Ir para o conteúdo principal
sist0h29

Sistemático: Edição 1772 – 13/02/2020

Notícias:

Retrospectiva 2019:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI ativa links redundantes para o Campus Saúde, Arquitetura e Direito

A infraestrutura de rede passou nas últimas duas décadas a ter uma importância crucial para o funcionamento das corporações públicas e privadas. O risco de indisponibilidade desse serviço deve ser mitigado e as ações que visam sua preservação precisam ser priorizadas.

Apesar de sempre estar atenta a isso, a UFMG não conseguiu, desde a inauguração da rede Giga, em 2006, implantar uma rede redundante para atender às unidades de maior porte no Centro de Belo Horizonte, a saber, o Campus Saúde, a Escola de Arquitetura e a Faculdade de Direito. As razões para isso foram, ao longo do tempo de ordem tecnológica, em razão das restrições ou limitações de algumas opções avaliadas, financeiras, devido aos custos envolvidos, e topológicas, dada a dificuldade de um provedor de serviços possuir rotas diferentes das já utilizadas pela UFMG, já que há a proibição de cabeamento aéreo no Centro, bem como limitações físicas e de licenciamento quanto ao cabeamento subterrâneo.

Desde abril de 2017 várias alternativas foram pesquisadas, até que, em 2019, em nova consulta aos provedores de serviços, verificou-se que seria possível a contratação de acessos redundantes, por fibra ótica “apagada”, visto que novas tecnologias e fornecedores viabilizaram o atendimento da demanda da UFMG. Foi, então, realizada licitação para a contratação do serviço. As instalações foram finalizadas neste mesmo ano.

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação comunicou em 11/12/19 que estavam ativos os links redundantes de rede de dados, que passaram a interligar as unidades do Campus Saúde, a Escola de Arquitetura e a Faculdade de Direito, à rede da UFMG, por caminhos distintos da rede até então utilizada.

Com a ativação dos links redundantes é esperado que a disponibilidade de rede para os locais citados tenha um incremento significativo, gerando uma melhor experiência de uso para todos que a utilizam e permitindo que a UFMG continue a contar com serviços de excelência para sua comunidade.

Os links antigos e os novos funcionam em paralelo, de forma balanceada, para garantir os benefícios esperados. Essa implantação garantiu maior disponibilidade, estabilidade, confiabilidade e segurança à utilização dos serviços e sistemas da universidade, bem como aos demais acessíveis pela Internet.

O processo de especificação, contratação e implantação esteve a cargo das equipes da DRC e DAA. Participaram David Eustáquio da Silva, Oséias Geraldo Bessa Viana, Douglas Santos, da DRC e Guilherme Henrique Silva Gomes, da DAA.

 


CECOM recebe treinamento de equipamentos Alcatel

Nos dias 12 e 13/02, a empresa Alctel Telecomunicações e Informática Ltda. promoveu um treinamento no CECOM dos equipamentos da rede sem fio da Alcatel, para a equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação e convidados.

A empr esa Alctel foi uma das vencedoras do Pregão da Rede sem fio, ocorrido em 03/12/2019.

O treinamento foi realizado na Sala de Reuniões do CECOM, tendo como instrutor o Técnico Rafael Tadeu, e contou ainda com a presença da Gerente de Projetos da empresa, Luciana Alves.

Participaram do treinamento: André Rodrigues Drummond, Antônio Higino Manoel Machado, Armando Geraldo Araújo de Carvalho, David Eustáquio da Silva, Douglas Santos e László Ernesto Barbosa de Miranda Pinto, da DRC; além de Marcellus Vinicius Peixoto e Wagner Bento de Magalhães, da Faculdade de Medicina.

 

alcatel


Leandro Júnio apresenta trabalho final da Especialização

O Assistente em Administração, Leandro Júnio de Souza, da área de Compras da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, concluiu o curso de Especialização Gestão de Instituições Federais de Educação Superior da FAE/UFMG.

O seu trabalho de final de curso teve o título “A relação entre a capacitação dos pregoeiros da UFMG Campus Pampulha e o Plano Anual de Capacitação da UFMG para o ano de 2019”, e ocorreu no dia 18 de janeiro de 2020.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores Cynara Fiedler Bremer (Orientadora), Rafael André Ferreira e Pricila da Silva Cunha.

 

leandro_junio

 


Marcelo Garcia despede-se do CECOM

O Administrador Marcelo Lacerda Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação, foi removido
do CECOM no dia 05/02/2020 para a Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ).

Marcelo Garcia veio para o CECOM em janeiro de 2016, removido da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, sendo lotado na DPS, onde permaneceu até a sua saída.

ronaldo_garcia

 


DRH promove reunião

DRH – Departamento de Recursos Humanos realizou hoje, dia 13, no prédio da Odontologia, reunião com as Referências de Recursos Humanos da UFMG. Referência de Recursos Humanos é o representante de RH escolhido em cada unidade/órgão da Universidade.

Essa foi mais uma reunião do Projeto de Aproximação, realizado pelo DRH.

Sob a coordenação de Kildrei Alcântara Neri, Diretor do DRH, e Natália Garcia Santos, Diretora da Divisão de Provimento e Movimentação, a reunião se pautou nas políticas que serão implantadas nos processos de solicitação/concessão de afastamentos e novidades para os novos servidores.

Representando o CECOM, esteve presente Thalita Ferreira Drumond, da DAA-Divisão de Apoio Administrativo, Referência de RH do CECOM junto ao DRH.

 


Novo estagiário do CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 02/01/2020, com o estagiário Simon Augusto Silva, do curso de Matemática. Simon está lotada na DAC- Divisão de Atenção ao Cliente, área de atendimento ao usuário.

simon_silva

 


Saída de estagiário

O estagiário Artur Martins Lazzarini, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, desligou-se do CECOM no dia 02 de janeiro de 2020.

Retrospectiva 2019


CECOM recebe novo Técnico de TI

O CECOM recebeu, no dia 11/12/2019, o Técnico em TI László Ernesto Barbosa de Miranda Pinto, que foi lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

László foi estagiário do CECOM de novembro de 1989 a fevereiro de 1990, na antiga Divisão de Sistemas Acadêmicos. Após sua saída do CECOM, fez também estágio no Instituto de Geociências e Biblioteca Central. Como aluno de Ciência da Computação fez Iniciação Científica no DCC Departamento de Ciência da Computação e lá permaneceu por 26 anos, atuando na Gerência de Redes. Após Concurso Público na UFMG, foi lotado no CECOM, fazendo parte, agora, da equipe de redes da DRC.

 

lazslo_miranda

 


Realizado Treinamento SEI Compras/Patrimônio

No período de 02 a 04/12/2019, o Comitê de Implantação do SEI organizou o Treinamento SEI Compras/Patrimônio para funcionários responsáveis pelas áreas.

Foram convidados 72 funcionários, distribuídos nos dias 02, 03 e 04, nos períodos da manhã e da tarde.

O treinamento foi realizado no prédio do ICEx e contou com a participação dos seguintes órgãos/unidades: Arquitetura, Auditoria, Belas Artes, CAED, CAC,CECOM, CEU, Coltec, Direito, DRI, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, FACE, FAE, Fafich, Fale, Imprensa, ICB, ICEx, IGC, LCC, Medicina, Museu, Música, NAI, Odontologia, ProEx, Prograd e Veterinária.

Representando o CECOM, estiveram presentes no dia 04/12: Haroldo Alves, Leandro Júnio de Sousa e Renato Adriano Pires Domingos, todos da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

 


DCF realiza Encontro de Encerramento de Exercício

No dia 05/12/2019, o DCF – Depar tamento de Contabilidade e Finanças organizou o Encontro de Encerramento de Exercício par a representantes de todas as unidades/órgãos da UFMG.

O encontro, realizado no CAD II, para 102 convidados, teve a seguinte pauta: procedimentos contábeis, financeiros para encerramento do exercício de 2019, perspectivas para abertura do exercício de 2020 e explanação sobre o SEI.

Estiveram presentes, representando o CECOM, Cíntia Campos Silva e Elizeba Henrique Januário, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

 


DAA participa de palestra de Finanças Pessoais

A ProRH promoveu, no dia 11/12/2019, no CAD II, a palestra Finanças Pessoais, dentro do Ciclo de Palestras 2019 sobre Educação Financeira.

Na pauta da palestra constaram: Dinheiro x Projetos; Consumo Consciente; Crédito e Endividamento; Poupança e Investimento; Planejamento x Orçamento.

A palestra ficou a cargo de Rodrigo Fabiano de Almeida, Analista do Banco Central do Brasil e instrutor de Educação Financeira.

Estiveram presentes assistindo à palestra: Cíntia Campos Silva, Diva Corrêa Vieira, Elizeba Henrique Januário e Leandro Júnio de Souza, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

 


Nova estagiária do CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 01/12/2019, com a estagiária Luísa Ribeiro Alves, do curso de Química. Luísa está lotada na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, área de Atendimento aos usuários.

luisa_alves

 


Saída de Estagiários

Os estagiários Lucas Augusto Reis Lima e Ronaldo Teixeira Santos, ambos da DAC-Divisão de Atenção ao Cliente, desligaram-se do CECOM em 31/12/2019.

 

Informativo


Estatísticas de Atendimento de Tickets da Divisão de Atenção ao Cliente

A DAC é responsável por prestar suporte técnico em diferentes plataformas de TI utilizadas pela comunidade universitária através do serviço de Helpdesk.

Também compete a DAC a especificação de equipamentos e softwares e consultoria nos processos de compras. Solicitações de serviço podem ser feitas pelo email suporte@ufmg.br, pelo ramal 4009 ou presencialmente na Sala 2040 do Instituto de Ciências Exatas – ICEx.

O Request Tracker – RT – é um software para gerenciamento de solicitações usado pela DAC. Ele permite identificar, acompanhar e documentar todo o processo percorrido para resolução de uma solicitação, bem como a situação em que o mesmo se encontra.

No RT a solicitação é chamada de Tíquete sendo identificada por uma numeração automática única no sistema.

Em dezembro, foram resolvidos 760 tickets, no entanto, foram abertos 730. Esta diferença é devido ao fato de solicitações abertas no mês anterior terem sido resolvidas no mês corrente. Já em janeiro de 2020 houveram mais tickets criados (999) do que abertos (893) (ver gráfico2).

 

dac_grafico_1

 

Já o gráfico 3 apresenta a relação entre Tickets Abertos X Resolvido durante o ano de 2019, com uma diferença de menos de 2%, ou seja, 188 tickets.

 

dac_grafico3

No gráfico 4 pode-se ver a relação entre tickets abertos e resolvidos, também em dezembro, por tipos de atendimentos, como: a microinformática, que é responsável por dar suporte à microinformática nas redes administrativas, o atendimento presencial, que é feito na sala 2040 no ICEx, e os demais
que incluem as atividades de suporte realizados pelas equipes que ficam no CECOM quanto no ICEx.

 

dac_grafico_4_5

 

Já o gráfico 5 apresenta as mesmas informações do gráfico 3, porém para todo o ano de 2019, com a diferença entre abertos e resolvidos.

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIV, no. 06, de 10/02/2000, publicou notícias sobre Plano Diretor do CECOM, identificação dos candidatos aprovados no Vest/2000, divulgação do SICCOR, entre outras. A notícia que se destacou foi:

 

LANÇAMENTO DO WINDOWS 2000

Ontem, dia 09, a TBA Informática apresentou, no Ouro Minas Palace, a família Windows 2000 e seus novos recursos para mais uma turma de clientes corporativos da empresa. Foi realizado um treinamento sobre a nova plataforma e algumas de suas características: família Windows 2000,  Active Directory (AD), Implantação, Group Policies, Sistema de Arquivos e Migração. A apresentação foi feita por Paulo Coelho, engenheiro de sistemas da TBA.

Estiveram presentes, representando o CECOM: Aleixina Lopes Andalécio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Adyr Rodrigues Nascimento e Eugênio Pacelli Pereira de Souza

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, no dia 18; Rafael Rocha, no dia 20; e para os ex-ceconianos: Paula Letícia Miranda e Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Cristiane Maria Nunes e Newton José Vieira, no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos e Daniel Lemos de Morais, no dia 15; Bráulio César de Oliveira e Jéssica dos Santos Mourão, no dia 16; Kyssila Duarte Magalhães Mansur, no dia 17; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; Aline Toledo Silva e Hélio Yoshida, no dia 20.