Programa de extensão da UFMG, Aproxime-se promove evento sobre metodologias ativas na educação básica em Jaboticatubas em 3/12

No dia 3 de dezembro, sábado, a partir das 9h, o Aproxime-se, programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, promove, na cidade de Jaboticatubas, evento sobre metodologias ativas na educação básica, que valorizam o protagonismo e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A participação é gratuita e confere certificado.

A programação inclui roda de conversa com o tema “Introdução às Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem” e duas opções de oficinas, realizadas simultaneamente, com 25 vagas cada: “Ressignificando os Processos de Ensino e Aprendizagem por meio de mapas conceituais” e “Aprendizagem Criativa por meio de jogos”.

Na primeira, serão apresentadas estratégias para o uso de mapas conceituais em práticas educativas que possam instigar o interesse dos estudantes. Na segunda, os inscritos terão lições sobre o potencial educativo dos jogos e, após as discussões, deverão propor uma atividade pedagógica lúdica para alunos da educação básica.

Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever, até 1º de dezembro, por formulário eletrônico. Não é necessário se inscrever para acompanhar a roda de conversa.

Esta edição, realizada em parceria com os municípios de Bom Despacho, Campos Gerais, Jaboticatubas, Sabará, Sete Lagoas e Ubá, terá tanto eventos presenciais quanto virtuais, transmitidos pelo canal do Caed no YouTube. Em setembro, a equipe do programa visitou a cidade de Sabará e, em julho, debateu a escola e as relações no pós-pandemia em roda de conversa on-line.

Aproxime-se

Realizado desde 2013, o Aproxime-se promove ações de extensão nos polos de EaD no estado de Minas Gerais, com o propósito de aproximar a UFMG das comunidades em que oferta cursos a distância, por meio da oferta de atrações como palestras, mesas redondas, oficinas, sessões de cinema comentado e atrações culturais. A participação é sempre gratuita e aberta ao público interessado.

As cidades de Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Januária, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Montes Claros, Sabará, Sete Lagoas e Teófilo Otoni foram contempladas desde o início do programa.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram ministradas virtualmente. Interessados podem assistir às mesas redondas e às palestras apresentadas nas duas últimas edições pelo site do Caed: basta acessar as playlists  Aproxime-se 2020 e Aproxime-se 2021.

Programação

9h: Abertura e roda de conversa “Introdução às Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem”

10h30: Oficinas (25 vagas para cada, preenchidas por ordem de inscrição. Duração estimada de uma hora.)

– Ressignificando os processos de ensino e aprendizagem por meio de mapas conceituais

– Aprendizagem criativa por meio de jogos