Webinar abordará direitos autorais na produção de materiais didáticos

Os cuidados para utilização de imagens e vídeos e os mecanismos para a proteção dos direitos dos autores serão abordados em webinar ofertado pelo Caed, na quarta-feira, 29, das 14h às 16h. 

Com  transmissão pelo canal do Caed no YouTube e tradução simultânea em Libras, a capacitação será ministrada pelo assessor pedagógico do Centro Ramiro Barboza, advogado,  bacharel em Direito e em História pela UFMG,  mestre em História pela Universidade Federal de São João Del-Rey e doutorando em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). 

Ramiro é também autor do curso de extensão “Noções Básicas de Direito Autorais” e do guia associado, disponibilizados pelo Caed.

Capacitação para docentes 

O treinamento é o quinto webinar promovido pelo Caed como parte das ações do Integração Docente, programa voltado à capacitação dos professores da UFMG para a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino remoto emergencial, adotado pela Universidade em função da pandemia de Covid-19. 

Os anteriores, disponíveis no site da iniciativa, trataram do Moodle, suas funcionalidades e integração com o diário de classe, a produção de videoaulas com smartphones e o uso do Microsoft Teams para as aulas síncronas.

A iniciativa é também responsável por disponibilizar tutoriais, guias, promover fóruns sobre os efeitos da pandemia sobre as atividades de ensino na Universidade e prestar outras formas de apoio ao corpo docente. 

Imagem: Freepik