Serpro – Acesso aos sistemas do governo federal

Descrição/Informações do Serviço:

A UFMG utiliza, em seus procedimentos administrativos, sistemas de controle mantidos pelo governo federal. Estes sistemas são chamados de “estruturantes”. Os mais conhecidos são o Siape, o Sigepe, o Siafi, o Siasg, dentre outros.

Desde 1995, para agilizar o acesso e permitir a descentralização das atividades relacionadas aos sistemas, o CECOM viabilizou infraestrutura que permite o uso por meio da rede UFMG.

A partir de 2002 o governo federal liberou o acesso aos sistemas do SERPRO através da internet, garantindo a manutenção das vantagens do modelo descentralizado de acesso da UFMG.

Para utilizar este acesso, basta clicar no link https://hod.serpro.gov.br

As senhas para acesso aos sistemas estruturantes são solicitadas ao SERPRO pelos usuários responsáveis pelos sistemas na UFMG. Dependendo do sistema, este cadastramento é controlado pelo DAP – Departamento de Pessoal, pelo DCF – Departamento de Contabilidade e Finanças ou pelo DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e Serviços Operacionais.

Ao acessar esse endereço, pela primeira vez, e digitar corretamente o código e a senha fornecidos, será automaticamente feito o download do programa necessário para conectar aos computadores do SERPRO (Host On Demand – HOD).

Quanto executado, a tela do programa HOD apresenta dois botões, um para o Terminal e outro para a Impressora. Ele carregará também duas janelas, uma com o mapa do Brasil e outra com as imagens que indicam a conexão da impressora com o servidor. Caso, nesta última, a sessão apareça como DESCONECTADO, em vermelho, deve-se fechar esta janela, ir à janela do HOD e clicar no botão Impressora.

Canais de prestação do serviço:

O CECOM oferece aos usuários um serviço de atendimento telefônico para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de problemas, que pode ser acessado nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, através do telefone 3409.4009, ou via suporte@dti.ufmg.br

Custos:

Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.