Processos

Um processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para a ação.

Davenport, T. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. p. 6-8.

Ao compreender que processo é o meio pelo qual toda organização busca atingir seus objetivos, fica evidenciado a sua importância e, em consequência, são adotadas várias estratégias para buscar além dos melhores resultados, uma maior eficiência. Desta forma, as organizações perceberam a necessidade de fazer a Gestão de Processos.

Uma estratégia muito comum para a Gestão de Processos é a BPM (Business Process Management), traduzido no Brasil como Gestão de Processo de Negócio. O BPM utiliza a notação BPMN (Business Process Modeling Notation) para realizar o mapeamento dos processos.

A DTI tem tomado ações, seja em sem seu âmbito interno ou em apoio às demais Unidades da UFMG, para implementar em algum nível a Gestão de Processos. Entre elas pode-se citar:

– Mapeamento de seus processos internos utilizando a notação BPMN;

– Apoio as Unidades da UFMG que desejam modelar seus processos apresentando a ferramenta Bizagi Modeler.

– Workshop de BPMN utilizando a ferramenta Bizagi Modeler;

– Criação de um setor específico DPS (Divisão de Processos e Segurança) com a missão de apoiar a evolução da Gestão de Processos na DTI.

Para permitir maior conhecimento sobre o assunto, listamos abaixo alguns sites interessantes e materiais informativos:

 

• Guia simplificado de boas práticas em modelagem
• Bizagi – A Plataforma Digital de Negócios
• Association of BPM Professionals – Brasil
• Object Management Group