Aproxime-se, programa de extensão do Caed , abre edição de 2021 nesta sexta-feira, 2

O Aproxime-se, programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) retoma suas atividades nesta sexta-feira, 2. A cerimônia de abertura desta edição será transmitida pelo canal do Centro no YouTube, onde também ficará gravada. 

O evento contará com a participação de representantes das pró-reitorias de Graduação e Extensão da UFMG e de autoridades dos municípios que receberão as atrações neste ano: Bom Despacho, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Sabará e Sete Lagoas. 

No encontro, serão apresentadas informações sobre as cidades e sobre a dinâmica desta edição, a segunda ofertada virtualmente em função da pandemia de Covid-19. 

A participação é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia. 

Foco nos projetos 

Em 2021, as atividades serão ofertadas de acordo com os quatro projetos que o integram  — Cidadania, Saberes Transversais, Virtualidades e Ficção e Realidade –, e não com base nos municípios envolvidos. A nova organização possibilitará que o programa amplie o público contemplado e se estenda até fevereiro de 2022. 

Informações sobre datas e inscrições, gratuitas e com certificado de participação, serão divulgadas na página do Aproxime-se e nos canais de comunicação do Caed. Em caso de dúvida, escreva para extensao@caed.ufmg.br

Aproxime-se 

Proposto em 2013, o Aproxime-se tem o objetivo de promover maior proximidade entre a UFMG e as comunidades dos municípios em que oferta cursos a distância, por meio da organização de atividades educativas e culturais nos polos de apoio. 

O programa é estruturado em quatro projetos: 

– Cidadania: é focado na divulgação de saberes de interesse público, organizadas como campanhas educativas, a partir da articulação de parcerias com as prefeituras em que as atividades estão sendo ofertadas;

– Ficção & Realidade: propõe debates sobre temas polêmicos, a partir de sessões de cinema comentado; 

– Saberes Transversais:  busca o compartilhamento de saberes e conceitos fundamentais para a compreensão da sociedade contemporânea, por meio de palestras feitas por especialistas convidados e

– Virtualidades: visa instrumentalizar os envolvidos no uso dos diferentes recursos de pesquisa on-line já disponíveis na internet, como o uso de bibliotecas e museus virtuais.