Governança

Governança de Tecnologia da Informação

A Governança de TI é parte da Governança Corporativa (Gestão da Gestão). Compreende o desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para o planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança.

A UFMG e a DTI têm procurado se alinhar aos propósitos da governança, seja pelos aspectos operacionais, seja pelas implicações legais, através de um conjunto de estratégias e plano de gestão, visando também otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos e alinhar o setor de TI às estratégias de negócio.

O índice de governança de TI, apelidado de iGovTI, é o resultado da aplicação bianual de questionários pelo TCU a vários órgãos, autarquias, bancos, estatais, etc., vinculados ao Governo Federal (cerca de 370 em 2016) que, acompanhado de um relatório de diagnóstico, pretende fazer uma avaliação crítica de vários aspectos da TI “com o propósito de orientar as organizações públicas no esforço da melhoria do índice de governança e da gestão de TI”. Além disso, “o índice permite ao TCU avaliar, de um modo geral, a efetividade das ações adotadas para induzir a melhoria da situação de governança de TI na Administração Pública Federal”.

Em junho de 2017 saiu o resultado da avaliação de Governança de Tecnologia da Informação, referente ao ciclo 2015/2016, promovida pelo Tribunal de Contas da União. Dentro de um processo de melhoria contínua iniciado em 2010, esta avaliação foi considerada bastante positiva, pois a UFMG saiu da nota 0,38 obtida em 2012 (numa escala de 0,00 a 1,00) para, em 2016, atingir a nota de 0,63 em governança de TI. A nota média obtida pelas organizações que fazem parte do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática do Governo Federal), tais como a UFMG, foi de 0,46.

A UFMG vem melhorando de forma sólida e de maneira gradativa. Nas duas últimas avaliações (2014 e 2016) o salto foi significativo, sendo explicado por duas razões: o investimento feito pela DTI ao longo dos últimos anos e a mudança da metodologia de avaliação feita pelo TCU, que passou a graduar os níveis de adoção de boas práticas em cinco faixas avaliativas, por item, e não somente duas, como era feito anteriormente.

Veja as faixas de avaliação e os resultados da UFMG no quadro abaixo:

Faixas

2010 e 2012

2014 e 2016

Inicial

0,00 ≤ iGovTI < 0,40

0,00 ≤ iGovTI < 0,30

Básico

——

0,30 ≤ iGovTI < 0,50

Intermediário

0,40 ≤ iGovTI < 0,60

0,50 ≤ iGovTI < 0,70

Aprimorado

0,60 ≤ iGovTI ≤ 1,00

0,70 ≤ iGovTI ≤ 1,00

Resultados

0,35 e 0,38

0,59 e 0,63

ACESSO PÚBLICO:

Comitê de Governança Digital

iGovTI

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional UFMG 2018/2023

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional UFMG 2013/2017

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional UFMG 2008/2012

 

Planejamento Estratégico 2015/2020

Relatório de Gestão da DTI 2006/2010

ACESSO RESTRITO:

Proposta de Reestruturação da DTI

Proposta de Planejamento Estratégico de TI 2013