Escritas sobre o ensino em tempos de pandemia é tema de fórum online promovido pelo Integração Docente

Na quarta-feira, 2, o programa Integração Docente retoma as atividades para professores, com o fórum online “Escritas acadêmicas sobre o ensino: o que dizem os docentes?”, transmitido das 14h às 16h, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, no qual também ficará gravado. Haverá tradução simultânea em Libras.

Em sua 13ª edição, o evento debaterá as experiências de escrever sobre o ensino de graduação, a partir de relatos de autores de artigos enviados para a seção especial Docência no Ensino Superior em Tempos de Pandemia, da revista Docência do Ensino Superior. Participarão do fórum, Daniel Braga, editor adjunto da revista e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação (FaE/UFMG), e os professores Felipe Garrido, da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, no Chile, responsável pelo artigo  “Docencia universitaria durante la pandemia Covid-19: una mirada desde Chile”, e Eunice Francisca Martins, da Escola de Enfermagem da UFMG, que comentará o trabalho “Núcleo docente estruturante da Enfermagem da UFMG: da criação aos tempos da pandemia da Covid-19”

Autores de textos que serão publicados em breve na página da revista , os professores Thais Morandini, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), SP,  e Antônio Carlos Gil, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP, que apresentarão, respectivamente, os trabalhos “Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto” “Formação inicial de professores na pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre cartografia escolar”. A abertura será feita pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, e a mediação, a cargo de professora Cristina Alvim, coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG.

Entre abril e agosto, o periódico editado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Prograd/UFMG, abriu chamada para trabalhos com reflexões sobre o papel da universidade e os desafios do ensino no contexto de pandemia. 

Foram recebidas 56 submissões para o novo espaço, com relatos de vivências e reflexões sobre lecionar durante o período da crise sanitária, as relações entre professores com seus colegas de ofício e com seus alunos e novos formatos de aulas. 

“A adesão ao uso das tecnologias digitais é tema muito recorrente, pois, ainda que em diferentes medidas, todos estão ampliando e/ou inserindo em suas práticas o uso de plataformas e softwares diversos”, revela Zulmira Medeiros, técnica em Assuntos Educacionais do GIZ UFMG e editora adjunta da revista.

Integração discente

A partir desta semana, o Integração Docente ampliará sua atuação, com a oferta de atividades para os graduandos da Universidade, pelo projeto Diálogos com Estudantes. O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, será o primeiro local a sediar as ações da iniciativa, entre 30/11 e 3/12.

A programação, que deverá ser estendida a outras unidades acadêmicas em breve, inclui encontros, rodas de conversas e oficinas sobre gestão do tempo, mapas conceituais e introdução à plataforma de design Canva. Também está prevista a divulgação de dicas sobre ensino, extensão, saúde mental e acolhimento, ao longo de todo o semestre, nos perfis das mídias sociais da UFMG e das unidades envolvidas na iniciativa, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Prograd, Giz e Caed.

Informações e formulários de inscrições, por ora reservadas aos alunos do ICA, estão disponíveis na página do projeto.

Em caso de dúvidas ou para mais detalhes, escreva para integracaodocente@ufmg.br.