Participação em congresso internacional de educação a distância é inspiração para novas práticas e estudo de temas da modalidade

Conhecer as principais tendências das abordagens híbridas do processo de ensino na educação a distância. Foi com esse objetivo que a diretora do Caed, Eliane Palhares, e a servidora Gizelle Barbosa participaram da 25ª edição do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (Ciaed).

Sediado no município mineiro de Poços de Caldas, de 20 a 24 de outubro, o evento promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) discutir as abordagens híbridas no ensino-aprendizagem na EaD, por meio de minicursos, mesas redondas, palestras e apresentações de trabalho.

O tema destaca a utilização dos recursos tradicionais de cada modalidade na outra, como as videoaulas e a podcasts nas disciplinas presenciais, e os encontros físicos dos alunos, pelos cursos a distância.

Entre os destaques da programação, estão palestras sobre o uso dos conceitos da neurociência aplicados aos processos de ensino e em estratégias para o aluno motivado e engajado com seus estudos, uma forma de enfrentar um dos principais problemas da EaD: os altos índices de evasão, que chegam a 18,5% no ensino superior público e ultrapassam os 30% em graduações privadas.

Para Gizelle, o contato com profissionais dedicados à modalidade foi bastante produtivo. “Acredito que a participação em eventos como o CIAED contribui para melhoria do atendimento e para o trabalho do Caed com a educação a distância. Embora a EaD apresente dificuldades, são grandes as possibilidades do uso das tecnologias na educação e os encontros como esses permitem o diálogo com aqueles que estão refletindo sobre o mesmo tema e criando soluções para os dilemas enfrentados.” No dia 5, a servidora fez uma breve apresentação sobre os principais pontos do congresso durante uma reunião de equipe.

Na avaliação da diretora Eliane Palhares, o evento foi fonte de inspiração para novas práticas. “Há muitos assuntos que estão em discussão, que podem ser objetos de pesquisa de grupos de estudos no Caed”, projeta.

Imagem: Arquivo pessoal