Pagina PrincipalEGApresentação

Apresentação

O curso Escola de Gestores da Educação Básica insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas em regime de colaboração pelos sistemas de ensino expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar. O Programa surgiu da necessidade de construção de processo de formação de gestores escolares, com a concepção do direito à educação escolar, e buscas de qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.

Os dados mais recentes (Censo Escolar/2013) indicam que no Brasil a realidade da gestão escolar é bastante diversa no que se refere à formação dos dirigentes. Portanto, evidencia-se a urgência de dinamizar e efetivar programas, projetos e ações que alcancem maior número possível de gestores educacionais, tanto em nível da formação inicial quanto em nível da formação continuada. Nesse contexto, é de fundamental importância ampliar as diferentes estratégias e modalidades de formação a serem utilizadas, considerando as diversidades que constituem a realidade educacional em nosso país.

A Educação a Distância (EAD) tem se apresentado como uma modalidade de educação que pode contribuir substantivamente para mudar o quadro de formação e qualificação dos profissionais da educação, e, nesse caso específico, dos dirigentes escolares. Seja mais um capacitado, para atuar com conhecimento e dinamismo nas escolas.