Programação para todos os gostos, UEaDSL abre 12ª edição nesta segunda-feira

Na sua 12ª edição, iniciada nesta segunda-feira, 25, o UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre) comemora a variedade das instituições participantes e das áreas de conhecimento presentes neste semestre.

Os autores deste congresso são estudantes e professores dos cursos de Letras, Educação, Nutrição, Engenharia, Ciências Biológicas, Medicina, Contabilidade, Administração da UFMG, FURG, UNIFAL, UFVJM, UFF, UNEB, IFES e UFERSA.

A diversidade que caracteriza essa edição, que se dedica a refletir sobre os vários tipos de fazer científico, sob o tema “Com-sciências”, é facilmente percebida pelos 53 trabalhos, que vão desde uma análise sobre o preconceito linguístico no contexto sóciogeográfico na região do Vale, feita na conferência de abertura, a uma receita de torta salgada feita com okara, resíduo da produção de soja, que substitui a farinha de trigo.

Como neste semestre, as apresentações serão organizadas conforme seus temas e não por data – confira a programação — o público poderá conferir e comentar esses artigos até o dia 1º de julho, data até a qual também serão consideradas as interações para fins de obtenção de certificação de participação como ouvintes.

Recurso educacional dinâmico

A coordenadora do grupo Texto Livre, responsável pela promoção do UEaDSL em parceria com o Caed, Ana Matte, destaca a contribuição do evento na formação de discentes e de docentes. Todo o processo de organização do congresso é colaborativo, demanda o engajamento de todos os participantes, desde as etapas iniciais e, ao fim, gera uma série de textos, conectados entre si, dos quais muitos ficam disponíveis para consulta da comunidade, como ocorre com o acervo de anais das edições passadas.

“Estamos na décima segunda edição do evento, e a participação de diferentes instituições e áreas do conhecimento mostra o acerto dessa proposta diferenciada de evento, que podemos classificar como um Recurso Educacional Aberto dinâmico, pois é o processo de construção colaborativa do evento e das apresentações que atua na formação de todos os envolvidos, todos construindo textos, intertextos e hipertextos que, no conjunto, ficam para a posteridade como dados abertos e livres”, resume.

Desde a abertura das inscrições, o evento já conta com 155 inscritos como ouvintes e totaliza média de 1500 visualizações nos dias mais movimentados. Para quem quiser se juntar a eles, as inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o último dia do congresso, 29 de junho, por meio do cadastro na plataforma de eventos do Texto Livre.