Cursos de curta duração sobre educação a distância recebem inscrições a partir de 22/6

Professores da UFMG interessados em saber mais sobre educação a distância podem se inscrever nos quatro cursos de extensão online oferecidos pelo Caed/UFMG sobre a temática: “Introdução à EaD”, “Noções Básicas de Direitos Autorais”, “Introdução à Acessibilidade na EaD” e “Introdução à Webconferência na EaD”.

As inscrições deve ser feitas pelo link https://www.ufmg.br/integracaodocente/minicursos/, de 22 de junho a 3 de julho ou até o preenchimento das vagas, 100 para cada opção.  

As formações têm carga horária de 15 horas, que podem ser cumpridas durante o período de 22 de junho a 22 de julho, e são autoinstrucionais, ou seja, não contam com o acompanhamento de um tutor. Os inscritos que concluírem o curso com o aproveitamento mínimo definido pela coordenação receberão certificado. 

A ação integra a programação do Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas, iniciativa promovida pela Prograd, por meio do GIZ/UFMG, o Caed e a DTI, para auxiliar docentes da Universidade a utilizar recursos pedagógicos virtuais para o desenvolvimento de suas disciplinas durante o período de pandemia de Covid-19.

No dia 17, o MEC emitiu portaria autorizando a prorrogação da substituição de aulas presenciais pelas ministradas por meios digitais até dezembro.  Antes mesmo da medida, a Universidade tem dedicado esforços para debater, em conjunto com os vários segmentos da comunidade acadêmica, alternativas para o retorno gradual das atividades, de forma segura e inclusiva.

O programa já organizou dois fóruns para discutir o impacto da doença sobre o ensino superior e o planejamento da retomada das aulas, ofertou uma oficina e um webinar sobre a plataforma Moodle e prevê novos eventos e capacitações nos próximos meses. 

Para conferir a agenda do Integração, acesse a página https://www.ufmg.br/integracaodocente/.

Imagem: Freepik