Trabalhos apresentados na Semana do Conhecimento abordam desafios da monitoria de cursos a distância

Na quarta-feira, 16, Ícaro Bozzi e Pedro Henrique Braz, monitores das disciplinas de química e de física, e Ana Carolina Nogueira (foto), monitora das matérias de biologia das graduações a distância da Universidade, abordaram os desafios e os ganhos pessoas de seu envolvimento com o PMG.

“Pude conhecer mais de perto a realidade da EaD na UFMG e percebi que muitos alunos tinham dificuldades nas matérias de genética e de biofísica”, conta Ana Carolina, que atou como monitora de 2017 a 2019, quando se formou.

A solução proposta por ela para auxiliar os estudantes foi a criação de um repositório com links para acesso a materiais que abordassem esses conteúdos de forma mais simplificada, como videoaulas e textos de professores de outras instituições de ensino. O banco de informações é já conta com mais de 100 sugestões e é constantemente atualizado.

Evolução conjunta

Para o graduando em Física Pedro Henrique Braz (foto), uma das maiores contribuições do PGM foi a possibilidade de ver as diferenças entre a elaboração de um plano de aula, sua execução e a necessidade de adaptar as estratégias de ensino.

Em quase dois anos como monitor, entre 2017 e 2019, ele notou que as interações por vídeos eram mais efetivas para apresentar os conceitos físicos. “É difícil fazer uma progressão de raciocínio, estando distante do aluno. As chamadas virtuais é uma boa para isso”, explica o estudante, orientado pelo professor do departamento de Física e diretor de EaD da UFMG entre 2014 e 2018, Wagner Corradi.

Uma das colegas de Pedro na iniciativa, a graduanda do 5º período do curso de Pedagogia Renata Silva (foto) dedica-se, sob a orientação da professora Suzana Gomes, da FaE, à avaliação institucional dos cursos a distância, ofertados pela programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG.

A aluna atua no projeto desde fevereiro deste ano e já tem as primeiras conclusões sobre a modalidade. “Sempre tive curiosidade sobre a educação a distância, especialmente na Universidade, porque há uma oferta enorme de cursos. Acredito que é possível haver, sim, EaD de alto padrão, apesar de ainda haver muito preconceito e uma certa desvalorização dessa forma de ensino.”