Workshop promovido pelo AVAS 21 e pelo Caed capacita professores e alunos na utilização de recursos da plataforma Moodle

Nesta quarta-feira, 30, o Caed e o AVAS 21, programa de inserção da tecnologia no ensino na área da saúde da Faculdade de Medicina, promoveram o workshop “Recursos Tecnológicos na plataforma Moodle”.

Sediado no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) e no laboratório de Centro de Informática em Saúde (CINS), na Faculdade de Medicina, o evento capacitou 33 professores, alunos e pesquisadores da Universidade, na utilização dos principais recursos do ambiente de aprendizagem virtual, no qual estão baseados o Minha UFMG e o Caed Virtual.

A programação incluiu uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pelo Caed, as normas que regem a EaD no país e na UFMG, planejamento de disciplinas, ferramentas mais populares da plataforma e atividade prática, para aplicação das lições. A primeira parte do workshop, ministrado pelas assessoras pedagógicas do Caed, Cristina Souza e Márcia Duarte, está disponível no YouTube.

Recursos com potencial

“O Moodle é uma ferramenta muito rica que a gente tem que aprender a utilizar. É muito importante dar esse primeiro passo”, explicou o diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto Alves, presente à abertura do workshop ao lado das professoras Eliane Palhares, diretora de EaD da UFMG, e Rosália Torres, coordenadora do AVAS 21.

Defensora da utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino de cursos de saúde, Rosália Torres destacou a importância de iniciativas que permitam aos docentes aproveitar o potencial da tecnologia em suas atividades. “Tenho certeza de que os participantes irão gostar muito porque o workshop está pautado no que é o maior interesse dos inscritos, a parte prática do uso da plataforma”, avaliou.

Para Eliane Palhares, o workshop abre novas possibilidades para ações de capacitação de professores em diversas questões ligadas à EaD. “Essa discussão não se esgota numa tarde, por isso já analisamos a promoção de seminários temáticos, sobre questões mais pontuais de interesse dos professores, como edição de vídeos e criação de questionários, por exemplo”.

Ensino mais dinâmico

Durante a parte prática do workshop, os participantes receberam orientações sobre como escolher os recursos mais adequados para suas disciplinas e cumpriram tarefas, como inserir arquivos na plataforma e criar sala de webconferências. Apesar de tradicionalmente associadas à educação a distância, essas ferramentas podem auxiliar os professores que já ministram disciplinas presenciais. Esse é o caso da professora Fabiana Moura, responsável pela matéria “Atenção Secundária à Reumatologia”. “Como minha disciplina é essencialmente prática, é importante ter uma comunicação mais flexível com as turmas, e esses recursos da EaD possibilitam otimizar o ensino e a interação com elas”, justifica.

Foto: Carol Morena/ Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG