Programa de extensão do Caed promove palestra sobre dicas para iniciar negócio virtual, no dia 7/12

O Aproxime-se, programa de extensão de Centro de Apoio à Educação a Distância da (Caed/UFMG), apresenta, no dia 7 de dezembro, das 17h às 18h30, a palestra on-line “Monte seu Negócio Virtual: dicas sobre vendas de produtos pela internet e criação de lojas virtuais”.

O evento será transmitido pelo canal do Caed no YouTube, no qual ficará gravado, e confere certificado de participação aos espectadores que o acompanharem ao vivo e que preencherem o formulário disponibilizado durante a transmissão. Não é necessário se inscrever.

Na palestra, serão apresentados o passo a passo para criar uma loja e se destacar, desde a escolha da plataforma a sugestões para atrair clientes.

Negócio em expansão

O número de negócios virtuais no Brasil cresceu 22,05% em 2021 em comparação a 2020, impulsionado pelas medidas de distanciamento social adotadas em função da pandemia de Covid-19, segundo dados do serviço PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp.

Apesar do cenário, a decisão de investir numa loja on-line exige, além de vontade de empreender, planejamento para não correr o risco de ter que fechá-la por problemas de gestão nos primeiros anos. Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2020 constatou que 29% dos empreendimentos abertos microempreendedores individuais (MEI) não chegam a cinco anos.

Aproxime-se

A atividade integra a edição de 2022 do programa, oferecida em parceria com os polos da UAB nos municípios Bom Despacho, Campos Gerais, Jaboticatubas, Sabará, Sete Lagoas e Ubá.

Com eventos presenciais, nos polos de apoio, e virtuais, transmitidos pelo Caed no YouTube, a programação inclui visitas a Sabará, em setembro, e a Jaboticatubas, prevista para dezembro, além de palestra on-line: sobre escola e as relações no pós-pandemia em roda de conversa on-line, em julho.

Realizado desde 2013, o Aproxime-se promove ações de extensão nos polos de EaD no estado de Minas Gerais, com o propósito de aproximar a UFMG das comunidades em que oferta cursos a distância, por meio da oferta de atrações como palestras, mesas redondas, oficinas, sessões de cinema comentado e atrações culturais. A participação é sempre gratuita e aberta ao público interessado.

As cidades de Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Januária, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Montes Claros, Sabará, Sete Lagoas e Teófilo Otoni foram contempladas desde o início do programa.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram ministradas virtualmente. Interessados podem assistir às mesas redondas e às palestras apresentadas nas duas últimas edições pelo site do Caed: basta acessar as playlists  Aproxime-se 2020 Aproxime-se 2021.

Informações: extensao@caed.ufmg.br.

Fonte: Pixabay