Aluno do curso de Ciências Biológicas a distância apresenta trabalho em encontro de ensino de biologia

Há quem aproveite as férias para viajar, descansar ou colocar as séries preferidas em dia. O aluno do terceiro período do curso de Ciências Biológicas a distância Mateus dos Santos, no entanto, aproveitou parte da pausa nas aulas para se dedicar à sua formação.

Entre os dias 15 e 17 de julho, ele participou do IX Erebio (Encontro Regional de Ensino de Biologia), sediado no Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, na capital fluminense.

Além de se envolver com a organização do evento como um de seus monitores, ele foi também o responsável por coordenar a sessão de comunicação oral na qual o seu trabalho foi apresentado. “Sequência Didática Investigativa no Fundamental II: Catalisando propostas contextualizadas e Interdisciplinares para a Educação em Ciências” aborda sua experiência no ensino de botânica para estudantes dos 6º e 7º anos do ensino fundamental do colégio em que leciona, no município de Ervália, na região da Zona da Mata.

“A experiência foi única e me proporcionará desenvolver novas práticas na educação básica em prol de um ensino de ciências e de biologia cada vez mais humanizado e voltado para ações cidadãs”, avalia Mateus, que viu na sua participação no encontro a oportunidade de representar o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UAB/UFMG num evento de peso e de incentivar outros estudantes a apresentarem trabalhos científicos.

Nova graduação

1
Mateus dos Santos, à esquerda

Professor de ciências no ensino fundamental e de química, para turmas do ensino médio, Mateus é graduado em Química pela Universidade Federal de Viçosa e busca complementar sua formação com o curso de Ciências Biológicas a distância, o mais adequado à sua rotina.

Apesar do interesse pelos conteúdos das disciplinas, ele acredita que a nova graduação ainda precise ser mais organizada quanto às informações dadas aos alunos e às particularidades do ensino a distância. “É necessária uma formação continuada desses docentes que ainda estão superpresos ao presencial”, pondera.

Fotos: Arquivo pessoal/Mateus dos Santos