Equipe do Aproxime-se se reúne para planejar atividades desta edição

As preparações para esta edição do Aproxime-se continuam em ritmo intenso: nesta quinta-feira, 23, a equipe responsável se reuniu, por webconferência, para fazer um balanço do que já foi feito e discutir as próximas etapas do programa.

Nas últimas semanas, os bolsistas se dedicaram a articular as ações com os coordenadores dos polos das cidades contempladas – Confins, Lagoa Santa e Sabará – para subsidiar a organização dos eventos, incluindo a realização de uma pesquisa de opinião para levantar o perfil e as preferências dos moradores dos locais.

Os dados serão recebidos até o dia 1º de maio e possibilitarão a proposta de atividades que abordem temas relevantes para dessas comunidades. Tradicionalmente, o evento acontece num sábado, pela manhã, e conta com atrações como sessões de cinema comentado, palestras, minicursos e oficinas. A participação é gratuita e confere certificado.

Um dos principais pontos da reunião foi a análise da forma como os eventos serão ofertados, se a distância ou nos próprios municípios, considerando as restrições a aglomerações e a suspensão temporária das atividades presenciais de extensão da UFMG, em função da pandemia do Covid-19. A definição dependerá das orientações das autoridades das áreas de saúde nas datas previstas para promoção dos eventos, dias 30 de maio e 06 e 20 de junho.

Novas presenças

A situação atípica em que essa edição do programa acontece tem sido um desafio a mais para a equipe, especialmente para os bolsistas, que não conhecem pessoalmente os seus colegas ou membros da coordenação: todo o contato tem sido feito virtualmente, desde que se integraram à iniciativa. “Sinto falta desse contato face a face, mas sei que é esse distanciamento é necessário agora”, lamentou Ana Carolina Borges, graduanda em psicologia.

Apesar dessas frustrações, o período será também uma oportunidade para vivenciar novas experiências de práticas extensionistas, na avaliação da diretora de EaD, Eliane Palhares. “O momento pede criatividade nas formas de comunicação e de interação, que será um aprendizado para todos nós.”

Para ficar das novidades sobre o Aproxime-se, acesse a página do Caed ou junte-se também ao grupo do programa no Facebook.

Notícias relacionadas

Em reunião por webconferência, Caed dá boas-vindas e apresenta Aproxime-se aos bolsistas desta edição

Coordenação do Aproxime-se reúne-se com coordenadores de polo para articular atividades desta edição; eventos devem acontecer entre maio e junho