Integração Docente reabre atividades com Fórum on-line

Com o objetivo de fazer um balanço e refletir sobre o ensino de graduação da universidade no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), o Programa Integração Docente promoverá o  14° Fórum on-line com o tema “Ensino remoto na graduação e suas relações com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública”. O evento será no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), de 14 às 16 horas, no dia 2 de fevereiro. Haverá tradução simultânea em Libras.

A abertura do Fórum será realizada pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira. Em seguida, a professora emérita da Faculdade de Educação, Magda Soares, convidada especial do evento, fará uma reflexão sobre o ensino remoto na graduação, particularmente nas licenciaturas, e suas relações e responsabilidades com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública.

O objetivo do evento será discutir como o formato de ensino adotado pelas escolas públicas durante a pandemia interpela à universidade, que tem 14 cursos de licenciatura com envolvimento direto com a escola básica, inclusive dependendo dessa relação para a formação dos futuros professores. Além de refletir sobre como tem funcionado, também, para os outros cursos que se relacionam com a escola básica por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Os fóruns fazem parte do Programa Integração Docente, parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A iniciativa também é apoiada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

Mais informações sobre os Fóruns e atividades do Programa Integração Docente podem ser acessadas neste site. Os eventos promovidos pela iniciativa ficam gravados e são disponibilizados nesse link .

(Carol Carvalho/Comunicação da Prograd UFMG)

Imagem: Foca Lisboa