unix, tais como Linux, Solaris, AIX, SCO e HP-UX.

Aqui você encontrará versões do Plug-in para os dois ambientes mais utilizados na UFMG: Windows e Linux. Se você estiver usando outro sistema operacional, o Plug-in compatível pode ser encontrado em http://download.citrix.com/.
Windows XP, Vista, 7, 8 e 10

Importante: Necessário logar com usuário que possua direitos de Administrador no computador para efetivar os procedimentos de instalação.

Instruções detalhadas no arquivo PDF: Roteiro Instalacao Citrix WebClient.pdf

Plugin Citrix : Ica32pkg.zip (descompacte e execute o arquivo .msi)

Linux

Siga os seguintes passos:

faça cópia (download) do Plug-in (citrix_ica_client_linuxx86.tar.gz);
descomprima o arquivo (se não souber como fazer isso, solicite a ajuda do administrador     de rede de sua unidade);
como administrador do sistema (usuário root) execute o programa de instalação     (./setupwfc) e siga as instruções, utilizando o diretório de instalação sugerido;
para cada usuário do sistema, é necessário configurar o navegador (browser) para     reconhecer os arquivos .ica e abri-los com o Plug-in.

No caso do Mozilla, faça o seguinte:
.    vá em Edit > Preferences e selecione a opção Navigator > Helper Applications;
clique em “New Type” e na janela aberta complete os campos:
Description of type: Citrix ICA Client
virtual extension: ica
MIME type: citrix ica client
Application to use: /usr/lib/ICAClient/wfica
clique em OK nas duas janelas apresentadas.

para mapear o drive (como no Windows) onde gerar o arquivo .pdf (Acrobat), o cliente     Citrix deverá ser configurado da seguinte forma:
executar o programa /usr/lib/ICAClient/wfcmgr;
clicar em Option e, depois, em Settings…;
clicar em Preferences e, depois, em Drive Mapping;
colocar o nome do diretório onde você quer mapear cada drive
(por exemplo C:/tmp/ina);
clicar em OK.

Você já está apto a se conectar aos sistemas disponíveis na home-page do CECOM. Cuide agora de providenciar seu cadastramento como usuário.
Caso não tenha obtido sucesso neste processo, entre em contato.