Descrição/Informações do Serviço:
Ferramenta responsável pela filtragem das mensagens de correio eletrônico da UFMG, com detecção e bloqueio das mensagens consideradas indesejadas: spams. virus, etc.
Condições: a filtragem de e-mails é parte integrante do serviço de correio da DTI e não pode ser oferecido sem ele.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Dúvidas Frequentes:
Spam é o termo usado para nomear os e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. O spam é uma das práticas ruins no uso da Internet, sendo considerado um tormento para os usuários de e-mail, impactando na produtividade de funcionários e degradando o desempenho de sistemas e redes.
Para saber mais (http://www.antispam.br/)
Buscando sempre a melhoria dos serviços entregues a Comunidade Universitária. A DTI adquiriu, no final de 2013, e implantou, no início 2014, uma ferramenta comercial de detecção e bloqueio de mensagens indesejadas.
Escolhida pela sua integração com o software de correio eletrônico, atualmente em uso pela UFMG, o IBM Lotus Domino® e IBM Lotus Notes®, esta ferramenta veio substituir a solução baseada em software livre, que vinha sendo utilizada na tarefa de análise e bloqueio das mensagens não desejadas que chegavam aos servidores de correio eletrônico da UFMG.
Dotada de melhores mecanismos de verificação e detecção de conteúdos indesejados que a solução anterior, esta ferramenta possui módulos de análise que, quando habilitados, são capazes, dentre outras ações, de:
-
executar filtragem de conteúdo baseado nos dados de segurança mais recentes do IBM X-Force®;
-
identificar e-mails fraudulentos através do uso de um módulo de análise de phishing (e-mails orientados para obter informações pessoais),
-
executar filtragem de camada IP que descarta e-mails enviados a partir de endereços IP suspeitos,
-
detectar, baseado em um banco de dados de URLs, endereços maliciosos e evitar que sejam usadas,
-
inspecionar anexos de e-mail usando um módulo de análise comportamental que toma ações preventivas contra códigos suspeitos.
-
usar análise de Unicode para ativar a filtragem de conteúdo em vários idiomas, incluindo os que possuem conjuntos de caracteres de byte duplo.
Além dos módulos predefinidos, está ferramenta possibilita controles que podem ser personalizados pelos usuários; Por exemplo, o usuário pode manter listas de remetentes, que podem ser liberados ou bloqueados, de acordo com o seu julgamento e necessidades.
As mensagens classificadas como SPAM possuem dois destinos de acordo com o remetente.
Usuários que possuem suas contas no Lotus Domino e não redirecionam suas correspondências para outros locais poderão acessar os e-mails classificados como SPAM na caixa de mensagem chamada SPAM. Os demais usuários devem acessar a página de quarentena (https://antispam.ufmg.br:4443) para verificar e acessar as mensagens classificadas como SPAM.
Os filtros utilizados pelo Lotus Protector, em sua maioria, são criados e mantidos pela IBM. Periodicamente, a ferramenta consulta os servidores da IBM procurando por atualizações desses módulos de filtragem. Mas, como qualquer sistema, sua análise não é perfeita e tanto falso positivo (mensagens válidas que são classificadas como SPAM) quanto falso negativo (mensagens que deveriam ser classificadas como SPAM mas não são) podem ocorrer. Basta lembrar que muitas vezes temos dúvidas quando a veracidade dessa ou daquela mensagem. Assim, por melhores e mais atualizados que estejam, estes filtros podem permitir ou bloquear mensagens que deveriam ser, respectivamente, bloqueadas ou permitidas. Lembramos também que os spamers estão sempre evoluindo e alterando sua forma de ação.
Caso se sinta, por algum motivo, prejudicado pelo filtro antispam, por favor envie um e-mail para suporte@dti.ufmg.br descrevendo o seu problema, sua reclamação será apreciada, podendo ser atendida na medida do possível e do limite da ferramenta utilizada.
Referências:
http://www-03.ibm.com/software/products/pt/protector