Faculdade de Medicina e Caed ofertam disciplina isolada sobre pesquisa e ensino médico; inscrições acontecem no dia 5/3

Interessados em temas como pesquisa e método de ensino poderão ampliar seus conhecimentos, cursando a disciplina isolada Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde, ofertada pela Faculdade de Medicina da UFMG em parceira com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG), na modalidade a distância, entre março e maio.

Ministrado pelo professor Cássio Ibiapina, do departamento de Pediatria, o curso terá carga horária de 45 horas e abordará as estratégias de ensino e de formação em ciências médicas e da saúde, visando estimular o interesse da comunidade acadêmica pela pesquisa de metodologias pedagógicas para a área.

Questões como raciocínio clínico, reflexão estruturada, estudos de casos, synapse-based learning e outros que constam no programa da disciplina, serão discutidos por meio de artigos científicos, estudos de caso e vídeo aulas, que incluirão, ainda, os registros das apresentações feitas, em formato Ted Talks, durante o encontro presencial da primeira oferta, realizado em junho do ano passado. “A nossa primeira experiência foi muito positiva! Numa consulta aos estudantes, obtivemos cerca de 90% de aprovação”, revela Cássio.

As atividades serão encerradas no dia 30 de maio, sábado, durante o único encontro presencial da disciplina, durante o qual serão apresentados seminários sobre os principais pontos debatidos ao longo das 12 semanas de curso.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no dia 5 de março, exclusivamente on-line, e de acordo com as instruções que constam na página https://www.medicina.ufmg.br/cpg/matriculas/. Todos os interessados nos temas da disciplina poderão se inscrever, respeitado o limite de vagas disponibilizadas.

Não há outros pré-requisitos para a participação, mas os inscritos deverão ler artigos em língua inglesa e ter entre duas e três horas semanais para se dedicar às atividades, que serão sediados na plataforma Caed Virtual, mantida pelo Caed. “É muito importante que o aluno se planeje para acessar a plataforma e acompanhar os debates, tanto para a qualidade do curso quanto para a sua formação. Na última turma, cerca de 20% dos estudantes foram reprovados por não terem tido esse cuidado”, alerta o professor.

Método inovador

A ideia para a estrutura da disciplina surgiu quando o docente frequentou o curso Principles and Practice of Clinical Research, oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Harvard. A metodologia, que propõe a apresentação de definições científicas a partir de histórias fictícias, foi a base para o escopo do curso.

Em cada semana, os alunos vão acompanhar, junto do conteúdo teórico das videoaulas e artigos, pequenas narrativas sobre personagens e seus encontros pela região metropolitana de BH.  “A discussão nos fóruns será baseada nos estudos de caso, que são apresentados numa narrativa cotidiana, a partir da qual são introduzidos conceitos de uma forma mais leve, para entreter e descansar o aluno de temas um pouco pesados”, explica o professor.

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