Nova diretora de EaD da UFMG, Eliane Palhares toma posse nesta segunda-feira, 29

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, a cerimônia de apresentação da nova diretora do Caed, Eliane Palhares (à esquerda), à equipe do Centro. Professora da Escola de Enfermagem, Eliane substitui Graça Moreira, diretora pro-tempore desde março. Na ocasião, também foi apresentada a nova coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFMG, Maria do Carmo Barros de Melo, que tomará posse do cargo em novembro.

A abertura da cerimônia foi feita pela pró-reitora de Graduação da Universidade, Benigna Maria de Oliveira, que agradeceu aos membros da gestão anterior pelos esforços que solidificaram a UFMG como referência em educação a distância para outras instituições federais. Benigna recomendou a parceria entre Eliane e Maria do Carmo, ressaltando a vasta experiência das professoras em gestão.

Além de histórico como diretora da Faculdade de Enfermagem da UFMG, Eliane Palhares tem experiência também com projetos em EaD e com o Caed. Professora de disciplinas em Enfermagem com parte do conteúdo ministrado a distância produzido com o apoio do Centro, Eliane integra o Programa Nacional Telessaúde, projeto de formação permanente e consultoria a distância para profissionais do Sistema Único de Saúde.

“Sou enfermeira de formação há 38 anos e tenho 34 anos na UFMG”, a nova diretora se apresentou à equipe. “Meu pai também foi servidor na Universidade e, para mim, este não era apenas um lugar de subsistência, mas sempre representou a ética e o compromisso pelo trabalho social”, relatou Eliane.

Universidade Aberta na UFMG

Maria do Carmo também continua no Caed trajetória extensa na UFMG e em educação a distância. Professora da Faculdade de Medicina desde 1996, ela possui pós-doutorado na área de ensino e tecnologias de saúde pela Universidade da Califórnia em Davis (EUA) e experiência em temas como telessaúde, ensino médico, urgência e simulação.

Além de utilizar os recursos da EaD para lecionar, a nova coordenadora da UAB na UFMG também trabalhou ao lado da nova diretora no programa Ambiente Virtual de Aprendizagem em Saúde para o Século 21 (AVAS).