Cipmoi seleciona instrutores e monitores para próxima oferta do curso; inscrições vão até 18/6

O Cipmoi (Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial), projeto de extensão da Escola de Engenharia, abre inscrições até o dia 18, sábado, para a seleção de instrutores, que contarão com bolsa, e de monitores, que atuarão como voluntários. 

Os aprovados integrarão o corpo docente da próxima oferta da formação, a partir de agosto, quando serão retomadas as atividades presenciais do curso. Em função da pandemia de Covid-19, as aulas estavam sendo ministradas virtualmente, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG)

Os candidatos devem ser graduandos da UFMG regularmente matriculados, com disponibilidade de 20 horas semanais, para os interessados no posto de instrutores e de quatro horas por semana para monitores, para se dedicar às atividades do projeto, não receber nenhum tipo de bolsa paga por instituição ligada à Universidade e conhecer e concordar com o disposto do edital que rege o processo seletivo

As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível nos canais de comunicação do Cipmoi. Os interessados poderão se candidatar a duas áreas de conhecimento: a) Comunicação e Relações Humanas,  b) Desenhista Cadista para Construção Civil; c) Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão;  d) Informática Básica, e) Matemática Básica, f) Mestre de Obras e g) Tecnologia de Soldagem. 

Perfis 

As atribuições e a dinâmica de seleção dos inscritos variam de acordo com a modalidade de atuação. 

Aos instrutores bolsistas, caberá atividades como preparar e ministrar aulas presenciais e online; sanar dúvidas dos alunos; gravação e edição dos vídeos didáticos ou institucionais; cuidar da manutenção dos laboratórios; realizar atividades relacionadas a administração interna do Cipmoi; preparar, aplicar e corrigir atividades avaliativas para os alunos e processos seletivos do curso. 

Os instrutores devem cumprir seis horas e meia da carga horária semanal em três noites dedicadas a aulas e reuniões no período das 19h às 22h15, e o restante da carga horária, nas tarefas acima. A seleção para a modalidade inclui prova online de avaliação de conhecimento técnico, entrevista e aula expositiva. Os selecionados contarão com bolsa mensal no valor de R$ 400 pelo período de agosto de 2022 a fevereiro de 2023. 

Já os monitores, voluntários, têm como atribuição acompanhar os alunos em sala de aula ou laboratório para auxiliar na resolução de dúvidas teóricas e práticas. A carga horária de quatro horas semanais deve ser cumprida preferencialmente num único dia, no período de 18h a 22h. A seleção será baseada em entrevista e aula expositiva. 

O resultado final da seleção será divulgado por email aos candidatos, no dia 26 de julho. 

Mais informações sobre as atividades e o processo seletivo, incluindo os conteúdos programáticos de cada área de atuação, estão disponíveis no edital. Dúvidas podem ser esclarecidas por email, rhcipmoi@gmail.com, ou por meio dos perfis do projeto no Instagram e no Facebook.