Aproxime-se planeja edição de 2022; consulta para definição de temas vai até sexta, 20

A próxima edição do Aproxime-se, programa de extensão do Caed/UFMG, já está sendo planejada e traz novidades!

Até o dia 20 de maio, moradores dos municípios parceiros — Bom Despacho, Campos Gerais, Jaboticatubas, Sabará, Sete Lagoas e Ubá — podem sugerir temas para as atrações deste ano, previstas em formato tanto virtual quanto presencial, possibilitado pela melhoria dos indicadores de saúde. 

Os eventos, programados para entre junho e dezembro, incluirão palestras, minicursos, sessões de cinema comentados e oficinas de curta duração. Todos são gratuitos e conferem certificado de participação. 

Os interessados deverão se inscrever previamente pela página do programa, na qual também será divulgada toda a programação. 

Resultados 

No segundo ano de programação integralmente virtual, devido à pandemia de Covid-19, em 2021, o Aproxime-se ampliou suas atividades, com a promoção de duas campanhas educativas por meio do projeto Cidadania: “Acessibilidade, Educação Especial e Educação Inclusiva” e “Cultura Popular Mineira”. 

Baseada na divulgação de cards com informações sobre os temas em mídias sociais como Instagram, Facebook e oferecidos às prefeituras das cidades parceiras, a ação visa proporcionar às comunidades locais saberes de seu interesse, que podem impulsionar campanhas educativas próprias e a articulação de parcerias. 

Entre novembro e dezembro, seu período de veiculação, os posts receberam reações positivas, tanto no perfil do Caed no Instagram quanto no grupo do Centro no Facebook:  foram 325 curtidas e 9 comentários na primeira e 77 curtidas, 6 “amei” e 30 compartilhamentos na segunda.  

A educação financeira em tempos de crise abordada em palestra ofertada por meio do projeto Saberes Transversais. Ministrada pelo professor Juliano Pinheiro em 26 de agosto, pelo canal do Caed no YouTube, a aula tratou de formas de adaptar as contas à inflação crescente. Além da audiência síncrona, de 29 pessoas, o vídeo conta com 58 curtidas e 578 visualizações até meados de maio. 

Em novembro, o programa promoveu a mesa de conversa “Relações Étnico-raciais e Educação”, que propôs debate sobre o tema a partir da exibição do documentário “Amador, Zélia”, que trata da trajetória de Zélia Amador de Deus, a primeira reitora negra de uma universidade brasileira.

O evento, do projeto Ficção & Realidade, contou com a presença da professora Silvani dos Santos Valentim, Coordenadora de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CAI) e líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), das bolsistas do programa Nathalia Oliveira Costa e Maria Augusta Rodrigues de Oliveira e mediação da diretora de EaD da UFMG, prof.ª Eliane Palhares. A atração, acompanhada por 30 pessoas ao vivo, acumulou, até a segunda quinzena deste mês, 263 visualizações e 19 curtidas.

Focado na capacitação para o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, o projeto Virtualidades ofertou, na edição de 2021, oficinas sobre o PowerPoint, Canva e Audacity, para a produção de apresentações, recursos gráficos e edição de áudio. 

As formações foram destinadas prioritariamente a professores e ministradas pelos bolsistas do Aproxime-se, ao longo de duas semanas, com carga horária de 10 horas. Cento e treze pessoas se interessaram pelas oficinas, mas apenas 35 concluíram-nas. Nos formulários de avaliação, os inscritos, em sua maioria mulheres casadas, com filhos, apontaram problemas pessoais como a razão principal para desistir dos cursos, um reflexo do impacto do acúmulo de tarefas, tradicionalmente feminino, sobre as oportunidades de qualificação. 

Produção acadêmica 

Ao lado das atividades da programação, os bolsistas também se dedicaram à produção de trabalhos acadêmicos: dois para a edição de 2021/2 do UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre), promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG, e  outros dois para o 24º Encontro de Extensão da Universidade — para acessá-los, basta buscar por “Aproxime-se” na caixa de pesquisa entre os anais do evento

Um dos artigos produzidos para o evento sobre as ações extensionistas, Projeto Cidadania do Programa “Aproxime-se”: relato da produção da campanha educativa “Cliques sobre Acessibilidade, Educação Especial e Educação Inclusiva, recebeu menção honrosa durante a premiação de melhores trabalhos da Semana do Conhecimento do ano passado, como trabalho de relevância acadêmica para a instituição.

Mais dois trabalhos foram submetidos a periódicos da área de extensão, a revista Extramuros,   Universidade Federal do Vale do São Francisco, e revista Sociedade & Extensão, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e estão aguardando publicação.