Biblioteca Central e Caed desenvolvem treinamento on-line para usuários do sistema de bibliotecas da UFMG

Como encontrar um título na estante? Qual é a multa para o atraso da devolução de um livro? Quantos itens podem ser emprestados a cada vez? Essas e muitas outras dúvidas sobre a utilização das bibliotecas da UFMG poderão ser esclarecidas com treinamento oferecido pelo sistema de bibliotecas universitárias, em parceria com o Caed, a toda a comunidade acadêmica.

A capacitação, ministrada virtualmente e com duração estimada de quatro horas, será obrigatória para todos os novos usuários, antes de se cadastrarem e fazerem empréstimo dos materiais das bibliotecas. A inscrição pode ser feita, automaticamente, acessando a página do curso. Ao final do treinamento, há um questionário para avaliar o conhecimento dos participantes, que receberão uma declaração de conclusão, obtida na própria plataforma. Confira o vídeo de apresentação do curso.

De acordo com Norma Cardoso, bibliotecária documentalista da Biblioteca Central, a iniciativa tem o objetivo apresentar aos novos membros da comunidade, especialmente aos alunos, os serviços prestados pelo sistema e os direitos e deveres de quem o utiliza.

“Muitas vezes, o estudante que chega à universidade fica perdido, sem saber o que a biblioteca pode oferecer. Esse treinamento irá auxiliá-lo a tirar o máximo de proveito da sua experiência na UFMG”, explica. Os espaços reúnem livros, mídias audiovisuais, partituras, slides e documentos, totalizando cerca de 40 mil itens.

Além dar mais autonomia aos usuários, a ação também possibilitará aos bibliotecários terem mais tempo para desenvolverem outros projetos, mais complexos e que contribuirão mais para a gestão da informação na universidade.

Ampliação

A equipe responsável pela iniciativa planeja tornar o conteúdo acessível, disponibilizando-o também em formato compatível com ledores, para deficientes visuais, e em Libras e legendas, para surdos, com o apoio do NAI.

Os bibliotecários almejam, também, ofertar virtualmente o treinamento para utilização do portal de periódicos da Capes, biblioteca online que oferece acesso à produção científica mundial para instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Atualmente, a capacitação acontece presencialmente, na Biblioteca Central.