Retomada das aulas dos cursos da educação é tema de fórum promovido na próxima quarta-feira

O retorno das atividades da área educacional será tema do fórum online “Cursos da Educação: o planejamento da retomada com segurança, equidade e qualidade”, promovido na próxima quarta-feira, 8, das 14h às 15h30, pelo programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas

Transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, com tradução em Libras, o evento contará com a participação dos professores Paulo Nogueira, coordenador do colegiado de Pedagogia; Sirleine Brandão, coordenadora do colegiado especial das Licenciaturas; Paulo Maia, coordenador do colegiado de Formação Intercultural para Educadores Indígenas, e Luiz Ribeiro, coordenador da licenciatura em Educação do Campo. 

Os  graduandos em Pedagogia, Gabriel Cavalcante, e em Teatro, Gabriela Arsênio, também participam das discussões. 

O evento é promovido num momento estratégico: no último dia 25, o Cepe (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) definiu que retomada das atividades acadêmicas da graduação acontecerá a partir do dia 3 de agosto. 

O estabelecimento da data permitiu aos colegiados avançarem nas discussões sobre o planejamento das disciplinas e ações que serão ofertadas remotamente, adaptação dos planos de ensino e possibilidades de oferta de atividades práticas.

“A Câmara de Graduação apresentará, para avaliação do Cepe e posterior divulgação à comunidade, propostas de diretrizes referentes a estratégias de ensino-aprendizagem, processos avaliativos e flexibilização do regime acadêmico. Diante disso, consideramos que é muito oportuno compartilhar, neste momento, experiências e propostas relacionadas aos cursos que se dedicam à formação de professores”, avalia a pró-reitora de Graduação, Beninga de Oliveira 

Apoio 

O debate é o quarto fórum promovido pelo Integração Docente, que já abordou os impactos da pandemia de Covid-19 no ensino superior e os processos de retorno das aulas nos cursos das áreas da saúde e de engenharia e ciências exatas

Além dos fóruns, o programa também tem ofertado cursos, oficinas, webinars, tutoriais, guias e outros meios para auxiliar os professores adaptar suas disciplinas à dinâmica do ensino remoto emergencial, adotado pela Universidade enquanto vigorarem as recomendações de isolamento social

Para conferir os registros das atividades e acompanhar a programação, acesse a página da iniciativa.