Atividades ofertadas pelo programa Integração Docente serão avaliadas pela comunidade acadêmica; consulta vai até 5/2

Com o objetivo de planejar suas próximas atividades, o Integração Docente fará consulta a alunos, professores e técnicos administrativos, para avaliar as ações ofertadas ao longo do ano passado e identificar novas demandas de formação para este segundo semestre de ensino remoto emergencial.

Os questionários, específicos para cada um dos públicos, estarão disponíveis no site do programa, no menu “Pesquisa de Avaliação”, até o dia 5 de fevereiro. Os dados obtidos auxiliarão a proposta da programação para os próximos meses.

“O Programa Integração Docente consolidou-se, no ano de 2020, como um espaço de formação, diálogo e troca de experiências no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Mas consideramos que as ações do programa devem ser constantemente avaliadas pela comunidade acadêmica, de forma que possam contribuir efetivamente neste momento que ainda nos traz tantos desafios”, explica a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

A pesquisa se junta a outras ações promovidas para acompanhar a adaptação à nova forma de estudo e de trabalho, como o monitoramento do ERE, organizado pela Prograd.

Diretora do GIZ/Prograd, a professora Maria José Flores destaca a importância de analisar as realizações do programa e mapear as necessidades de estudantes, professores e técnicos nesse contexto.

“Estamos vivenciando o segundo semestre letivo em ERE e vimos uma ampla apropriação de recursos tecnológicos no ensino. Com a consulta, buscamos avaliar o que realizamos como apoio e ações formativas para professores, estudantes e TAEs e levantar expectativas daquilo que podemos contribuir em futuras ações para esse público, tendo em vista a experiência no ensino e trabalho remoto na universidade.”

Retorno

Lançado em junho, para prestar suporte ao público da UFMG no uso de recursos e ferramentas tecnológicos de ensino, o Integração Docente promoveu 13 fóruns e 12 webinars, além de ofertar minicursos e oficinas a docentes e discentes. Todos os registros dos eventos e materiais de apoio estão disponíveis na página do programa.

Na terça-feira, 2, a programação será retomada com o fórum on-line “Ensino remoto na graduação e suas relações com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública”, que contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida; da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira e com a professora emérita Magda Becker Soares, uma das maiores referências nacionais nas áreas da alfabetização, letramento e língua portuguesa.

Fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/FaE/UFMG), vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, a docente foi agraciada com o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria Educação e pedagogia, pelo livro Alfabetização: a questão dos métodos

O evento será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC UFMG) no YouTube, onde ficará gravado, a partir das 14h, com tradução em Libras.

Informações: integracaodocente@ufmg.br.

Imagem: Freepik