Ir para o conteúdo principal

CONPES – Cadastramento de Equipes

Este sistema é desenvolvido em tecnologia cliente/servidor, ou seja, em padrões técnicos similares ao ambiente Windows. Entretanto, pode ser acessado a partir de browsers em ambientes Windows ou Linux.

Clique aqui para acessá-lo 

 

Em caso de necessidade é possível a comunicação de problemas ou a solicitação de esclarecimento de dúvidas através do serviço de helpdesk que é colocado à disposição dos usuários.

Instruções e orientações para Composição e Cadastramento das Equipes

Belo Horizonte, 25 de janeiro de 2017.

Prezado Chefe de Setor, Na composição da sua Equipe, que é de sua inteira responsabilidade, você deve considerar:

  • O perfil exigido para cada uma das diferentes funções, descrito em documento já entregue.
  • Ter em vista que uma mesma pessoa não poderá ser cadastrada para mais de uma função ou equipe de aplicação Além disso, você deve observar, também, as seguintes orientações:

1 – Critérios a serem consideradas na seleção de pessoal:

1.1 – Servidores: apenas os ATIVOS, do quadro permanente da UFMG e que NÃO se encontrem em usufruto de férias, afastado ou licenciado no dia 01/02/2017.

1.2 – Estudantes de nível superior da UFMG:

– Devem estar regularmente matriculados e ter ingressado na UFMG antes de 2016. – Não podem ser cadastrados aqueles que estejam apenas cursando disciplina isolada ou matriculados em cursos de Especialização

1.3 – Em hipótese alguma poderão ser utilizadas pessoas vinculadas aos serviços terceirizados da UFMG, exceto para a função de Faxineiro/Arrumador:

– A equipe de faxineiros de cada Setor é dimensionada, considerando-se o número de candidatos que, nele, irão fazer as provas, bem como o número e a localização dos banheiros e a planta baixa do prédio. Cada Equipe conta, ainda, com um faxineiro extra. – As funções de Faxineiro e Arrumador de Prédio serão acumuladas. – Os procedimentos de condução de candidatos ao banheiro e de vistoria posterior destes são de responsabilidade exclusiva dos Aplicadores Volantes, que devem acompanhar sempre e somente candidatos de mesmo sexo.

2 Documentos anexos:
3.1 – Edital do Vestibular UFMG 2017 Habilidades.
3.2 – Relação de salas que serão utilizadas no Concurso, com o número de candidatos.
3.3 – Dimensionamento da Equipe. Critério utilizado para a determinação do número de aplicadores por sala:

– até 45 candidatos/sala: dois aplicadores;
– de 46 a 67 candidatos/sala: três aplicadores;
– de 68 a 90 candidatos/sala: quatro aplicadores;
– Sala Especial: dois aplicadores.
– Sala Reservada: dois aplicadores

Considerar que além das salas de prova convencionais, devem ser reservadas outras quatro salas com a finalidade de se constituírem em:

– Sala da Chefia. – Sala Especial: para candidatos que apresentem problemas de saúde e/ou outros tipos de problemas. – Sala Auxiliar: para eliminação de candidatos. – Sala Reservada: para a possibilidade prevista nos itens 6.11, 6.11.1 e 6.11.2 do edital. – Para cada uma destas salas (exceto a Auxiliar) deverão ser destinados dois aplicadores, independente da necessidade de uso das mesmas.

Considerar também um aplicador volante para cada grupo de 70 candidatos. Idealmente, metade dos aplicadores deveria ser do sexo masculino e a outra metade do sexo feminino Organize uma lista de reservas (10%) que deverão participar da reunião de treinamento de sua equipe.

3.4 – Fichas para cadastramento de SERVIDORES ativos do quadro permanente da UFMG. Chamamos a atenção para o novo modelo apresentado pelo Departamento de Administração de Pessoal da UFMG, para cumprimento do Decreto nº 6.114/2007:

Formulário DAP236 – Solicitação de Execução de Atividades de Curso e Concurso UFMG.

Esclarecimento sobre preenchimento de determinados campos do formulário:

  • Campo Nome Social: apenas para os casos em que se aplicar.
  • Nome do evento: Vestibular UFMG 2017 Habilidades
  • Informar o(s) dia(s) de participação no evento: 01/02/2017
  • Campo Nome da Atividade conforme Anexo I do Decreto nº 6.114/2007:

– Para Aplicadores, Porteiro, Segurança e Telefonista: Aplicação. – Para Encarregado: Execução.
– Para Subchefe de Setor: Fiscalização
– Para Chefe de Setor: Supervisão

  • Campo Função no Evento: Aplicador, Porteiro, Segurança, Telefonista, Encarregado, Subchefe de Setor ou Chefe de Setor.
  • Campo Carga Horária Total:

– Aplicadores, Porteiro, Encarregado, Segurança e Telefonista: 5 horas – Subchefe e Chefe de Setor: 6 horas

  • Campo Nos termos do art. 76-A, da Lei nº 8.112/1990 e art. 6º e 8º do Decreto nº 6.114/2007, declaro que, neste ano de: 2016
  • Campo Não participei de atividades ensejadoras de percepção de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC): Para componentes da equipe que NÃOparticiparam de nenhuma atividade de Curso e Concurso do Serviço Público Federal, realizada em 2016, cuja gratificação tenha sido (ou seja prevista para ser) paga através da rubrica GRAT.P/ENCARGO CURSO/CONCURSO em seus contracheques da UFMG.
  • Campo Participei de atividades ensejadoras de percepção de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), conforme tabela abaixo: Para componentes da equipe que PARTICIPARAM de atividade de Curso e Concurso do Serviço Público Federal, realizada em 2016, cuja gratificação tenha sido (ou seja prevista para ser) paga através da rubrica GRAT.P/ENCARGO CURSO/CONCURSO em seus contracheques da UFMG. Neste caso, eles deverão verificar junto à instituição / órgão que efetuou o pagamento, a quantidade de horas que foi lançada para as atividades de curso e concurso que participou. Para aqueles que trabalharam no Concurso UFMG 2016 para servidores técnico-administrativos, a quantidade de horas lançadas encontra-se no quadro abaixo:
FUNÇÃO QTD HORAS
Chefe de Setor – 2 turnos 26
Chefe de Setor – 1 turno 18
Subchefe de Setor 18
Encarregado – 2 turnos 32
Encarregado – 1 turno 22
Segurança 10
Telefonista 10
Aplicador 10
Aplicador Volante 10
Porteiro 10

Para os componentes da equipe que participaram de processos seletivos realizados pela COPEVE em 2016 (Vestibular Habilidades, FIEI, Teatro Universitário, Coltec) as gratificações relativas às funções de Aplicadores e Operadores de Áudio/Vídeo, foram lançadas 5 horas por período (turno) pagos. Para a verificação do número de horas lançadas pela COPEVE em caso de dúvida, relativa ao número de períodos e/ou para as demais funções destes processos seletivos, favor orientar os interessados a entrar em contato com Anderson Fernandes do setor Financeiro da COPEVE (ramal 4176)
3.5 – Ficha de Cadastramento de estudantes e externos

4 – Reunião de treinamento com as Coordenadorias de Aplicação e Segurança:
4.1 – Para Chefes e Subchefes de setor e será realizada na Copeve. Sua presença e de seu(s) Subchefe(s), do início ao fim dessa reunião é obrigatória. A data e o horário será informado oportunamente.
4.2 – As instruções de todas as funções dos membros de sua Equipe lhe serão enviadas até a data da reunião.

  • Ao recebê-las, favor lê-las com atenção. Leia também todo o Edital do Vestibular UFMG 2017 – Habilidades, dando especial atenção para o item 8 (DA REALIZAÇÃO DA PROVA). Qualquer dúvida que você tenha quanto às informações contidas nesses documentos deve ser esclarecida durante a reunião supracitada.

5. Cadastramento de Equipe CONPES.

ATENÇÃO

A senha de acesso ao Sistema CONPES, que você receberá por e-mail, é pessoal e intransferível. Não a forneça a ninguém. Ela não é exclusiva para uso no Concurso UFMG, pois pode, também, dar acesso a seus dados pessoais, como servidor da UFMG.

5.1 – Para cadastramento dos componentes da sua Equipe, somente serão aceitas as fichas referentes ao Vestibular UFMG 2017 Habilidades que estarão disponíveis na Copeve, conforme sua necessidade.
5.2 – Você deve cadastrar os dados de todos os componentes de sua Equipe até dia 31 de janeiro de 2017, via Internet, no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/. Para tanto, você deve acessar esse endereço eletrônico e clicar, em seqüência:

  • Vestibular/CONPES-Cadastramento de Equipes; então, você encontrará todas as informações necessárias para o preenchimento dos campos de cadastramento.
  • Ao cadastrar os membros de sua Equipe, só clique na opção incluir após verificar se todos os dados fornecidos pelo Sistema CONPES referentes à pessoa a ser cadastrada estão corretos e de acordo com os dados fornecidos por ela na ficha de cadastramento.
  • Preste especial atenção ao Nome, CPF e Dados Bancários, pois o fornecimento de dados incorretos no cadastramento das equipes pode implicar em atraso no pagamento das gratificações e consequentes transtornos.
  • Em caso de dúvidas relativas ao cadastramento de sua Equipe, peça esclarecimentos diretamente à Secretaria de Aplicação/COPEVE pelo telefone (31) 3409-4171.

5.3 – Só pode ser cadastrado o número exato de membros listados na previsão de dimensionamento da sua Equipe. Qualquer alteração nesse número que você julgar necessária deve ser discutido, previamente, com o Setor de Aplicação.
5.4 – Você deve orientar os membros de sua Equipe a preencher somente uma ficha de cadastramento. O sistema CONPES não aceita cadastros feitos em mais de uma Equipe.
5.5 – Ao concluir o cadastramento dos membros de sua Equipe, você deve imprimir aLista de Conferência, em duas vias uma para seu próprio controle e outra para ser entregue por você na Copeve, pessoalmente, até o dia 31 de janeiro, juntamente com asFichas de Cadastramento devidamente preenchidas.

Para quaisquer informações adicionais, você deve entrar em contato diretamente com os Setores de Aplicação e Segurança. Setor de Aplicação: 4171 / 4174 Setor de Segurança: 4179 Contando sempre com sua colaboração, a Copeve agradece-lhe o empenho e o interesse e deseja-lhe um bom trabalho.

Prof. Haroldo Béria Campos Coordenador da Copeve / UFMG


CONPES – CONTROLE DE PESSOAL PARA CONCURSOS

OBJETIVO: Este aplicativo foi desenvolvido para permitir o gerenciamento de pessoal nos concursos realizados pelo CECOM. Com esta aplicação será possível que cada coordenador, em qualquer parte do país, realize o cadastramento e a alocação de funções, de pessoas que irão trabalhar em concursos, vestibular e outros, dinamizando o processo e centralizando os dados para uma melhor eficácia na administração.

USUÁRIOS: Os usuários deste aplicativo podem ser divididos dois grupos distintos: o primeiro são os funcionários da Comissão Permanente de Vestibular-COPEVE,  que farão todo o acompanhamento e gerência dos dados, de uma forma globalizada, tendo todas as funções do aplicativo liberadas para sua utilização. O segundo grupo são os chefes de setores. Para estes serão liberados as opções de cadastramento de pessoas e alocação de funções, bem como a emissão de relatórios para conferências.

SEGURANÇA: O sistema de segurança que o aplicativo utiliza garante total segurança e sigilo sobre os dados. Quando um usuário é cadastrado no Sistema de Segurança para aplicações  do CECOM, ele recebe um login e senha. Para utilizar a aplicação, porém, ele irá precisar de uma permissão de uso da aplicação que será dado pelo gerente da mesma. Além disso, são cadastrados, também, elementos indicando a qual dos dois grupos o usuário pertence e qual concurso ele está autorizado a atualizar. Isto garante que cada chefe terá acesso apenas aos dados de seu setor.

GERÊNCIA: A gerência do aplicativo será feita pela COPEVE, a quem será dado o direito de solicitar o cadastramento de novos usuários ou autorizar usuários devidamente cadastrado no CECOM a utilizar as várias funções do aplicativo. A gerência também é responsável pelos contatos com o Centro de Computação no que diz respeito a problemas que por ventura venham a ocorrer durante o uso da aplicação.

ORIENTAÇÕES: A seguir seguem orientações gerais para utilização do aplicativo, voltada aos chefes de setores.

.

.

.

ORIENTAÇÕES PARA OS CHEFES DE SETORES

.

PRÉ-REQUISITO PARA UTILIZAÇÃO: Para utilização do aplicativo é desejável que o usuário esteja familiarizado com os  recursos básicos do sistema operacional WINDOWS, alem de conhecimentos na utilização de algum browser de navegação na internet (os principais são o Netscape Comunicator e o Internet Explorer). Veja como instalar a aplicação na página principal da DAS.

INTERFACE: A interface do aplicativo é padrão Windows e será de fácil entendimento para quem está acostumado a lidar com este sistema. Todas as funções do sistema são acionados a partir do Menu na parte superior da tela ou através dos ícones da barra de ferramentas.

CONEXÃO: Ao clicar na opção indicada para execução da aplicação, o sistema exibirá inicialmente e temporariamente uma tela com algumas informações básicas a respeito da aplicação e a seguir exibirá uma tela de LOGIN, para que você faça a conexão com o Banco de Dados utilizado pela aplicação:

LOGIN DO USUÁRIO  Informe o seu Código de Usuário (que deverá estar cadastrado no sistema de segurança do CECOM) que é composto de uma letra (F para funcionário ou professor, A para aluno ou X para funcionário externo), seguido de inscrição na UFMG, de seu número de matrícula ou de um número gerado pelo sistema para usuários externos.
SENHA Informe a senha que te foi passada por e-mail como usuário junto ao CECOM. Sua senha poderá ser trocada dentro da aplicação, caso queira. LEMBRE-SE: O atributo senha é Case Sensitive, ou seja, senhas digitadas com caracteres maiúsculos e/ou minúsculos levam a resultados diferentes.Digite a senha exatamente como ela foi cadastrada.

.

Se tudo estiver correto (Login, senha e permissão) a aplicação será carregada e estará disponível para utilização. Se ocorrer problema de senha, observe letras minúsculas e maiúsculas e tente novamente. Outros problemas que você não consiga resolver, favor entrar em contato com o Gerente da Aplicação, ou através de E-mail para a Divisão de Aplicativos e Sistemas do CECOM.

.

MÓDULO EQUIPE

Este módulo estará disponível para os chefes de setores fazerem o cadastramentos de pessoas e alocação de funções para as mesmas.

1conpes_menuequipe

Figura 1 – Menu Equipe

 

BARRA DE FERRAMENTAS
A barra de ferramentas disponível para manutenção dos registros será a dada na figura abaixo com os botões correspondendo às seguintes funções: configurar impressora, sair do aplicativo.

1-a-conpes_menuequipe

CADASTRAR EQUIPE
Esta função permite ao usuário cadastrar pessoas que irão trabalhar na sua equipe.

2conpes_cadequipe

Figura 2 – Janela de Cadastramento da Equipe

PROCEDIMENTO PARA CADASTRAMENTO DA EQUIPE

Para cadastrar uma pessoa na equipe, o Chefe de Setor deverá selecionar:

1) Tipo de pessoa que fará parte da equipe (Aluno – Funcionário da UFMG – Externo à UFMG)

2) Informar a Matrícula (Aluno) ou a Inscrição na UFMG (Funcionário da UFMG) ou o CPF do Externo à UFMG.

3) Informar o número da ficha de cadastramento da pessoa.

4) Selecionar a função que a pessoa terá em sua equipe (basta clicar sobre o nome da função).

5) Clicar o botão Pesquisar. Esta pesquisa acontecerá da seguinte forma:

Aluno Funcionário Externo
a) Verificar se aluno está em situação normal e trabalhou em outros concursos de vestibular.
b) Verificar se aluno está em situação normal no banco de dados do acadêmico e incluí-lo no banco de dados de alunos que podem trabalhar no concurso vestibular.
a) Verificar se o funcionário está em situação normal e trabalhou em outros concursos de vestibular. a) Verificar se o externo está em situação normal e trabalhou em outros concursos de vestibular.
b) Caso não tenha trabalhado em outro concurso de vestibular, será exibido uma janela em branco para que o usuário cadastre as informações obrigatórias do externo.

6) Clicar o botão Incluir na Equipe.

PROCEDIMENTO PARA ALTERAR O NÚMERO DA FICHA DE CADASTRAMENTO

Para alterar o número da ficha de cadastramento de pessoas, você deverá clicar sobre o número de ficha (Figura 3) que você deseja alterar, em seguida será perguntado se de fato quer efetuar a alteração, sendo a resposta positiva, abrirá um janela onde você digitará o número correto, conforme figura 4, em seguida clique em OK.

 

3conpes_mudarficha1
Figura 3 – Alteração de número de ficha de cadastramento

 

4conpes_numficha
Figura 4 – Janela solicitando inserção de número de ficha

 

CONSULTAS

LISTA DE CONFERÊNCIA: Fornece uma listagem completa das pessoas cadastradas na equipe, etapa e no setor para sua coordenadoria, contendo os atributos cadastrados para as pessoas bem como as funções alocadas para elas.

LISTA DE CONFERÊNCIA RESUMIDA: Fornece uma listagem resumida das pessoas cadastradas na equipe, etapa e no setor para sua coordenadoria, contendo alguns atributos cadastrados para as pessoas bem como as funções alocadas para elas.

LISTA RESUMIDA DE EXTERNOS: Fornece um resumo quantitativo do número de externos por função que irão trabalhar  na equipe, etapa e setor.

LISTA DE FUNÇÕES POR SETOR: Fornece um resumo quantitativo do número de pessoas por função que irão trabalhar  na equipe, etapa e setor.

 

IMPRESSÃO DE RELATÓRIOS

A impressão de relatórios poderá ser feita através da criação de um arquivo no formato PDF seguindo os seguintes passos:

1) gere o relatório clicando em “Equipe” e então na “Lista” desejada;

2) clique no ícone da impressora, localizado logo acima do relatório visualizado, como apontado no círculo vermelho abaixo;

5acadconcurso1

Figura 5-a – Ícone Imprimir

3) será apresentada uma caixa “Imprimir” como abaixo. Clique em “Propriedades”;

5b-cadconcurso2

Figura 5-b – Imprimir

4) escolha a impressora “Adobe PDF on Ne01: “ e clique em “OK” como abaixo. Ao voltar para a tela da figura 5-b, clique novamente em “OK”;

5c-cadconcurso3

Figura 5-c– Printer Setup

5) será então iniciado a geração do relatório em PDF;

6) se você estiver imprimindo pela primeira vez usando formato PDF, aparecerá uma janela (Figura 6) solicitando permissões de acesso, responda “Full Access” e “Never ask me again for any application”, respectivamente, para as duas perguntas que são feitas, e clique depois em “OK”;

7) ao solicitar a impressão de um relatório, você terá que salvar o arquivo gerado em um diretório de seu equipamento. Lembre-se que você está usando recursos de um servidor de aplicação do CECOM. Desta forma, no momento do salvamento do arquivo, você verá diretórios diferentes. Para ver recursos do seu equipamento você deve selecionar o diretório “C$ on ‘Client’ (V:)” ou “D$ on ‘Client’ (U:)”, ver Figura 7. Escolha um nome para seu arquivo antes de salvá-lo;

8) Após ter salvo seu arquivo PDF, abra o “Windows Explorer” , localize a pasta em que você salvou o arquivo no ítem 7 e depois abra-o. Basta agora você imprimí-lo na sua impressora local ou da sua rede.

6conpes_permissaometaframe

Figura 6 – Permissão de acesso de uso

7conpes_dirmetaframe
Figura 7 – Lista de diretórios das servidoras

Instruções para o cadastramento das equipes do COLTEC 2017

COLTEC 2017 – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE

Senhores(as) Chefes,

Na composição da sua Equipe, que é de sua inteira responsabilidade, você deve considerar o perfil exigido para cada uma das diferentes funções. Observar que uma mesma pessoa somente poderá ser cadastrada em uma única equipe. Além disso, você deve seguir as seguintes orientações:


1. Prioridades e critérios a serem consideradas na seleção de pessoal


1.1. As equipes devem ser constituídas prioritariamente por Professores e Funcionários, a serem selecionados segundo estes critérios:

a) Devem pertencer ao quadro de servidores ativos da UFMG.

b) Não podem participar Aposentados, Voluntários e quem estiver em gozo de qualquer tipo de Licença.

c) No caso dos servidores, todos devem comprovar formação escolar, preferencialmente, Ensino Médio completo, exceto para o exercício das funções de Encarregado, Faxineiro, Arrumador de Prédio, Ascensorista, Carregador.

1.2. Caso a disponibilidade de Professores e Funcionários não possibilite completar a equipe, poderão ser utilizados Alunos de Graduação e de Pós-Graduação, a serem selecionados segundo estes critérios:

a) Alunos de Graduação e Pós-Graduação somente poderão ser cadastrados se puderem comprovar vínculo regular com a UFMG à época da realização das provas do Processo Seletivo.Em hipótese alguma poderão ser cadastrados alunos que estejam cursando disciplina isoladaou matriculados em cursos de Especialização.

b) Somente poderão compor as equipes, alunos que possuem Conta Corrente individual.


2. Composição da Equipe

2.1. A função de Subchefe deve ser exercida exclusivamente por professor(a) ou funcionário(a) do quadro efetivo da UFMG.

2.2. Em hipótese alguma Professor Substituto pode exercer a função de Chefe ou de Subchefe, e somente poderá ser cadastrado preenchendo a ficha Azul de Externos e comprovar vínculo com a UFMG à época de realização das provas do Processo Seletivo.

2.3. O Encarregado de Setor deve ser um funcionário indicado pelo Diretor da própria Unidade.

2.4. Não podem ser cadastrados funcionários da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa – Fundep.

2.5. Para o exercício das funções de Faxineiro e Arrumador de Prédio, somente poderão ser cadastrados funcionários de prestadoras de serviços – como a UNIRIO e a Conservo.

2.6. Não poderá fazer parte da mesma equipe, cônjuge ou companheiro, ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade.

2.7. A Equipe de Faxineiros de cada Setor é dimensionada, considerando-se o número de candidatos que nele fará as provas, bem como o número e a localização dos banheiros e a planta baixa do prédio. Cada Equipe contará, ainda, com um Faxineiro extra.

2.8. As funções de Faxineiro e Arrumador de Prédio poderão ser acumuladas.

ATENÇÃO

• Quando o quadro de Faxineiros da Unidade for insuficiente para atender à demanda do Processo Seletivo no seu Setor, você deverá entrar em contato com a Secretaria de Aplicação para as devidas providências.

• No momento do cadastramento de sua Equipe, você deve conferir se todos os Faxineiros eArrumador de Prédio cadastrados em seu Setor estão, realmente, vinculados à Unidade sob sua responsabilidade.

2.9. Os procedimentos de condução de candidatos ao banheiro e de vistoria posterior destessão de responsabilidade exclusiva dos Aplicadores Volantes, que devem acompanhar – sempre e somente – candidatos do mesmo sexo.

2.10. Observe no “Mapa de distribuição de carteiras”, o número de salas do seu Setor que serão, efetivamente, utilizadas para a aplicação de provas.

O critério usado para se determinar o número de Aplicadores por sala é o seguinte:

• até 45 candidatos/sala: dois Aplicadores;
• de 46 a 67 candidatos/sala: três Aplicadores;
• de 68 a 90 candidatos/sala: quatro Aplicadores;
Sala Especial: dois Aplicadores.
.

3. Cadastramento de Equipe

Orientações para Composição e Cadastramento das Equipes

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2016.

Prezado(a) Chefe de Setor,

Na composição da sua Equipe, que é de sua inteira responsabilidade, você deve considerar:

  • O perfil exigido para cada uma das diferentes funções, descrito em documento já entregue. Em relação a este documento, solicitamos a seguinte correção:
  • A gratificação para Encarregado de Setor passa de R$ 204,00 para R$ 350,00 .
  • Ter em vista que uma mesma pessoa não poderá ser cadastrada para mais de uma função ou equipe de aplicação Além disso, você deve observar, também, as seguintes orientações:
  • Critérios a serem consideradas na seleção de pessoal:
    • Servidores : apenas os ATIVOS , do quadro permanente da UFMG e que NÃO se encontrem em usufruto de férias, afastado ou licenciado no dia 27/11/2016.
    • Estudantes de nível superior da UFMG:
  • Devem estar regularmente matriculados e ter ingressado na UFMG antes de 2016.
  • Não podem ser cadastrados aqueles que estejam apenas cursando disciplina isolada ou matriculados em cursos de Especialização
    • Em hipótese alguma poderão ser utilizadas pessoas vinculadas aos serviços terceirizados da UFMG, exceto para a função de Faxineiro/Arrumador :
  • A equipe de faxineiros de cada Setor é dimensionada, considerando-se o número de candidatos que, nele, irão fazer as provas, bem como o número e a localização dos banheiros e a planta baixa do prédio. Cada Equipe conta, ainda, com um faxineiro extra.
  • As funções de Faxineiro e Arrumador de Prédio serão acumuladas.
  • Os procedimentos de condução de candidatos ao banheiro e de vistoria posterior destes são de responsabilidade exclusiva dos Aplicadores Volantes , que devem acompanhar – sempre e somente – candidatos de mesmo sexo.
  • Documentos anexos:
    • Edital do Processo Seletivo COLTEC 2017.
    • Relação de salas que serão utilizadas no Concurso, com o número de candidatos.
    • Dimensionamento da Equipe. Critério utilizado para a determinação do número de aplicadores por sala:
  • até 45 candidatos/sala: dois aplicadores;
  • de 46 a 67 candidatos/sala: três aplicadores;
  • de 68 a 90 candidatos/sala: quatro aplicadores;
  • Sala Especial: dois aplicadores.
  • Sala Reservada: dois aplicadores

Considerar que além das salas de prova convencionais, devem ser reservadas outras quatro salas com a finalidade de se constituírem em:

  • Sala da Chefia.
  • Sala Especial: para candidatos que apresentem problemas de saúde e/ou outros tipos de problemas.
  • Sala Auxiliar: para eliminação de candidatos.
  • Sala Reservada: para a possibilidade prevista nos itens 6.11, 6.11.1 e 6.11.2 do edital.

Para cada uma destas salas (exceto a Auxiliar) deverão ser destinados dois aplicadores, independete da necessidade de uso das mesmas.

Considerar também um aplicador volante para cada grupo de 70 candidatos.

Idealmente, metade dos aplicadores deveria ser do sexo masculino e a outra metade do sexo feminino

Organize uma lista de reservas (10%) que deverão participar da reunião de treinamento de sua equipe.

    • Fichas para cadastramento de SERVIDORES ativos do quadro permanente da UFMG.Chamamos a atenção para o novo modelo apresentado pelo Departamento de Administração de Pessoal da UFMG, para cumprimento do Decreto nº 6.114/2007:

Formulário DAP236 – Solicitação de Execução de Atividades de Curso e Concurso UFMG .
Esclarecimento sobre preenchimento de determinados campos do formulário:

  • Campo Nome Social : apenas para os casos em que se aplicar .
  • Nome do evento: Processo Seletivo COLTEC 2017
  • Informar o(s) dia(s) de participação no evento: 27/11/2016
  • Campo Nome da Atividade conforme Anexo I do Decreto nº 6.114/2007 :
  • Para Aplicadores, Porteiro, Segurança e Telefonista: Aplicação .
  • Para Encarregado: Execução .
  • Para Subchefe de Setor: Fiscalização
  • Para Chefe de Setor: Supervisão
  • Campo Função no Evento : Aplicador, Porteiro, Segurança, Telefonista, Encarregado, Subchefe de Setor ou Chefe de Setor .
  • Campo Carga Horária Total :
  • Aplicadores, Porteiro, Segurança e Telefonista: 5 horas
  • Encarregado, Subchefe e Chefe de Setor: 8 horas
  • Campo Nos termos do art. 76-A, da Lei nº 8.112/1990 e art. 6º e 8º do Decreto nº 6.114/2007, declaro que, neste ano de 2016
  • Campo Não participei de atividades ensejadoras de percepção de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC):

Para componentes da equipe que NÃO participaram de nenhuma atividade de Curso e Concurso do Serviço Público Federal, realizada em 2016 , cuja gratificação tenha sido (ou seja prevista para ser) paga através da rubrica GRAT.P/ENCARGO CURSO/CONCURSO em seus contracheques da UFMG.

  • Campo Participei de atividades ensejadoras de percepção de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), conforme tabela abaixo:

Para componentes da equipe que PARTICIPARAM de atividade de Curso e Concurso do Serviço Público Federal, realizada em 2016 , cuja gratificação tenha sido (ou seja prevista para ser) paga através da rubrica GRAT.P/ENCARGO CURSO/CONCURSO em seus contracheques da UFMG. Neste caso, eles deverão verificar junto à instituição / órgão que efetuou o pagamento, a quantidade de horas que foi lançada para as atividades de curso e concurso que participou.
Para aqueles que trabalharam no Concurso UFMG 2016 para servidores técnico-administrativos, a quantidade de horas lançadas encontra-se no quadro abaixo:

FUNÇÃO

QTD HORAS

Chefe de Setor – 2 turnos

26

Chefe de Setor – 1 turno

18

Subchefe de Setor

18

Encarregado – 2 turnos

32

Encarregado – 1 turno

22

Segurança

10

Telefonista

10

Aplicador

10

Aplicador Volante

10

Porteiro

10

Para os componentes da equipe que participaram de processos seletivos realizados pela COPEVEem 2016 (Vestibular Habilidades, FIEI, Teatro Universitário) as gratificações relativas às funções deAplicadores e Operadores de Áudio/Vídeo, foram lançadas 5 horas por período (turno) pagos. Para a verificação do número de horas lançadas pela COPEVE em caso de dúvida, relativa ao número de períodos e/ou para as demais funções destes processos seletivos, favor orientar os interessados a entrar em contato com Anderson Fernandes do setor Financeiro da COPEVE (ramal 4176 )

    • Ficha de Cadastramento de estudantes e externos
  • Reunião de treinamento com as Coordenadorias de Aplicação e Segurança:
    • Para Chefes e Subchefes de setor e será realizada às 16 horas do dia 24 de novembro de 2016 , no auditório da Copeve. Sua presença e de seu(s) Subchefe(s), do início ao fim dessa reunião é obrigatória. O horário será informado oportunamente.
    • As instruções de todas as funções dos membros de sua Equipe lhe serão enviadas até a data da reunião.

Ao recebê-las, favor lê-las com atenção. Leia também todo o Edital do Processo Seletivo COLTEC 2017, dando especial atenção para o item 6 ( DA REALIZAÇÃO DA PROVA ). Qualquer dúvida que você tenha quanto às informações contidas nesses documentos deve ser esclarecida durante a reunião supracitada.

5.   Cadastramento de Equipe CONPES.

ATENÇÃO
A senha de acesso ao Sistema CONPES, que você receberá por e-mail, é pessoal e intransferível. Não a forneça a ninguém. Ela não é exclusiva para uso no Concurso UFMG, pois pode, também, dar acesso a seus dados pessoais, como servidor da UFMG.
    • Para cadastramento dos componentes da sua Equipe, somente serão aceitas as fichas referentes ao

Processo Seletivo COLTEC 2017 que estarão disponíveis na Copeve, conforme sua necessidade.

    • Você deve cadastrar os dados de todos os componentes de sua Equipe até dia 24 de novembro de 2016 , via Internet , no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/ . Para tanto, você deve acessar esse endereço eletrônico e clicar, em seqüência:
  • Vestibular/CONPES-Cadastramento de Equipes ; então, você encontrará todas asinformações necessárias para o preenchimento dos campos de cadastramento.
  • Ao cadastrar os membros de sua Equipe, só clique na opção incluir após verificar se todos os dados fornecidos pelo Sistema CONPES referentes à pessoa a ser cadastrada estão corretos e de acordo com os dados fornecidos por ela na ficha de cadastramento.
  • Preste especial atenção ao Nome, CPF e Dados Bancários, pois o fornecimento de dados incorretos no cadastramento das equipes pode implicar em atraso no pagamento das gratificações e consequentes transtornos.
  • Em caso de dúvidas relativas ao cadastramento de sua Equipe, peça esclarecimentos diretamente à Secretaria de Aplicação/COPEVE pelo telefone (31) 3409-4171 .
    • Só pode ser cadastrado o número exato de membros listados na previsão de dimensionamento da sua Equipe. Qualquer alteração nesse número que você julgar necessária deve ser discutido, previamente, com o Setor de Aplicação.
    • Você deve orientar os membros de sua Equipe a preencher somente uma ficha de cadastramento. O sistema CONPES não aceita cadastros feitos em mais de uma Equipe.
    • Ao concluir o cadastramento dos membros de sua Equipe, você deve imprimir a Lista de Conferência, em duas vias uma para seu próprio controle e outra para ser entregue por você na Copeve, pessoalmente, até o dia 24 de novembro, juntamente com as Fichas de Cadastramento devidamente preenchidas.

Para quaisquer informações adicionais, você deve entrar em contato diretamente com os Setores de Aplicação e Segurança.

Setor de Aplicação: 4171 / 4174

Setor de Segurança: 4179

contando sempre com sua colaboração, a Copeve agradece-lhe o empenho e o interesse e deseja-lhe um bom trabalho.

Prof. Haroldo Béria Campos
Coordenador da Copeve / UFMG

CONPES – CONTROLE DE PESSOAL PARA CONCURSOS

OBJETIVO: Este aplicativo foi desenvolvido para permitir o gerenciamento de pessoal nos concursos realizados pelo CECOM. Com esta aplicação será possível que cada coordenador, em qualquer parte do país, realize o cadastramento e a alocação de funções, de pessoas que irão trabalhar em concursos, vestibular e outros, dinamizando o processo e centralizando os dados para uma melhor eficácia na administração.

USUÁRIOS: Os usuários deste aplicativo podem ser divididos dois grupos distintos: o primeiro são os funcionários da Comissão Permanente de Vestibular-COPEVE,  que farão todo o acompanhamento e gerência dos dados, de uma forma globalizada, tendo todas as funções do aplicativo liberadas para sua utilização. O segundo grupo são os chefes de setores. Para estes serão liberados as opções de cadastramento de pessoas e alocação de funções, bem como a emissão de relatórios para conferências.

SEGURANÇA: O sistema de segurança que o aplicativo utiliza garante total segurança e sigilo sobre os dados. Quando um usuário é cadastrado no Sistema de Segurança para aplicações  do CECOM, ele recebe um login e senha. Para utilizar a aplicação, porém, ele irá precisar de uma permissão de uso da aplicação que será dado pelo gerente da mesma. Além disso, são cadastrados, também, elementos indicando a qual dos dois grupos o usuário pertence e qual concurso ele está autorizado a atualizar. Isto garante que cada chefe terá acesso apenas aos dados de seu setor.

GERÊNCIA: A gerência do aplicativo será feita pela COPEVE, a quem será dado o direito de solicitar o cadastramento de novos usuários ou autorizar usuários devidamente cadastrado no CECOM a utilizar as várias funções do aplicativo. A gerência também é responsável pelos contatos com o Centro de Computação no que diz respeito a problemas que por ventura venham a ocorrer durante o uso da aplicação.

ORIENTAÇÕES: A seguir seguem orientações gerais para utilização do aplicativo, voltada aos chefes de setores.

.

.

.

ORIENTAÇÕES PARA OS CHEFES DE SETORES

.

PRÉ-REQUISITO PARA UTILIZAÇÃO: Para utilização do aplicativo é desejável que o usuário esteja familiarizado com os  recursos básicos do sistema operacional WINDOWS, alem de conhecimentos na utilização de algum browser de navegação na internet (os principais são o Netscape Comunicator e o Internet Explorer). Veja como instalar a aplicação na página principal da DAS.

INTERFACE: A interface do aplicativo é padrão Windows e será de fácil entendimento para quem está acostumado a lidar com este sistema. Todas as funções do sistema são acionados a partir do Menu na parte superior da tela ou através dos ícones da barra de ferramentas.

CONEXÃO: Ao clicar na opção indicada para execução da aplicação, o sistema exibirá inicialmente e temporariamente uma tela com algumas informações básicas a respeito da aplicação e a seguir exibirá uma tela de LOGIN, para que você faça a conexão com o Banco de Dados utilizado pela aplicação:

LOGIN DO USUÁRIO  Informe o seu Código de Usuário (que deverá estar cadastrado no sistema de segurança do CECOM) que é composto de uma letra (F para funcionário ou professor, A para aluno ou X para funcionário externo), seguido de inscrição na UFMG, de seu número de matrícula ou de um número gerado pelo sistema para usuários externos.
SENHA Informe a senha que te foi passada por e-mail como usuário junto ao CECOM. Sua senha poderá ser trocada dentro da aplicação, caso queira. LEMBRE-SE: O atributo senha é Case Sensitive, ou seja, senhas digitadas com caracteres maiúsculos e/ou minúsculos levam a resultados diferentes.Digite a senha exatamente como ela foi cadastrada.

.

Se tudo estiver correto (Login, senha e permissão) a aplicação será carregada e estará disponível para utilização. Se ocorrer problema de senha, observe letras minúsculas e maiúsculas e tente novamente. Outros problemas que você não consiga resolver, favor entrar em contato com o Gerente da Aplicação, ou através de E-mail para a Divisão de Aplicativos e Sistemas do CECOM.

MÓDULO EQUIPE

Este módulo estará disponível para os chefes de setores fazerem o cadastramentos de pessoas e alocação de funções para as mesmas.

1conpes_menuequipe

Figura 1 – Menu Equipe

 

BARRA DE FERRAMENTAS
A barra de ferramentas disponível para manutenção dos registros será a dada na figura abaixo com os botões correspondendo às seguintes funções: configurar impressora, sair do aplicativo.

1-a-conpes_menuequipe

CADASTRAR EQUIPE
Esta função permite ao usuário cadastrar pessoas que irão trabalhar na sua equipe.

2conpes_cadequipe

Figura 2 – Janela de Cadastramento da Equipe

PROCEDIMENTO PARA CADASTRAMENTO DA EQUIPE

Para cadastrar uma pessoa na equipe, o Chefe de Setor deverá selecionar:

1) Tipo de pessoa que fará parte da equipe (Aluno – Funcionário da UFMG – Externo à UFMG)

2) Informar a Matrícula (Aluno) ou a Inscrição na UFMG (Funcionário da UFMG) ou o CPF do Externo à UFMG.

3) Informar o número da ficha de cadastramento da pessoa.

4) Selecionar a função que a pessoa terá em sua equipe (basta clicar sobre o nome da função).

5) Clicar o botão Pesquisar. Esta pesquisa acontecerá da seguinte forma:

Aluno Funcionário Externo
a) Verificar se aluno está em situação normal e trabalhou em outros concursos de vestibular.
b) Verificar se aluno está em situação normal no banco de dados do acadêmico e incluí-lo no banco de dados de alunos que podem trabalhar no concurso vestibular.
a) Verificar se o funcionário está em situação normal e trabalhou em outros concursos de vestibular. a) Verificar se o externo está em situação normal e trabalhou em outros concursos de vestibular.
b) Caso não tenha trabalhado em outro concurso de vestibular, será exibido uma janela em branco para que o usuário cadastre as informações obrigatórias do externo.

6) Clicar o botão Incluir na Equipe.

PROCEDIMENTO PARA ALTERAR O NÚMERO DA FICHA DE CADASTRAMENTO

Para alterar o número da ficha de cadastramento de pessoas, você deverá clicar sobre o número de ficha (Figura 3) que você deseja alterar, em seguida será perguntado se de fato quer efetuar a alteração, sendo a resposta positiva, abrirá um janela onde você digitará o número correto, conforme figura 4, em seguida clique em OK.

 

3conpes_mudarficha1
Figura 3 – Alteração de número de ficha de cadastramento

 

4conpes_numficha
Figura 4 – Janela solicitando inserção de número de ficha

 

CONSULTAS

LISTA DE CONFERÊNCIA: Fornece uma listagem completa das pessoas cadastradas na equipe, etapa e no setor para sua coordenadoria, contendo os atributos cadastrados para as pessoas bem como as funções alocadas para elas.

LISTA DE CONFERÊNCIA RESUMIDA: Fornece uma listagem resumida das pessoas cadastradas na equipe, etapa e no setor para sua coordenadoria, contendo alguns atributos cadastrados para as pessoas bem como as funções alocadas para elas.

LISTA RESUMIDA DE EXTERNOS: Fornece um resumo quantitativo do número de externos por função que irão trabalhar  na equipe, etapa e setor.

LISTA DE FUNÇÕES POR SETOR: Fornece um resumo quantitativo do número de pessoas por função que irão trabalhar  na equipe, etapa e setor.

 

IMPRESSÃO DE RELATÓRIOS

A impressão de relatórios poderá ser feita através da criação de um arquivo no formato PDF seguindo os seguintes passos:

1) gere o relatório clicando em “Equipe” e então na “Lista” desejada;

2) clique no ícone da impressora, localizado logo acima do relatório visualizado, como apontado no círculo vermelho abaixo;

5acadconcurso1

Figura 5-a – Ícone Imprimir

3) será apresentada uma caixa “Imprimir” como abaixo. Clique em “Propriedades”;

5b-cadconcurso2

Figura 5-b – Imprimir

4) escolha a impressora “Adobe PDF on Ne01: “ e clique em “OK” como abaixo. Ao voltar para a tela da figura 5-b, clique novamente em “OK”;

5c-cadconcurso3

Figura 5-c– Printer Setup

5) será então iniciado a geração do relatório em PDF;

6) se você estiver imprimindo pela primeira vez usando formato PDF, aparecerá uma janela (Figura 6) solicitando permissões de acesso, responda “Full Access” e “Never ask me again for any application”, respectivamente, para as duas perguntas que são feitas, e clique depois em “OK”;

7) ao solicitar a impressão de um relatório, você terá que salvar o arquivo gerado em um diretório de seu equipamento. Lembre-se que você está usando recursos de um servidor de aplicação do CECOM. Desta forma, no momento do salvamento do arquivo, você verá diretórios diferentes. Para ver recursos do seu equipamento você deve selecionar o diretório “C$ on ‘Client’ (V:)” ou “D$ on ‘Client’ (U:)”, ver Figura 7. Escolha um nome para seu arquivo antes de salvá-lo;

8) Após ter salvo seu arquivo PDF, abra o “Windows Explorer” , localize a pasta em que você salvou o arquivo no ítem 7 e depois abra-o. Basta agora você imprimí-lo na sua impressora local ou da sua rede.

6conpes_permissaometaframe

Figura 6 – Permissão de acesso de uso

7conpes_dirmetaframe
Figura 7 – Lista de diretórios das servidoras