RNP – Serviços

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa provê diversos serviços para sua comunidade de usuários. A DTI, com o objetivo de facilitar a busca para a comunidade universitária, organizou aqui os principais:

EDUROAM (EDUCATION ROAMING)
O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (Wifi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça esta facilidade como provedora de serviço.
Clique aqui e obtenha instruções para configurar seu dispositivo.
Para a comunidade da UFMG basta a utilização de seu login e senha do minhaUFMG.

Regras de uso
O usuário deste serviço está sujeito tanto às políticas de uso do Serviço, quanto aos termos de uso do minhaUFMG

Para mais informações, acesse http://www.redesemfio.ufmg.br/eduroam/

CONFERÊNCIA WEB
Este serviço é destinado a encontros virtuais entre dois ou mais participantes para reuniões, treinamentos e palestras, possibilitando o compartilhamento de vídeo, áudio, texto e imagens. É possível realizar reuniões virtuais entre participantes remotos com a utilização de recursos de áudio, vídeo, texto, quadro de notas, chat e imagens, além do compartilhamento da tela do computador ou de aplicativos específicos.
O serviço se destaca pela facilidade de uso e mobilidade, aliadas a um investimento de baixo custo para as instituições. Para utilizar toda a integração e a interatividade que são disponibilizadas pelo Conferência Web, basta um computador, celular ou tablet conectado à Internet, um navegador (browser) e um conjunto de microfone e fone de ouvido, sem necessidade adicional de hardware ou software. Além desses recursos, o serviço possui a funcionalidade de gravar reuniões, que podem ser disponibilizadas para visualização ou baixadas para armazenamento.
Para a comunidade da UFMG basta a utilização de seu login e senha do minhaUFMG.

Regras de uso
O usuário deste serviço está sujeito tanto às políticas de uso do Serviço, quanto aos termos de uso do minhaUFMG

Para mais informações acesse https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/conferencia-web

FILESENDER
O serviço FileSender consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web.
A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo. Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, o destinatário não precisa se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa postal ao receber o arquivo.
Além disso, o serviço permite o envio de um mesmo arquivo para diferentes usuários e o envio de um voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.
Para a comunidade da UFMG basta a utilização de seu login e senha do minhaUFMG.

Regras de uso
O usuário deste serviço está sujeito tanto às políticas de uso do Serviço, quanto aos termos de uso do minhaUFMG

Para mais informações acesse https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/filesenderrnp

VÍDEO SOB DEMANDA
O Vídeo sob Demanda é o serviço oferecido pela RNP para disponibilização e armazenamento de conteúdo audiovisual, além de integrar os serviços de Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV. O serviço pode ser acessado a partir do portal web Vídeo@RNP.
(link: http://www.video.rnp.br).

O portal oferece conteúdo audiovisual de alta qualidade, produzido pela comunidade acadêmica e instituições parceiras da RNP.

Funcionalidades secundárias oferecidas pelo Portal de Vídeo sob Demanda são:

Suporte a dispositivos móveis e a diferentes formatos de vídeo;
Exibição de vídeos em fullscreen;
Refinamento de pesquisa por meio de buscas avançadas e filtros;
Possibilita compartilhamento de vídeos via e-mail e redes sociais, além de permitir
fazer comentários, adicionar vídeos aos favoritos e criar playlists;
Suporte à publicação de destaques;
Possibilidade de importação de vídeos de repositórios externos;
Suporte à associação de conteúdo adicional aos vídeos, como arquivos e links;
Suporte a relatórios, disponibilizando um ambiente mais amplo de análise gerencial, de consumo integrado ao portal.

Canais de prestação do serviço:

Acesso Público
Todos os usuários poderão acessar os vídeos de domínio público, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro.

Usuários Autenticados
Os membros da comunidade minhaUFMG podem se autenticar no Portal de Vídeo sob Demanda da RNP por meio do link “Acesso Federado”, sem a necessidade de realizar cadastramento adicional. Os usuários, ao acessarem a área privativa do site, terão acesso ao conteúdo audiovisual restrito ao seu usuário, além de poder compartilhar, fazer comentários, adicionar vídeos aos favoritos e criar playlists.

Conteudistas
Caso o usuário, membros da comunidade minhaUFMG,queira fazer upload de vídeos institucionais no Portal, deverá enviar uma mensagem ao e-mail sd@rnp.br informando a necessidade de ser conteudista. Esse e-mail deve conter pelo menos as seguintes informações:

Nome de usuário da conta no portal;
Posição que o usuário ocupa na instituição;
Contexto do qual os vídeos fazem parte;
Quantidade e tamanho do conjunto de vídeos a serem postados inicialmente;
Perspectivas de crescimento da demanda de upload são longo do tempo.
A permissão para postagem de conteúdo depende da aceitação dos Termos de Uso do serviço. Além disso, a RNP avaliará projetos específicos de divulgação de vídeos enviado pelo conteudista, podendo aceitá-los ou não.

Custos:
Não se aplica.

VÍDEOAULA
O serviço de videoaula possibilita a elaboração e disponibilização, na web, de acesso a um vasto material didático, que pode ser usado como apoio ao ensino a distância ou mesmo como reforço de aulas presenciais.
A videoaula é um conteúdo que vai além de vídeos. Esse serviço integra diversos tipos de mídia – vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio – e é usado para fins didáticos, pois possui recursos de interatividade e navegação assíncrona. Isso permite que o aluno acesse uma videoaula em qualquer lugar e a qualquer momento, além de participar ativamente do processo de aprendizagem.

Canais de prestação do serviço:

Acesso público
Para assistir às aulas basta acessar o site de videoaulas da RNP (http://www.videoaula.rnp.br) e escolher a aula de interesse, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro.

Conteudista
Os membros da comunidade minhaUFMG que desejarem enviar videoaulas deverão se cadastrar através do Service Desk da RNP pelo e-mail sd@rnp.br anexando o Formulário de adesão ao serviço preenchido.
Esse formulário, o Guia de uso, a Política de uso e mais informações de como aderir ao serviço estão disponíveis no site sobre o serviço de videoaulas da RNP no seguinte link: https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/videoaularnp.
A permissão para postagem de conteúdo depende da aceitação dos Termos de Uso do serviço. Além disso, a RNP avaliará projetos específicos de divulgação de vídeos enviado pelo conteudista, podendo aceitá-los ou não.

Custo:
Não se aplica.